PESQUISA NO BLOG

quinta-feira, 6 de junho de 2013

HMIB/UTI

HMIB ganha 10 leitos de UTI exclusivos para gestantes de alto risco

  Ailane Silva, da Agência Brasília
HMIB ganha 10 leitos de UTI exclusivos para gestantes de alto riscoFoto: Roberto Castro/GDF- 06/06/2013
Com o novo espaço, que possui equipamentos sofisticados, o número de leitos na rede sobe para 453

BRASÍLIA (6/6/2013) – Mulheres em período pós-parto ou com gravidez de alto risco terão acesso, a partir de agora, à primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) materna da rede pública de saúde, inaugurada hoje no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB).
"Esse é um avanço importante na assistência às mulheres no DF, que terão acesso a camas elétricas, monitores de última geração para avaliar a saúde de forma moderna e outros itens essenciais", enalteceu o governador Agnelo Queiroz, em solenidade no local.
No espaço - que também possui equipamentos como ar condicionado central e novas instalações elétricas – serão atendidos casos complexos de pacientes com pré-eclâmpsia (pressão alta), síndromes hemorrágicas e outras doenças relacionadas à gravidez, como cardiopatias e insuficiência cardíaca.
O HMIB também conta com outros 86 leitos de UTI divididos entre as especialidades Neonatal, Pediátrica e Unidade de Cuidados Semi-intensivos, que atendem uma demanda de 600 partos por mês.
As mulheres recebidas podem ser procedentes do próprio hospital ou de toda a rede pública de Saúde do DF.
De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Rafael Barbosa, com o novo investimento de R$ 1 milhão, o número de leitos na rede pública aumenta para 453.
"Recebemos o sistema de saúde com 206 leitos de UTI criados nos 50 anos de Brasília e, hoje, após dois anos e cinco meses de governo, mais que dobramos essa capacidade com 237 novos leitos em vários hospitais e mais 10 hoje aqui", disse Barbosa.
BALANÇO - O HMIB, unidade especializada que faz parte do Plano de Ação Rede Cegonha do Distrito Federal, realizou aproximadamente de 6,8 mil partos em 2012.
Delma Maria de Oliveira, conta que a filha Kátia de Oliveira Brito foi atendida no HMIB, em 2011, para realizar o parto considerado complexo porque a gestante estava em coma e precisava de atendimento especializado.
"Minha filha foi muito bem atendida e com os cuidados necessários nessa unidade. Minha neta, Helena, nasceu com muita saúde. Acredito que com esses novos leitos, o serviço prestado para as mães terá mais qualidade ainda", contou.
Segundo o secretário de Saúde, até o fim do mês, mais 20 leitos de UTIs entrarão em funcionamento no Hospital de Base e mais 21 em Santa Maria.

(M.D.)
  • Click to enlarge image FOTO_ROBERTO_CASTRO_GDF_1.jpg
  • Click to enlarge image FOTO_ROBERTO_CASTRO_GDF_10.jpg
  • Click to enlarge image FOTO_ROBERTO_CASTRO_GDF_11.jpg
  • Click to enlarge image FOTO_ROBERTO_CASTRO_GDF_12.jpg
  • Click to enlarge image FOTO_ROBERTO_CASTRO_GDF_2.jpg
  • Click to enlarge image FOTO_ROBERTO_CASTRO_GDF_3.jpg
  • Click to enlarge image FOTO_ROBERTO_CASTRO_GDF_4.jpg
  • Click to enlarge image FOTO_ROBERTO_CASTRO_GDF_5.jpg
  • Click to enlarge image FOTO_ROBERTO_CASTRO_GDF_6.jpg
  • Click to enlarge image FOTO_ROBERTO_CASTRO_GDF_7.jpg
  • Click to enlarge image FOTO_ROBERTO_CASTRO_GDF_8.jpg

Nenhum comentário: