PESQUISA NO BLOG

domingo, 9 de junho de 2013

IDOSOS

Evento promoverá defesa do direito dos idosos

  Arielce Haine, da Secretaria de Saúde
Evento promoverá defesa do direito dos idososDivulgação/Sec. Idoso/08/06/2013
Em 2013 a ouvidoria da Secretaria do Idoso recebeu 60 denúncias de violência, desrespeito e maus tratos contra pessoas com mais de 60 anos

BRASÍLIA (9/6/13) - A Secretaria Especial do Idoso promoverá, entre os dias 10 e 15 de junho, a II Semana de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, com objetivo de criar uma cultura de respeito e estimular a prevenção e o enfrentamento à violação dos direitos do idoso.
"Criamos uma semana de conscientização, com palestras, fórum de debate, manifestos, orientações nas áreas jurídica, psicológica e de saúde, com objetivo de chamar atenção da sociedade quanto à importância de denunciar os maus tratos vividos por muitos idosos", declarou o secretário do Idoso, Ricardo Quirino
No ano passado foram registrados 232 casos de denúncias através da Ouvidoria da Secretaria do Idoso (SEI), a maioria (47,41%) foram relacionados a maus tratos, seguidos por negligência (15,08%), violência psicológica (9,91%), abandono (9,05%), violência física (4,74%), violência financeira (3,03%), e autonegligência (1,29%).
No primeiro semestre de 2013, a SEI registrou 60 denúncias de violência contra a pessoa idosa, dos quais 20 foram de abandono, 20 de negligência e 13 de violência física.
"A violência contra a pessoa idosa é um fenômeno que cada vez mais ganha visibilidade em nossa sociedade, algo que vem acontecendo em todo o mundo", acrescentou o secretário.
Dados da ouvidoria revelam que, as cidades onde houve mais denúncias de violência foram Brasília, 12 casos; Ceilândia e Taguatinga, 10 em cada.
O 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, assim declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção, em 2006.

Nenhum comentário: