PESQUISA NO BLOG

domingo, 9 de junho de 2013

SAÚDE

Ambulatório do HRAN atende 400 idosos

  Secretaria de Saúde
Ambulatório do HRAN atende 400 idososFoto: Mary Leal/12/04/2013
Serviço especializado é oferecido a pacientes com mais de 60 anos para prevenir ou tratar doenças

BRASÍLIA (8/6/13) – Os idosos do Distrito Federal contam, no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), com atendimento especializado e de ponta, trata-se do Ambulatório de Geriatria e Gerontologia, que acompanha 400 pacientes permanentemente e está aberto para outros que venham a precisar do serviço.
"Começamos pelo básico, como a avaliação do paciente, particularidades do envelhecimento e depois temas mais específicos, como medicamentos inapropriados na terceira idade, o uso de vários deles ao mesmo tempo e o risco da interação medicamentosa", relatou o geriatra Sabri Lakhdari, responsável pelo setor.
Segundo o especialista, na primeira consulta o médico faz uma síntese dos eventuais problemas existentes nas áreas cardiovascular, respiratória, digestiva, endocrinológica, urológica, aparelho locomotor, bem como a avaliação sensorial, neurológica e psicológica do paciente.
"Além disso, tentamos identificar os riscos em função do histórico familiar e dos hábitos de vida, também explicamos as particularidades das doenças mais prevalentes na terceira idade como, por exemplo, o Alzheimer", completou.
PARTICULARIDADES - Geriatria é a especialidade da medicina que foca o estudo, a prevenção e o tratamento de doenças e da incapacidade em idades avançadas.
A gerontologia, por sua vez, significa o estudo do envelhecimento em si e inclui outras áreas da saúde como enfermagem e psicologia. "O geriatra é como se fosse um clínico geral do idoso", resume Lakhdari.
A unidade do Hran é formada por dois geriatras, enfermeira, nutricionista, psicólogo e terapeuta ocupacional.
Os residentes em Clínica Médica do HRAN passam um mês na unidade para vivenciarem o atendimento aos idosos.
"O atendimento é maravilhoso. O doutor Sabri cuida de mim", comentou a paciente M., de 83 anos, que faz acompanhamento no ambulatório desde 2008 e apresenta hipertensão, diabetes e osteoporose.
"A paciente quebrou o fêmur há pouco tempo, fez a colocação de prótese e faz uso de bengala. Por apresentar instabilidade postural com risco de queda, fiz o encaminhamento para a fisioterapia", explicou o especialista.
Para ser atendido no Ambulatório de Geriatria e Gerontologia do HRAN, o paciente precisa preencher critérios específicos de encaminhamento, como ter 80 anos ou mais.
Pessoas com mais de 60 anos são atendidas se apresentarem indicativos como dependência em atividades básicas de vida diária; incapacidade cognitiva; parkinsonismo; incontinência urinária ou fecal; imobilidade; instabilidade postural; cinco ou mais diagnósticos de doenças; fazer uso de cinco ou mais medicamentos contínuos e descompensações clínicas ou internações frequentes.

Serviço
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria do Ambulatório de Geriatria e Gerontologia do HRAN segunda, quarta e sexta-feira, de 8.00 ao meio-dia e de 13.00 as 18.00, terças e quintas, de 8.00 ao meio dia, ou pelo telefone (61) 3327-8471.

Nenhum comentário: