Saúde aplicará vacina contra catapora em crianças de 15 meses
Frederico Prado, da Secretaria de Saúde do DF
Sarampo, caxumba e rubéola também serão evitados com o medicamento, que fará parte da rotina dos serviços públicos
A partir de hoje a Secretaria de Saúde do Distrito Federal oferecerá no calendário básico de imunização, pela primeira vez, a vacina contra catapora (varicela) para crianças com um ano e três meses de idade.
"A vacina que será implantada será a tetraviral, contra sarampo, caxumba rubéola e varicela. A criança deverá receber uma dose da tríplice viral aos 12 meses e a tetraviral aos 15 meses", afirmou hoje a subsecretária de Vigilância à Saúde, Marília Cunha.
Antes, o medicamento era aplicado apenas em crianças com necessidades especiais. Ela tem 97% de eficácia e raramente causa reações alérgicas.
"Atualmente, a vacina está disponível no CRIE (Centro de Referência de Imunológicos Especiais) para crianças e adultos com prescrição médica baseadas nas indicações do Programa Nacional de Imunização", explicou Eudóxia Rosa Dantas, chefe do Núcleo de Imunização.
De acordo com a especialista, no primeiro semestre deste ano no DF foram registradas 1.081 notificações de casos de varicela, que foi dentro do limite esperado.
"Para o segundo semestre é previsto um aumento gradual no número de casos com seu ápice aguardado entre as semanas finais do inverno e as iniciais da primavera", informou Cunha.
Não haverá campanha de vacinação, pois a tetra viral será disponibilizada na rotina dos serviços públicos em substituição a segunda dose da vacina tríplice viral.
O medicamento evita complicações, casos graves com internação e possível óbito, além da prevenção, controle e eliminação do sarampo, caxumba, rubéola e catapora.
O Ministério da Saúde começou a divulgação da implantação nacional da nova vacina no início da semana e cada estado irá implantar conforme calendário de entrega da vacina e capacitação das equipes.
(L.C/T.V)
Nenhum comentário:
Postar um comentário