PESQUISA NO BLOG

terça-feira, 20 de março de 2012


Ano VI - Nº 49 Março de 2012 Brasília/DF

          (Fotos do Blog: João Timóteo, Agência Brasília e Divulgação) 

Editorial
Março é especialmente dedicado à Mulher. Embora todos os dias sejam delas, este mês temos a oportunidade de lembrar das conquistas, dos direitos, deveres e do muito que ainda há por fazer. Aqui em Brasília, o Governador e a ministra Eleonora Menicucci reafirmaram pacto para enfrentamento da violência contra as mulheres.
No DF, o acordo integra a programação Março Mulher, iniciativa que promove, durante todo este mês, diversas ações gratuitas nas área de Saúde, Educação, Segurança Pública e Cultura. Confira a programação nesta edição.
Mas a novidade fica por conta do anúncio da licitação para os transporte público do Distrito Federal. Todos os ônibus, com exceção dos operados pela TCB, serão licitados. O Governo garante que até o próximo ano teremos ônibus novinhos e até com ar condicionado. Que sonho não?
Em entrevista, a administradora de Sobradinho, Maria América, fala de suas prioridades para a nossa cidade.
Na coluna de esportes, especial sobre as academias. Tudo para você saber onde malhar e buscar mais saúde.

Boa Leitura!

Taça Brasilia de Futsal 2012
PEIXE MAZZA GOLEIA NA ESTRÉIA

Dois jogos oficiais da FEBRASA (Federação Brasiliense de Futsal).  Dois shows de bola e duas goleadas no sábado, 17, marcaram o retorno da forte equipe do Peixe Mazza ao monumental Ginásio de Esportes de Sobradinho.
No jogo preliminar, a equipe Sub 20, comandada pelo treinador Mistura goleou o SEF-Riacho Fundo II pelo dilatado placar de 19X1. E pra variar, o time principal, sob o comando do Professor Sérgio Adriano, aplicou também a impiedosa goleada de 21X3 na equipe do  Riacho Fundo.

BRB sai na frente!
Atento aos movimentos de mercado, 
o Banco de Brasília (BRB) antecipa-se e aprova 
novas taxas para diversos produtos.

Em função da expectativa da redução da taxa Selic pelo COPOM, que deve voltar, até o fim do ano, para um dígito, o BRB optou por sair na frente do mercado e reduzir as taxas de diversos produtos, entre eles: Antecipação de IR, Antecipação de 13º, Antecipação Salarial e Antecipação de Férias/Abono.
O BRB pretende atuar agressivamente em 2012 para aumentar sua oferta de crédito,  proporcionando o crescimento de sua base de clientes. Segundo o Presidente da instituição, Jacques Pena, “essa redução nas taxas de juros terá um reflexo muito positivo para os clientes”.
Com um número de clientes na ordem de 500 mil, o BRB pretende crescer muito este ano. Para tanto, está trabalhando fortemente a abertura de pontos de Conveniência, que no momento chegam a 164. A expectativa é a de que até 2014 este número chegue a 1000.  O BRB possui, ainda, 102 agências, 734 terminais próprios de autoatendimento e mais de 45 mil terminais compartilhados no Brasil e no mundo.


Governo reabre postos do Procon
Unidades da Rodoviária do Plano Piloto, Ceilândia, Planaltina e Sobradinho voltam a operar com melhor atendimento ao público
O consumidor do Distrito Federal voltará a contar, a partir desta sexta-feira (16), com as unidades do Procon da Rodoviária do Plano Piloto, de Ceilândia, de Planaltina e de Sobradinho. Por determinação do governador Agnelo Queiroz, os postos de atendimento ficaram fechados por aproximadamente 90 dias. Durante este período, a Secretaria de Justiça do DF treinou e capacitou funcionários para desempenharem as funções de atendimento ao público. Houve também ajustes operacionais e administrativos, para proporcionar mais conforto e agilidade aos usuários do serviço.

DF Alfabetizado inicia curso
O programa contempla inicialmente
 cidades que apresentam menor Índice 
de Desenvolvimento Humano (IDH), 
como Ceilândia, Paranoá, Itapoã, 
Sobradinho e Estrutural
Cerca de 3 mil jovens e adultos iniciaram nesta semana o curso de alfabetização pelo programa DF Alfabetizado. A meta para 2012 é ensinar a ler e escrever 10 mil pessoas.
 De acordo com a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SE-DF), neste primeiro momento, o programa priorizou a população de Ceilândia, Paranoá, Itapoã, Sobradinho e Estrutural. Depois, expandirá para outros territórios do DF. “Nestas áreas, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é baixo, por isso, há prioridade de atender a demanda nesses territórios”, explicaram técnicos da Coordenação de Educação de Jovens e Adultos (Ceja).
 Após o curso, os alunos serão encaminhados para as escolas da rede pública de ensino para dar continuidade à escolarização.
 Alfabetizadores – no início da semana, foi concluída a formação de 445 alfabetizadores, coordenadores de turmas, tradutores-intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e voluntários. Eles foram selecionados por meio de chamada pública e estavam em formação desde 16 de fevereiro. O programa DF Alfabetizado está sendo desenvolvido em parceria com o programa Brasil Alfabetizado, do ministério da Educação do governo federal.

PLANALTINA - GOIÁS
Planaltina de Goiás investe mais
de cinco milhões em infraestrutura


Nos últimos três anos, a administração municipal de Planaltina de Goiás  tem investido sem medir esforços para o bem estar da população local. As marcas de um governo popular e voltado aos interesses da comunidade estão por todos os setores do serviço público, mas é na educação, saúde e infraestrutura que as melhorias se destacam. A meta agora é intensificar o ritmo de trabalho para mudar o aspecto físico, urbanístico e administrativo de Planaltina.
Saindo de uma realidade de salários baixíssimos, salas de aula depredadas e exclusão digital, professores e alunos do município dão os testemunhos do compromisso do  prefeito José Olinto Neto com o setor. Desde o inicio do mandato, ela trabalha para colocar a educação municipal com a qualidade que a população merece.
Parte do esforço foi traduzido na valorização do profissional do magistério com o cumprimento do piso salário desde 2009 além de gratificações. Mas a parte física também mereceu atenção: escolas e creches foram construídas, reformadas ou ampliadas e alunos passaram a ter acesso às aulas de informática, entre outras novidades. Para isso 32,62 % da arrecadação do município foi destinada a educação.
De acordo com José Neto, a intenção é que o esse percentual seja maior em 2012. “Queremos uma educação de qualidade e temos trabalhado para que nosso município se torne referência na área para a região Metropolitana e quem sabe para o Brasil”, salienta.

INFRAESTRUTURA
A construção e manutenção de estradas vicinais são alvo de constantes investimentos pela prefeitura de Planaltina. Comunidades como Felipe de Leon, Chácara Santa Maria e Capão das Negas estão sendo beneficiadas com este tipo de ação. Os investimentos nesse setor passam de R$ 1,2 milhões.
O planejamento da administração municipal prevê ainda obras importantes em andamento, como uma Unidade de Pronto Atendimento no bairro Jardim Paquetá; Reformas de Rotatórias; Construção de uma quadra Poliesportiva coberta com vestiário, no setor Norte, e outra no bairro Itapuã I; Construção de Estacionamento em Avenidas do Município; Implantação de Sinalização de Trânsito em Vias Públicas da Cidade; além da aquisição de oito veículos para cinco secretarias. 
Segundo o prefeito, o objetivo até o final de 2012, é canalizar recursos financeiros para serem empregados em projetos que possam gerar trabalho e renda para as famílias de baixa renda no município. “Estamos criando políticas públicas locais de valorização para pequenos, médios e grandes empreendedores” garantiu o prefeito.

SAÚDE COM SERVIÇOS AMPLIADOS
Outro setor com desempenho positivo em Planaltina é o da saúde pública. Em 2011 foram investidos 24,46% da arrecadação na construção, reforma e ampliação de postos de saúde, na cidade e na zona rural e nas estruturas de atendimento especializado como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ‘Professor Luciano de Oliveira Medeiros’, voltado ao pacientes com distúrbios mentais.
Os atendimentos já estabeleceram um marco nessa área no município se comprado a cidades vizinhas. A ideia é ampliar um suporte às ações das equipes de Saúde da Família beneficiando um maior número de pessoas.
De acordo com o prefeito José Neto, todas as ações fazem parte de esforços do poder público para melhorar a qualidade do atendimento na saúde municipal. “Queremos que mais pessoas tenham acesso aos serviços que necessitarem, sejam de prevenção ou curativos. Nosso esforço é constante nesse sentido”, ressalta

Administração Regional de Sobradinho
FAZ HOMENAGEM  ÀS MULHERES



Em comemoração ao Dia da Mulher, a equipe da Administração Regional preparou uma série de atividades que estão acontecendo ao longo de todo o mês de março. As servidoras do órgão e as moradoras da cidade estão sendo atendidas por diversos serviços de saúde, bem como eventos culturais e de lazer.
 Atendimento médico (exames ginecológicos, de mama e vacinação), oficinas de culinária, cantinho da beleza, ginástica, acupuntura e massagem são algumas das ações proporcionadas às mulheres. Todas essas atividades estão acontecendo na sede da Administração de Sobradinho. A comunidade pode conferir ainda duas exposições: O Tempo da Língua e A Arte do Azulejo em Portugal.
Especialmente para o dia 8 de março - data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher – foi oferecida uma programação especial às mulheres da cidade. Aula de alongamento, café da manhã especial, curso de auto-maquiagem, palestra sobre Violência Doméstica, exames ginecológicos, de mama e vacinação foram as atividades desenvolvidas ao longo do dia. À noite, a cantora Rosemaria e outros artistas da cidade se apresentaram gratuitamente para os moradores da comunidade de Nova Colina, encerrando os festejos do dia 8.

Dirigentes do Bancrévea 
felicitam MULHERES do DER-DF



As mulheres do DER-DF foram elegantemente recepcionadas pelo Sr. Aclimino Barbosa Presidente do Clube Brancrevea em Sobradinho, onde  comemoraram o Dia Internacional da Mulher. Marcaram presença além das mulheres que foram as homenageadas, a Sra. Solange Calixto supervisora de vendas do Grupo MBM Seguros de Pessoa, e o Sr. Ailson Viana Nere, presidente da Associação dos Aposentados Pensionista e Ativos do DER-DF, idealizador e organizador do evento. Na comemoração houve um coffee break e o sorteio de vários brindes oferecidos pelo MBM Seguros.

DF terá Unidade  Móvel 
de Saúde da Mulher
O Governo do Distrito Federal lança neste Dia Internacional da Mulher, às 9h, na Escola Classe 67, no Condomínio Pôr do Sol, em Ceilândia, a Unidade Móvel de Saúde da Mulher. Trata-se de um caminhão equipado para fazer mamografias, ecografias e coleta de material para a realização do exame de citologia oncótica (Papanicolau).
 O equipamento é itinerante e deverá atender diariamente 40 mamografias e 50 ecografias e funcionará das 8h às 12h e das 13h às 17h. O público prioritário serão as mulheres que nunca fizeram os referidos exames, bem como as residentes em locais de difícil acesso, territórios de vulnerabilidade social e pessoas de baixa renda.
 O INCA – Instituto Nacional do Câncer, recomenda que toda a mulher entre 50 e 60 anos realize, à cada dois anos, a mamografia para redução da mortalidade por câncer de mama. Entretanto, o novo equipamento trás uma proposta mais avançada, pois atenderá as mulheres, a partir dos 40 anos.
 A contratação deste serviço foi uma sugestão feita pela Secretária de Estado da Mulher, Olgamir Amancia, ainda em 2011, a partir dos levantamentos e demandas advindas das atividades do Programa Rede Mulher, que conversa com as mulheres “in loco”. “O programa foi uma sugestão da SEMDF. através de nossa política intersetorial, para a Secretaria da Saúde, que é quem vai executá-lo. Estamos construindo um acordo de cooperação entre as duas Secretarias, para que possamos construir uma agenda que responda as reais necessidades das mulheres do DF”, informa Olgamir.
“O controle e a prevenção do câncer de mama e colo de útero faz parte do compromisso que o GDF tem com as mulheres, tratando como prioridade o fortalecimento da saúde integral às mulheres, através da prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, pois, o câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira”, finaliza a Secretária Olgamir.

Março Mulher
O Governo do Distrito Federal preparou
 uma programação especial para o mês de 
março, em comemoração  ao Dia Internacional 
da Mulher, celebrado no dia 8. 
A programação Março Mulher conta 
com diversas ações gratuitas nas áreas 
de Saúde, Educação, Segurança Pública  
e Cultura, sob a coordenação da 
Secretaria de Estado da Mulher.
Olgamir Amancia - Secretária da Mulher do Distrito Federal

“As atividades desenvolvidas ao longo do mês serão um espaço importante de construção de políticas voltadas às mulheres. Daremos voz às demandas delas em todas as regiões do Distrito Federal”, enfatizou a secretária da Mulher do Distrito Federal, Olgamir Amancia.
 Na segunda-feira (5), às 8h30, começou o mutirão de reconstrução mamária para mulheres que tiveram câncer. As cirurgias sewrão realizadas no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) até o dia 9. Cerca de 90 mulheres identificadas previamente passarão pelo procedimento. Outro mutirão foi realizado pela atual gestão, em março do ano passado, com mais de 60 cirurgias. Em apenas 12 horas, foram realizadas mais cirurgias do que no ano de 2010 inteiro.
 A primeira-dama Ilza Queiroz, que é médica ginecologista, participou diretamente da organização das atividades do Março Mulher, defendendo atenção especial à saúde das mulheres. “As políticas públicas voltadas à mulher têm reflexos positivos em toda a sociedade pelo importante papel desempenhado por elas no núcleo familiar. Uma mulher bem assistida representa uma família bem assistida”, destacou.
 DF Alfabetizado – Na Educação, destaque para o lançamento do programa DF Alfabetizado. A meta do GDF é erradicar o analfabetismo até 2014. O programa terá início pelas mulheres moradoras das regiões de mais necessidade, como Estrutural, Sol Nascente e Varjão. Durante todo o mês, as mulheres do DF também contarão com o programa Rede Mulher, que oferecerá, entre outros serviços, palestras e oficinas sobre a Lei Maria da Penha e de prevenção à violência contra a mulher.
 As mulheres também ganharão uma opção mais fácil para denunciar casos de violência, por telefone ou pessoalmente, em postos policiais instalados em hospitais do DF. A medida será anunciada oficialmente ainda neste mês. Com ela, as mulheres poderão ligar para o 156, opção 6. Postos policiais instalados em hospitais do DF também estarão autorizados a fazer ocorrências em casos de violência contra a mulher.
 A inserção no mercado de trabalho está sendo estimulada por meio de programas específicos de incentivo à entrada de mulheres na construção civil. No dia 29 de fevereiro foi lançado o programa Mulheres na Construção, que tem o objetivo de capacitar 440 mulheres do DF e Entorno. Com ele, as mulheres do DF terão uma nova oportunidade de inserção no mercado de trabalho. Elas tiveram aulas de cidadania, direitos da mulher, do trabalho, economia solidária e empreendedorismo, além de matemática, português aplicado e conhecimentos técnicos de azulejista e pintora de obras.
 Também serão realizadas ações de incentivo no Qualificopa, programa de qualificação profissional voltado para a Copa do Mundo de 2014, e outros cursos profissionalizantes em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
 Eventos culturais – Na área cultural, a programação especial contará com shows, mostra cinematográfica, exposições, poesia e debates. Destaque para o show da cantora Maria Bethânia, uma parceria da Secretaria de Cultura do DF com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do governo federal. O show será realizado no dia 8, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, às 21h. Os ingressos deverão ser retirados gratuitamente na Secretaria de Cultura.
 Comitê intersetorial – A atual gestão instituiu um comitê intersetorial de mulheres, que é coordenado pela primeira-dama do DF, Ilza Queiroz, e conta com as secretárias de Estado da Mulher, Olgamir Amancia; de Comunicação Social, Samanta Sallum; e da Igualdade Racial, Josefina dos Santos, além de administradoras regionais e esposas dos administradores. A última reunião do grupo foi no dia 24 de fevereiro, na Residência Oficial de Águas Claras, para definir a participação e os ajustes na programação especial do GDF para mês de março.

A HISTÓRIA DO DIA DA MULHER

É óbvio, mas não irrelevante, lembrar porque 08 de março tornou-se o Dia Internacional da Mulher. Trata-se de uma homenagem às 129 mulheres que foram mortas pela repressão ao movimento grevista de uma fábrica, em Nova Iorque. Elas lutavam pela redução da jornada de trabalho, então de 16 horas, para 10 horas diárias, equiparação de salários com os homens, que chegavam a ganhar três vezes mais do que as mulheres, e tratamento digno no ambiente de trabalho.
 No ano de 1857, durante uma manifestação, a companhia Triangle Shirtwaist foi fechada, um incêndio começou e se alastrou tão rapidamente que foi impossível evitar a morte de 146 pessoas (129 operárias e 17 operários, que estavam na fábrica na hora do protesto), apesar dos esforços dos bombeiros. Muitas vítimas morreram queimadas e algumas, sufocadas pela ingestão de fumaça.
Somente no ano de 1910, a data foi declarada como o Dia Internacional da Mulher, durante uma conferência realizada na Dinamarca. No ano de 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou a data como dia oficial da luta das mulheres pelos direitos sociais. Daquele longínquo ano de 1857 até os dias de hoje, foram duras e muitas as lutas das mulheres pelos seus direitos. De lá pra cá, as conquistas foram se sucedendo, mas ainda há muito a ser conquistado.
Precisava passar tantos anos e acontecer tantas tragédias para que a sociedade reconhecesse os direitos da mulher? Direitos óbvios: remuneração digna, compatível com a dos homens, tratamento justo nos locais de trabalho, direito de votar, direito à licença maternidade e tantos outros que foram sendo conquistados ao longo dos anos...
Talvez, por todas essas injustiças acumuladas e mantidas para com as mulheres através dos tempos e dos espaços, os homens buscam recompensá-las, enchendo-as de flores, presentes, versos, canções e monólogos de amor...
Eu também fiz esses meus versos, postados abaixo, que não são grandes coisas, mas ajudam a aplacar um pouco das minhas dívidas para com as amigas, companheiras, colegas de trabalho e de profissão e, principalmente, para com aquela que sofre ao meu lado, no dia-a-dia, todas as pequenas, médias e grandes injustiças.
Vinícius de Moraes também não poderia faltar nesse dia dedicado às mulheres, dando a todos a sua Receita de Mulher. Ele que dedicou toda a sua vida a elas, em prosa, em versos e de tantas outras maneiras.
Pra fechar essa singela homenagem às mulheres, nada melhor do que a belíssima canção de Pedro Caetano e Claudionor Cruz, cantada justamente por uma representante do sexo feminino, Zélia Duncan, acompanhada pelo bandolim maravilhoso de Hamilton de Holanda e a gaita fluente de Gabriel Grossi.
Passada a euforia das comemorações, não podemos nos esquecer de que o dia da mulher não se encerra à meia-noite deste 08 de março de 2012. Pelo contrário, continua pelos dias, meses e anos afora, assim como a luta delas pelos direitos iguais.

Do zecablog
www.zecabarroso.blogspot.com.br

Programa 
“Mulheres na Construção”  
é lançado no DF

Magda Delene é casada, não tem filhos e está desempregada há mais ou menos um mês. Alguns anos atrás Magda participou de um curso de mecânica de automóveis, sendo a única mulher entre os 35 alunos do curso. Afirma que naquele momento se sentiu discriminada, mas confessa que “Pereirão”, personagem de Lilia Cabral na novela Fina Estampa influencia as mulheres a ocuparem espaços historicamente masculinos. “A Pereirão está mostrando que a mulher pode fazer coisas que são consideradas de homem, sem deixar de ser mulher”, enfatiza Madga.
 Ela também nos conta que sempre teve muita iniciativa na área da construção civil, tanto que ousou e mesmo sem conhecimentos construiu o banheiro de sua casa. Magda agora vê a possibilidade de se tornar uma profissional e considera que na construção civil terá mais vantagens financeira do que no comércio, onde trabalhou recentemente.
 Assim como Magda, Cristina Maria da Silva, que é de Águas Lindas leu no jornal e se dirigiu para se inscrever no Programa em Taguatinga. E, conversando com Zilda Maria da Cunha, que é líder comunitária, já resolveu que além do curso pretende organizar uma associação comunitária para ajudar outras mulheres em seu município. Cristina disse que este é apenas seu primeiro passo na área da construção civil e sonha ser engenheira.
São histórias como esta que se fizeram presente no lançamento do programa de qualificação profissional “Mulheres na Construção”, que lotou o auditório da Administração Regional de Taguatinga e que é uma parceria firmada pelo Governo do Distrito Federal, através da Secretaria de Estado da Mulher com a SUDECO (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste) do Ministério da Integração Nacional do Governo Federal . O Programa conta também com o apoio do Instituto Federal de Brasília, SINDUSCON-DF, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Transferência de Renda e o GDF.
 O Programa foi apresentado por Marcelo Dourado, Diretor e Presidente da SUDECO numa mesa com as representações da Secretária de Estado da Mulher, Olgamir Amancia, Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (SINDUSCON) - entidade que oficialmente representa o setor - representado por Luiz Gustavo Prada e também o Instituto Federal de Brasilia (IFB) representado pelo coordenador Francisco Gomes.
Marcelo Dourado, muito empolgado com o programa, não disfarçou sua emoção dizendo que “toda realidade começa com uma ideia e toda ideia começa com um sonho”. Ele ressaltou que a mulher é referência em sua caminhada, arrancando aplausos da plateia.
 Por sua vez, Francisco Gomes do Instituto Federal de Brasilia (IFB) observa que “o pilar de todas as casas são as mulheres” e que o IFB se sente honrado em fazer parte deste programa. Destacou que as mulheres já tem grande participação na disciplina no quadro docente. O Administrador Regional de Taguatinga, Carlos Alberto Jales compartilha o momento dizendo que a união faz a força e que o sexo masculino e feminino tem que andar juntos lado a lado.
 Luiz Gustavo Prada do SINDUSCON fala da satisfação de participar do programa e alerta que existem 70 mil trabalhadores na área da construção civil e que a perspectiva é a abertura de mais 15 mil vagas nas 380 (trezentos e oitenta) empresas associadas da entidade.
 “Historicamente a mulher foi colocada para administrar o lar e em meio a essa situação, muitas vezes com poucos recursos, foi aprendendo a lidar com a escassez. Com isso, desenvolveu habilidades em economia e utilização racional evitando desperdício. Também nas mazelas impostas à mulher nas atividades domésticas, como a costura e o bordado, por exemplo, fez com que as mulheres desenvolvessem habilidades no manuseio fino e delicado. O que foi utilizado para nos subjugar, hoje são os requisitos necessários para diversos setores da economia, como é o caso dos acabamentos das obras da construção civil”, afirmou em sua fala a Secretária Olgamir Amancia.
 Ela reafirma o compromisso do Governo do Distrito Federal que aceitou o desafio de lançar políticas públicas para as mulheres, respeitando sua identidade. Olgamir enfatiza a disposição e satisfação da SEMDF em participar dos programas que corroboram para a emancipação das mulheres. “Não há desenvolvimento e emancipação de uma sociedade sem que haja emancipação das mulheres”, finalizou.

Quem participa do Programa 
Mulheres na Construção
Trata-se de um programa destinado preferencialmente às mulheres maiores de 18 anos, com escolaridade entre a 1ª. e 4ª. série do ensino fundamental. Serão priorizadas as residentes de Samambaia, Recanto das Emas, Ceilândia e Cidade Estrutural. O programa também atingirá as mulheres do entorno, como Santo Antônio do Descoberto, Novo Gama, Valparaíso e Cidade Ocidental. Os cursos de azulejista e pintora de obras serão totalmente gratuitos, onde as estudantes receberão material didático, camiseta do Programa e um conjunto de ferramentas. O “Mulheres na Construção” oferecerá cinco turmas no primeiro semestre de 2012 e seis turmas no segundo. As inscrições estarão abertas entre 1° e 5 de março no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (SAIN – sobreloja – Ala Sul – Antiga Rodoferroviária), das 8h às 18h e também na Rodoviária do Plano Piloto (Plataforma Inferior), das 9h às 12h e das 14h às 17h.
 A ação foi integrada pela SEMDF como parte do programa Rede Mulher Trabalhadora. Entre os dias 12 e 15 de março a Subsecretaria de Políticas para as Mulheres da SEMDF em parceria com diversas entidades de mulheres do DF (Associação de Mulheres do Novo Gama; Associação de Mulheres de Valparaiso; Nação Piauí; Federação de Mulheres do DF e Entorno; ACEAC - Associação Cultural e Esportiva Artes e Cultura; ASTETO -  Associação dos sem teto de Samambaia; Cnab - Confederação Nacional Afro Brasileira; Associação das Promotoras Legais Populares de Ceilandia; Lideranças do Riacho Fundo) está realizando a busca ativa de mulheres, para participarem do Programa Mulheres na Construção.

Combate à violência contra a mulher no DF
Governador Agnelo Queiroz e ministra Eleonora Menicucci
reafirmam pacto para enfrentamento da violência contra as mulheres
O Governo do Distrito Federal acaba de dar mais um passo em direção à proteção e à defesa das mulheres. Na tarde de segunda-feira (5), o governador Agnelo Queiroz e a ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci, assinaram a renovação do acordo de cooperação com órgãos do Poder Judiciário do DF para o Pacto pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. A solenidade foi acompanhada pela primeira-dama, Ilza Queiroz. 
O governador destacou que, a partir deste ano, o pacto – lançado em agosto de 2007 – será mais eficiente devido às políticas públicas e estruturas já em funcionamento no Distrito Federal. “Esta renovação está sendo feita em condições bem melhores do que foi na primeira vez. Isso porque o Distrito Federal avançou muito nas políticas de combate à violência contra a mulher”, avaliou Agnelo Queiroz.
A ministra Eleonora Menicucci enfatizou a importância de se priorizar ações de enfretamento à violência de gênero no país. “É inadmissível que no ano de 2012, em um Brasil contemporâneo, em um Brasil democrático, exista mulher que apanhe de marido, companheiro ou namorado”, protestou a ministra. “É inconcebível que tenhamos, ainda, crianças que assistem à violência doméstica dentro de casa. É impossível conviver com essas agressões”, completou.
 Com a renovação do acordo por mais quatro anos, o governo federal investirá R$ 2,5 milhões no desenvolvimento das ações no Distrito Federal. O pacto consiste em uma ação conjunta entre governo federal, estados e municípios na consolidação de políticas públicas integradas pelo enfrentamento à violência em todo o Brasil. No DF, o acordo integra a programação Março Mulher, iniciativa que promove, durante todo este mês, diversas ações gratuitas nas área de Saúde, Educação, Segurança Pública e Cultura. 
A secretária da Mulher do DF, Olgamir Amancia, destacou que a repactuação é um passo marcante nas ações governamentais voltadas às mulheres. “Este é um momento de muita alegria para nós, mulheres, por assumirmos este compromisso da repactuação. Para chegarmos até aqui houve uma determinação do nosso governador para que as mulheres estivessem presentes em toda formulação e implantação de políticas publicas”, afirmou. 
 O documento assinado pelo Governo do Distrito Federal, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Ministério Público e Defensoria Pública do DF reforça e atualiza as ações definidas para o combate à violência. O presidente do Tribunal de Justiça do DF e Territórios, desembargador Otávio Augusto Barbosa, ressaltou a importância da parceria entre Executivo e Judiciário para a execução das políticas públicas. “A Lei Maria da Penha só pode ter um destino, que é o da sua efetividade”, destacou.
No Distrito Federal, o acordo assegura a aplicabilidade da Lei Maria da Penha, a ampliação e o fortalecimento da rede de serviços para mulheres em situação de violência e a garantia da segurança cidadã, do acesso à Justiça, dos direitos sexuais e da autonomia das mulheres em situação de violência.
 Decisão histórica – A ministra Eleonora Menicucci lembrou que esta é a primeira repactuação que a Secretaria de Políticas para as Mulheres realiza após a decisão histórica do Supremo Tribunal Federal de garantir o envolvimento do Ministério Público na denúncia de casos de violência contra as mulheres.  
“É um orgulho imenso na capital do país e na minha gestão realizar o primeiro ato de repactuação com o Governo do Distrito Federal. Isso não é pouco, é muito, porque representa um esforço comum de dois governos, o Federal e o local, dirigido pela primeira mulher presidenta do Brasil, Dilma Rousseff”, enfatizou Eleonora Menicucci. 
 Ações do pacto – Agnelo Queiroz ressaltou que uma das ações do Pacto será a instalação de postos de denúncias nos Hospitais Regionais do DF. “Já existem nos hospitais os postos policiais. Nós vamos credenciá-los para que eles recebam essas denúncias de violência contra a mulher dentro de uma rede em que pessoas serão treinadas a realizar um encaminhamento adequado”, explicou o governador.  
Entre as ações previstas está a inserção de uma opção no número 156 para denúncias de violência contra a mulher. Será implantado um mecanismo com opção específica para a realização de denúncias. Na rede de atendimento às mulheres em situação de violência, o Distrito Federal possui três Centros de Referência da Mulher, 31 postos/núcleos/seções de Atendimento à Mulher nas delegacias comuns, uma casa abrigo e quatro defensorias públicas.
 Também participaram da solenidade a procuradora-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Eunice Carvalhido; o defensor público-geral do Distrito Federal, Jairo Lourenço; a senadora Ivonete Dantas; o deputado federal Roberto Policarpo; a deputada federal Érica Kokay; e a deputada distrital Arlete Sampaio, entre outras autoridades.

Entrevista: Maria América Menezes
Ampliar a rede pública de saúde e revitalizar 
áreas verdes são prioridades da administradora Regional de Sobradinho.
O ano de 2011 foi de conquistas para Sobradinho. 
Entre elas, a retomada das obras da Feira Permanente, que
ficou embargada por dois anos. Para este ano, 
a administradora Maria América Menezes se concentra na
expansão da rede pública de saúde e na revitalização 
das áreas verdes. Em entrevista à AGÊNCIA BRASÍLIA,
Maria América detalha as prioridades de sua administração.
Qual é a sua avaliação do primeiro ano na administração de Sobradinho e as metas para os próximos anos?
 Foi positiva em vários aspectos. Definimos 17 prioridades no Orçamento Participativo da cidade, retomamos as obras da Feira Permanente da cidade e entregamos a iluminação da DF-440. Temos que ressaltar, ainda, todas as conferências realizadas, como as da mulher, da juventude, da assistência social e da segurança alimentar. A nossa grande expectativa para o futuro é a revitalização do Ribeirão Sobradinho e dos quatro parques da região: o Jequitibá, Canela de Ema, Parque Ecológico e o Viva Sobradinho.
 O que a senhora planeja para a saúde pública, área considerada prioritária pelo governador Agnelo Queiroz em todo o Distrito Federal?
 Temos terrenos para construir três Unidades Básicas de Saúde (UBS) e um Complexo de Saúde, que contará com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um Centro de Assistência e Promoção Social (CAPS), dentre outras ações.
Quais seriam as outras ações?
 Incentivar a prática esportiva é uma delas. No ano passado, instalamos três Pontos de Encontro Comunitário (PEC). São praças que oferecem equipamentos esportivos. Em maio do ano passado, criamos uma Rua do Lazer para comemorar o aniversário de Sobradinho. A partir disso, lançamos uma ordem de serviço para o fechamento dela aos domingos. Ela se localiza em frente ao parque Jequitibá, na Avenida Contorno. É o nosso Eixão do Lazer de Sobradinho.
 Como foi a participação da população local no Orçamento Participativo do Distrito Federal?
 Realizamos 12 reuniões e definimos 17 prioridades. A revitalização das áreas verdes de Sobradinho foi uma das principais reivindicações e é nossa intenção fazer isso. Começaremos pela Quadra 4, que servirá de modelo para as demais.
 A Feira Permanente de Sobradinho, que recebe boa parte da produção rural local e é economicamente importante para a cidade, ficou com uma obra embargada por dois anos. Como enfrentou a situação?
 Lutamos muito para resolver o problema da feira em parceria com a Secretaria de Obras. A obra parada gerou uma insegurança muito grande na área central. Foi uma vitória colocarmos essa obra em pleno funcionamento.  Vamos, finalmente, entregá-la neste ano para a população.
Dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) demonstram que Sobradinho não é mais uma cidade dormitório, pois o número de pessoas que trabalham nela é de 44,7% da população local. Como ocorreu a expansão?
 Sobradinho é uma cidade planejada, mas que se espalhou muito. Ela tem muitas escolas públicas, privadas e faculdades, que contam com 33 mil alunos. Contamos também com algumas empresas de médio porte, como uma fábrica de cimento, que recrutam muita gente. Além disso, os mais de 100 condomínios e o serviço público geram empregos diretos e indiretos. Oferecemos todas as políticas públicas para atender esse contingente que vive e trabalha na região.

UM ROLÉ PELAS ACADEMIAS

Por João Timóteo
Atendendo à solicitação  de atletas, demais frequentadores e, a convite dos proprietários e dirigentes, a Redação deste Jornal visitou as Academias da Cidade para verificar e avaliar quanto ao  atendimento e a qualidade de prestação de serviços aos seus usuários
Dotadas de excelentes equipamentos, ótimos profissionais, uma enorme quantidade de alunos e uma larga grade horária nos turnos matutino, vespertino e noturno, as Casas de Malhações, de Ginásticas e da Prática de Artes Marciais onde formam inúmeros atletas da Cidade, estão super estruturadas para o atendimento ao nosso povo de todas as idades.


VEJA O QUE HÁ DE BOM E AS OFERTAS EXISTENTES AQUI
SAÚDE, BENEFÍCIOS, CUIDADOS E RISCOS
Professor Flávio Diniz CREF 1570-DF, Especialista 
em Fisiologia do Exercício e Professor de Hidroginástica, 
Natação e Musculação da Academia Raia 8.

A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. No caso de crianças, ajuda no desenvolvimento das habilidades psicomotoras.
Com relação à saúde física, observamos perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o “colesterol bom”). Já no campo da saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse. Além disso, auxilia na recuperação da auto-estima.
Interessante notar que quanto maior o gasto de energia, em atividades físicas habituais, maiores serão os benefícios para a saúde. Porém, as maiores diferenças na incidência de doenças ocorrem entre os indivíduos sedentários e os pouco ativos.
A escolha do exercício é feito individualmente, levando-se em conta os seguintes fatores:
• Preferência pessoal: o benefício da atividade só é conseguido com a prática regular da mesma, e a continuidade depende do prazer que a pessoa sente em realizá-la. Assim, não adianta indicar uma atividade que a pessoa não se sinta bem praticando.
• Aptidão necessária: algumas atividades dependem de habilidades específicas. Para conseguir realizar atividades mais exigentes, a pessoa deve seguir um programa de condicionamento gradual, começando de atividades mais leves.
• Risco associado à atividade: alguns tipos de exercícios podem associar-se a alguns tipos de lesão, em determinados indivíduos que já são predispostos.
Para finalizar devemos ressaltar que a prática de atividade física deve ser sempre acompanhada por profissional de educação física.  Outro ponto importante, que não deve ser esquecido, é a adoção de uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes, verduras e fibras. E lembre-se: salada !!!

ACADEMIA  SPAÇO 15
Quadra 15 CL 21 (em frente ao Bancrévea) 35912454


MODALIDADES OFERECIDAS
- Ginástica localizada, Yoga, Alongamento, Abdominal, Jump, Pilates Ball, Gap Jiu-Jitsu, Muay Thay, MMA, Karatê, Boxe, Submission
“ Aqui você libera as suas energias, enquanto queima muitas calorias”
Funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 6:00 às 22:00h; Sábados e feriados das 08:00 às 12:00h
Saunas: Segunda a sexta-feira das 6:00 às 10:00 e das  18:00 às 21:00 e aos sábados das 9:00 às 11:00h.

ACADEMIA LUCIANO GOES
Quadra Central – Serra Shopping 34872335

MODALIDADES OFERECIDAS
Jump, Spinning, Aeroboxe, Ginástica localizada, Aerobahia, Musculação, Condicionamento.
Funcionamento: de segunda a sexta feira das 7:00 às 21:00 e aos sábados das 08:00 às 12:00h

ACADEMIA HDFIT
Quadra 12 Conjunto D lote 22- atrás do Hospital

MODALIDADES OFERECIDAS
- Musculação, Jiu-Jitsu, Boxe, Preparação Física, Treinamento Funcional e, em breve, Natação.
Funcionamennto: de Segunda a Sexta feira, das 06:00 às 22:00 e aos Sábados das 9:00 às 12:00h
“Venha nos Visitar e Integre a Equipe da Mais Nova Academia de Sobradinho”.

ACADEMIA MAXXFORMA
Quadra 13 CL 18  3591-6309

MODALIDADES OFERECIDAS
Maxx-Jump, Aerofunk, Abdominal, Spinning, Jiu-Jitsu, MMA-Fit, Gap, Maxx Bal, Maxx Circuit, Ninjutsu.
Funcionamento: de segunda a sexta feira das 7:00 às 21:00h
“Venha Somar Conosco e Encontre Aqui o Espírito de Bem Estar, Saúde e Qualidade de Vida”

ACADEMIA enjoy
Quadra 01 CL 13 loja 01, 02 e 03
MODALIDADES OFERECIDAS
- Kangoo, Jumps, Pilates Bola, Feliz Idade, Bike Indoor, Tae Fight, alongamento, Gluteo e Coxa, Boxe, Jump, local, Abdominal.
Funcionamento: de segunda a sexta, das 7:00 às 21:00h e aos sábados das 10:00 às 12:00h

DICAS SIMPLES QUE
PODEM FAZER A DIFERENÇA:
Por Fred Augusto-Coordenador Técnico Registro 5110 G/DF
1-Pratique atividade física orientada por um professor de Educação Física em uma academia devidamente habilitada no sistema CONFEF/CREF’s.
2-Mantenha uma frequência mínima de 4 vezes por semana, assim você potencializa seus resultados.
3-Uma alimentação equilibrada e bem distribuída ao longo do dia é fundamental para se obter resultados. Procure um nutricionista.
4-Faça musculação, ela é indicada para todas as idades e para qualquer nível de condicionamento mas, não se esqueça das atividades cardiovasculares como corrida, pedalada etc...
5-Escolha atividades que te proporcionem prazer. Hoje existem modalidades bem motivantes como: Ciclismo Indoor, Jump, Kangoo Jumps, Tae Fight.

ACADEMIA CJFITNESS
Quadra 10 CL 04 Loja 04 35914657

MODALIDADES OFERECIDAS
-Body Combate, Body Step, Body Pump, RPM, Power Jump, Power Local, Gluteo/ABD, Along/Ball, Ballet.
DICAS: Faça avaliação física e médica anualmente. Para maior conforto e melhor higiene, traga toalha fitness. Frequente somente aulas compatíveis com o seu condicionamento físico. Beba muita água antes, durante e depois dos exercícios: seja pontual, chegando no horário para participar do aquecimento. Use tênis adequado que absorva o impacto, proporcionando estabilidade.
Funcionamento: Segunda a Sexta feira das 6:00 às 22:00 e aos sábados das 8:00 às 10:00h

ACADEMIA MULTY FORÇAS
Quadra 08 CL 15 Sobreloja 3387-6200

MODALIDADES OFERECIDAS
- Ginástica Mix, Karatê, Dança de Salão, Jiu-Jitsu, Spinning, Boxe Chines, (Musculação e Condicionamento Físico com Horário Livre)
O QUE É A GINÁSTICA MIX ?  É uma aula bem diferenciada, que envolve Ginástica localizada + GAP (Gluteos, abdome e Pernas) + Circuito (Jump, Step e Spinning)+ Step local + Abdominais. Aulas de Segunda a Sexta feira nos períodos matutinos, vespertinos e noturnos, conforme grade horária na recepção da Academia.

ACADEMIA RAIA 8
Quadra 08 Conjunto B lote 59  8121-8000

MODALIDADES OFERECIDAS
- Sauna, Natação, Hidroginástica, Musculação, Condicionamento Físico.
Funcionamento: de segunda a sexta feira das 07:00 às 22:00h
                            “Venha Malhar na Raia 8 e se surpreenda”

CURVES – Academia Feminina
Quadra 08 Bloco 02 Loja 02 em cima do Banco Itau 3487-2300


MODALIDADES OFERECIDAS
- Transforme a sua vida 30 minutos de cada vez. Conheça todos os benefícios do Circuito CURVES desenvolvido exclusivamente para Mulheres.
” Venha conversar conosco e integre o nosso Grupo Seleto. Com certeza você vai adorar”
Funcionamento: de segunda a sexta feira das 7:00 às 12:00 e das 16:00 às 21:00h 
 A CURVES é uma Academia diferenciada e exclusivamente para mulheres.
Oferecemos um programa completo de saúde, qualidade de vida e emagrecimento,
aliando-se exercício aeróbico para perda de peso com um treino de força (musculação) para tonificação
dos músculos, podendo queimar até 500 calorias em apenas 30 minutos.
Os registros fotográficos da Curves, aconteceram no Dia Internacional das Mulheres na área externa da Administração Regional, no evento alusivo à data.

HOME FITNESS – Academia Feminina
Quadra 08 Bloco 02 Loja 02  3051-0073

MODALIDADES OFERECIDAS
Ergometria, Kangoo-Jump, Ginástica localizada, Abdominal, Pilates Ball, Jump, Clube de Corrida, Circuito, GAPP, Ritmos, Step
Funcionamento: de segunda a sexta feira das 7:00 às 21:00 e aos sábados das 8:00 às 12:00h


Governo abre licitação para transporte público
Além de renovar a frota, licitação irá melhorar a qualidade 
e a acessibilidade do transporte, dará maior eficiência ao serviço e
 permitirá o planejamento e a racionalização das linhas de ônibus


O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, anunciou, dia 2, a abertura de licitação que garantirá um novo modelo para o sistema de transporte público do DF. Toda a frota de ônibus será licitada, com exceção das linhas hoje exploradas por cooperativas e pela Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB). As propostas serão abertas no dia 10 de abril e o resultado final será apresentado em 10 de julho. As empresas vencedoras terão o prazo de seis meses para adquirir os veículos, capacitar mão de obra e iniciar a operação.
 “Nossa meta é que, até o início de janeiro, não existam mais ônibus velhos circulando pelas ruas”, destacou o governador Agnelo Queiroz. “A modernização do sistema de transporte coletivo do DF é um dos maiores desafios que o nosso governo se dispôs a enfrentar. Não nos intimidamos. Pelo contrário, encaramos o problema para honrar o compromisso que assumimos com a nossa população. Vamos devolver aos cidadãos um direito básico que lhes foi tirado, o de ter um transporte de qualidade. Este é um dos dias mais importantes do nosso governo”, enfatizou o governador.
 Para o vice-governador Tadeu Filippelli, com a licitação anunciada hoje, o Governo do Distrito Federal dá “passos firmes e cuidadosos, com a determinação de respeitar sempre o interesse público e agir dentro da legalidade”. Além de renovar a frota, a licitação irá melhorar a qualidade e a acessibilidade do transporte, dará maior eficiência ao serviço e permitirá o planejamento e a racionalização das linhas. O novo sistema garantirá ainda integração total dos vários modais de transporte coletivo, como ônibus e metrô. 
As novas regras para o transporte coletivo rodoviário no DF foram formalizadas em quatro decretos assinados pelo governador e publicados, nesta sexta-feira, em uma edição suplementar do Diário Oficial do Distrito Federal. O primeiro decreto (nº 33.556) oficializa o processo licitatório e garante a continuidade da prestação de serviço durante a transição entre o antigo modelo e o novo. O segundo (nº 33.557) regulamenta as alterações no Sistema de Bilhetagem Automática. O terceiro decreto (nº 33.558) estabelece novos percentuais de compensação aos delegatários do serviço de transporte e o quarto (nº 33.559) redefine a metodologia de pagamentos, o que, na prática, integra o transporte público do DF.
Poderão participar da licitação empresas de todo o país, desde que apresentem todas as certidões exigidas pela Lei nº 8.666/1993, que dispõe sobre contratos e licitações realizados pela Administração Pública. A seleção será realizada pelo chamado sistema de bacias (ou regiões), definidas com base em pesquisas de intenção de viagens. O Distrito Federal será dividido em cinco grandes áreas, cada uma delas explorada por uma empresa – ou consórcio de empresas – diferente. Os interessados poderão concorrer em todas as bacias, mas deverão optar por apenas uma, caso sejam selecionados mais de uma vez.
“Dessa maneira, cada bacia é licitada para uma empresa ou grupo de empresas, que vai operar linhas superavitárias e deficitárias que se compensam entre si”, explicou o secretário de Transportes, José Walter Vazquez Filho. Será o mesmo sistema já utilizado em cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia, Rio de Janeiro e Curitiba, que é considerado modelo de transporte público.
As empresas vencedoras poderão explorar as linhas de suas bacias pelo prazo de 10 anos, renovável por igual período. De acordo com o edital, os ônibus terão de ser substituídos com, no máximo, sete anos de uso, e a idade média da frota de cada concessionária deverá ser de até quatro anos. As empresas vencedoras também deverão cumprir outros requisitos para garantir a qualidade do serviço à população, como frequência mínima das linhas e limite de passageiros por metro quadrado. Outra determinação do edital é que os rodoviários atualmente empregados nas empresas de ônibus em atividade no DF tenham preferência nas futuras contratações.
As cooperativas de transporte, que têm cerca de 500 ônibus no DF, terão seus contratos cumpridos até o final. Depois, as linhas passarão a ser operadas pelos concessionários vencedores em cada bacia. As cerca de 50 linhas da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) continuarão a ser operadas pela empresa. A TCB também será responsável por serviços especiais, como linhas executivas. 
Uma novidade é que a TCB, que jáopera a linha seletiva entre a Rodoviária do Plano Piloto e o Aeroporto JK, planeja estender esse modelo de transporte para o Sudoeste e Águas Claras.

Racionalização das 
linhas e Corredores exclusivos
O diretor-geral da autarquia Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Marco Antonio Campanella, afirmou que aproximadamente mil linhas estão em operação no DF e a meta é diminuir este número para cerca de 500, com mais viagens em cada uma. “A racionalização do sistema vai reduzir o número de linhas e ampliar a abrangência das linhas alimentadoras”, reforçou Campanella.
A partir da retomada do controle do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA), em julho de 2011, o governo elaborou estudos para viabilizar a redução do número de linhas de ônibus. A partir desse levantamento, foi possível definir as bacias e o modelo de licitação ideal para tornar o transporte público mais rápido e barato para os passageiros. Por exemplo, o passageiro que usa cartão magnético e quiser tomar um ônibus de curto trajeto, que custa R$ 1,50, e depois usar outro, de R$ 2, vai pagar R$ 1,50 na primeira viagem e, na segunda, será cobrada apenas a diferença de R$ 0,50. Ao final da viagem, esse passageiro irá pagar apenas o valor da passagem mais cara, R$ 2.
Participação popular – O novo modelo de concessão do sistema de transporte coletivo foi elaborado com participação popular. Em dezembro de 2011, o GDF promoveu audiência pública sobre o tema no auditório do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). “Estamos desenvolvendo uma proposta de transporte público que tem como foco principal dar o melhor atendimento possível à população. Por isso, é extremamente importante a participação da sociedade e de especialistas nesse processo”, destacou o vice- governador do DF, Tadeu Filippelli. Além da licitação da nova frota de ônibus, a atual gestão tem adotado uma série de medidas para melhorar o transporte público no Distrito Federal. Após 36 anos sem planejamento para o setor, foi aprovado, em maio de 2011, o Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU) do DF, que contou com grande apoio da Câmara Legislativa do Distrito Federal. A aprovação do PDTU marcou o início da reorganização do sistema pelo Poder Público e permitiu que o GDF se credenciasse a receber recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade, do governo federal.
Outro passo fundamental: a retomada do Sistema de Bilhetagem Automática, em junho de 2011. Até então, o sistema era gerido pela Fácil, que não conferia transparência aos dados nem repassava as informações para que o governo pudesse elaborar um planejamento para a mobilidade urbana. Essas informações essenciais ficavam nas mãos de empresários do setor. Em junho, o sistema passou a ser controlado pelo governo, quando foi determinada uma nova licitação. Corredores exclusivos para ônibus, a partir da última semana de 2011, já apresenta bons resultados. Nas duas faixas já em operação – Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) e Estrada Parque Taguatinga (EPTG) – os passageiros economizam, em média, 20 minutos por dia no trajeto de ida e volta até a Rodoviária do Plano Piloto. No dia 15 de março, o DF ganhará o terceiro corredor exclusivo – desta vez, na Avenida W3 Sul. Além do governador Agnelo Queiroz, do vice-governador Tadeu Filippelli e do secretário de Transportes, José Walter Vazquez, também participaram da solenidade de assinatura dos decretos o secretário de Governo, Paulo Tadeu, e o diretor-geral da DFTrans, Marco Antonio Campanella.


Dicas do Professor Camilo
O LADRÃO LEVOU A PIOR”
No dia 29 de fevereiro uma idosa chegava em sua casa na QL 4 do Lago Sul, a noite, sem perceber que estava sendo seguida por três elementos que ocupavam outro carro. Ao acionar o controle remoto do portão da garagem, permitiu que os meliantes entrassem. Obrigada a entrar na casa sob ameaça, juntou-se ao marido que já estava lá dentro. O filho do casal estava em outro cômodo e percebeu o que estava acontecendo e, de posse de uma arma de fogo, reagiu, conseguin- do atingir o peito de um dos assaltantes. Os outros dois conseguiram fugir.


Fonte da vida
José Carlos Camapum Barroso

Mulher é a fonte da vida
Onde os homens vão beber
Sabedoria e saciar desejos.
Em quem os filhos buscam
Matar a fome e a angústia
De não saber o que os angustia...

Mulher é filha, amante e mãe,
Numa dimensão crescente,
Mês a mês, ano após anos,
Durante todos os dias da vida.
Desde cedo, dão carinho;
Desde sempre, gratidão.
Em troca, pedem flores...
Mas a vida oferece espinho.

Mulher, luz infinita, divina,
Que segue paralela à vida
E se apaga apenas em Deus.
Do zecablog – www.zecabarroso.blogspot.com.br





Nenhum comentário: