PESQUISA NO BLOG

domingo, 24 de junho de 2012



JORNAL NA GENTE - Nº 52 -  JUNHO DE 2012
Fotos: Agência Brasília, João Timóteo e Divulgação


Editorial
É mês de festa! Junho chega recheado de festas juninas, muita alegria, dança e diversão. Como será o São João do Boi de Seu Teodoro. E pode procurar mais que a cidade está cheia de festejos.
Junho também tem data especial: o Dia do Orgulho Autista, que teve sessão solene na Câmara Legislativa. Uma causa que merece toda a atenção do governo e de todos nós.
Em Sobradinho uma mostra especial confirmou o grande potencial agropecuário da cidade. A Exposição Agropecuária, em sua 28ª. edição foi o maior sucesso!
Sobradinho II que ser modelo em cidade sustentável. Um exemplo para o Distrito Federal.
No esporte, o Sobradinho Esporte Clube volta a participar de uma grande competição, em nível nacional, a Copa do Brasil.
Estreamos uma coluna sobre Moda para ajudar você, querida leitora. E na nossa página de entretenimento, palavra cruzada e notícias de novelas. Afinal, nós merecemos tudo de bom!

Boa Leitura!

PROJETO SOBRADINHO II – CIDADE
SAUDÁVEL QUER SER MODELO PARA O DF
A Administração de Sobradinho II tem se empenhado no projeto “Sobradinho II – Rumo à Cidade Saudável”. O objetivo é tornar a cidade um modelo para o DF, fazendo com que todos tenham acesso as políticas públicas como lazer, saúde e educação e todos os direitos assegurados pela Constituição Federal.
Para melhorar o atendimento à população, o Governo vem se empenhando em realizar obras que priorizem o atendimento comunitário. Dois Pontos de Encontro Comunitário foram entregues ao moradores. Um no Vale das Acácias e outro na Vila Rabelo. As academias populares, como são conhecidas, vão atender as pessoas destas comunidades, com mais lazer, esporte e integração.
Outras obras, como a recuperação das calhas de escoamento de águas pluviais na DF 420, a conclusão da reforma do ginásio de esportes, skate park e cem mil metros de gramas melhoraram a urbanização da cidade.
 - “Estamos unidos buscando o ideal de Cidade Saudável, estas obras ajudam nossa comunidade a viver melhor, incentivam a prática de esporte.s além de serem reivindicações antigas da nossa comunidade”, enfatizou Hamilton Cunha, administrador regional de Sobradinho II. Estamos muito felizes e vamos continuar trabalhando para que nossa comunidade seja bem assistida pelo governo do Distrito Federal, completou.

SALÃO COMUNITÁRIO DE SOBRADINHO II
VAI ATENDER PESSOAL DA MELHOR IDADE


 Sobradinho II ganhou um espaço muito especial. O Salão Comunitário de Múltiplas Funções, localizado na AR 13, ao lado do Restaurante Comunitário, vem suprir a falta de local para promover atividades para os idosos da cidade.
Segundo o administrador Hamilton Cunha, a administração regional reformou um galpão, na área do antigo Coer, que estava abandonado. “Atender à comunidade é o principal objetivo desta administração. E este espaço vai ajudar bastante”, ressaltou Hamilton.
 A Administração aproveitou a oportunidade para homenagear as mães, oferecendo um café da manhã. Neste dia também foram oferecidos  diversos serviços como palestra sobre prevenção em saúde, com Dr. Daniel Seabra, médico da família e comunidade, exames de glicemia e pressão arterial. A Ótica Diniz ofereceu pré-exame de vista; e a Embelleze ofereceu um dia de beleza com corte de cabelo, escova, sobrancelha, maquiagem e outros.
 Alex Junior e convidados animaram o salão com um forró para o pessoal da melhor idade. Esse forró agora acontecerá todas as sextas, sempre às 16 horas, com entrada franca para o pessoal da terceirona.
 Além do programa musical, os idosos poderão contar, em breve, com as seguintes atividades: as segundas-feiras: roda de conversas; às terças-feiras: dinâmicas de grupo; as terças e quintas-feiras, das 14 às 16 horas, arte terapia com a Amália Carneiro; e às quintas-feiras poderão conhecer os seus direitos, sempre de 9 às 11 horas da manhã, com a servidora Rozi Vasconcelos.  

Em sessão solene proposta pelo deputado
Robério Negreiros, autistas e familiares buscam reconhecimento e garantia de seus direitos

A Câmara Legislativa realizou, no dia 18 de junho, sessão solene em comemoração ao dia do Orgulho Autista. A cerimônia foi uma iniciativa do deputado Robério Negreiros (PMDB) que destacou, em seu discurso, a necessidade de se lutar pela garantia dos direitos dos autistas. O parlamentar anunciou também a elaboração de um projeto de lei que torna oficial a inclusão do Dia Mundial do Autismo no Orçamento do DF, 2 de abril, o que vai facilitar a elaboração de campanhas de esclarecimento para a população.
“Precisamos tirar a lei do papel e concretizar ações que garantam direitos e melhorem a qualidade de vida desses cidadãos”, destacou Robério Negreiros.  O presidente da Associação dos Amigos dos Autistas do DF (AMA), Horácio Campos, pediu doações e apoio para ampliar o atendimento gratuito realizado pela instituição. “Você que está depressivo, tomando medicamentos, venha trabalhar conosco. A depressão acaba”, observou.
Já a psicóloga Simone Roballo ressaltou que a informação pode melhorar a compreensão da doença. “A expectativa das pessoas é que os autistas podem ser curados para viver em sociedade. O autismo não tem cura. Precisamos aprender aceitar essa forma diferente de ser e estimular sua autonomia e independência”.
Também psicóloga, Rosa Harita relatou a importância do diagnóstico precoce. “Segundo as estimativas mais conservadoras, existem no DF e Entorno cerca de cinco mil autistas e a grande maioria não recebe tratamento do Estado. Muitos não têm sequer o diagnóstico que tem custo muito alto”.  
No final da solenidade, o deputado Robério Negreiros entregou aos membros da mesa uma moção de louvou da Câmara Legislativa em reconhecimento aos serviços prestados pelos profissionais aos portadores de autismo.

Governador Agnelo
Queiroz busca crédito na área
federal para investir em obras
No DF, recursos poderão ser aplicados no VLT e metrô
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, participou, nesta sexta-feira (15), no Palácio do Planalto, da reunião entre a presidenta Dilma Rousseff e governadores. Após o encontro, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou a liberação de R$20 bilhões para investimento em infraestrutura nos estados. O secretário de Fazenda do Distrito Federal, Marcelo Piancastelli, afirmou que o GDF está habilitado a receber parte dos recursos, pois apresenta contas equilibradas, inclusive com superávit.
Embora ainda não estejam definidos os critérios de repartição do montante e, portanto, a fatia que caberá ao Distrito Federal, Piancastelli garantiu que o GDF tem projetos prontos para receber o aporte financeiro. Ele aponta obras no sistema viário, como o Veículo Leve sobre Trilhos, a linha norte do metrô e pavimentação, entre outras, como prováveis destinos da verba que poderá ser obtida junto ao governo federal.
A também anunciada ampliação de 3% para 5% da receita corrente líquida que cada estado poderia comprometer nas Parcerias Público-Privadas (PPPs) – que a União e estados fazem com o setor privado para investimentos – também favorecerá o Distrito Federal. “Isso nos possibilitará , por exemplo, alavancar a construção do Centro Administrativo do GDF”, observou Piancastelli.
Os recursos anunciados por Mantega fazem parte de uma linha de crédito do BNDES chamada Pró-Investe, com financiamento de 20 anos, um ano de carência e taxa de juros entre 7,1% a 8,1% ao ano (TJLP mais 1,1% ao ano para operações com aval da União e TJLP mais 2,1% para operações sem essa garantia).
“As medidas que nós anunciamos hoje vão ampliar a capacidade de investimento dos estados. São medidas importantes que ampliarão o investimento neste momento em que a economia mundial atravessa uma crise”, afirmou Mantega. Ele também disse que o governo abriu uma nova temporada do Programa de Ajuste Fiscal (PAF) para ampliar a capacidade de investimento dos estados e viabilizar projetos de médio e longo prazos.

Homenagens a Sobradinho
Crianças da cidade e Câmara Legislativa
homenageiam Sobradinho por ocasião dos seus 52 anos

Sobradinho recebeu duas importantes atividades. Crianças das escolas Santa Rita de Cássia, Colégio Santo Elias e Escola Classe 11 participaram de cerimônia de hasteamento, em homenagem ao 52º aniversário de Sobradinho. No mesmo dia, a Câmara Legislativa do DF se instalou na cidade para a realização da Sessão Solene pelos 52 anos da cidade.
A Banda da Escola Santa Rita de Cássia encantou os presentes ao executar o Hino Nacional. Na oportunidade, foram hasteadas as bandeiras do Brasil, do DF e de Sobradinho. Alguns jovens prestaram, ainda, o juramento à bandeira, exigência para a dispensa do serviço militar obrigatório. Depois da cerimônia, as crianças cortaram o bolo em comemoração aos 52 anos de Sobradinho.

Sessão Solene
A Sessão Solene da Câmara Legislativa aconteceu no Teatro de Sobradinho. Representantes dos órgãos da cidade puderam prestar esclarecimentos acerca das dificuldades enfrentadas para melhorar a prestação dos serviços públicos. Os deputados que representam a cidade também participaram da solenidade.
A administradora Regional, Maria América, citou as melhorias já efetuadas e enumerou os principais desafios dessa gestão. “Nós queremos tornar Sobradinho uma referência no que diz respeito à qualidade de vida e à sustentabilidade. Temos uma cidade linda, com uma natureza exuberante. Nossa meta é desenvolvê-la sem degradar o meio ambiente”, explicou.
Por fim, empresários pioneiros da cidade receberam um diploma de Honra ao Mérito em reconhecimento aos serviços prestados para o desenvolvimento econômico de Sobradinho.

PRODUTORES RURAIS MOSTRARAM
 POTENCIAL NA 28ª EXPOSIÇÃO
AGROPECUÁRIA DE SOBRADINHO

Valorizar a produção local foi um dos objetivos da 28ª Exposição Agropecuária de Sobradinho, que aconteceu nos dias 1,2 e 3 de junho. Durante os três dias de evento, foi possível conferir o que há de melhor na produção agrícola da nossa região, além de premiação aos produtores – levando-se em consideração diversos quesitos como variedade da produção, qualidade dos produtos, padrão comercial e higiene.
Shows de diversos gêneros, exposição de animais (equinos e bovinos), cavalgada, moagem artesanal, exposição de hortaliças e de flores, além de deliciosas comidas típicas, foram as principais atrações da festa. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) orientou os produtores quanto a crédito agrícola, Previdência Social, agricultura urbana, regularização fundiária, dentre outros.
À noite, os visitantes puderam prestigiar a apresentação de vários artistas locais. Durante as três noites de Show, tivemos as seguintes atrações: Alex Júnior, Dayane Reys, Banda Terceira Capital, Henrique e André, Mandinga de Foguete, Beto Melo, Kalliu Soares e Banda Fera Boys, Luz do Samba, Alan e Breno, Trio Siridó, Lucas Prado e Daniel, Renato Barros, Forrozão Pegou Beijou, Banda Oxy, Júnior e Diego e Damas de Ouro.
O Grupo Pellinsky encantou os presentes com apresentações do Boi-Bumbá, tradicional do município de Parintins. A natureza e suas belezas foram homenageadas pela dança regional do Grupo, que tem por objetivo realizar trabalhos culturais com crianças e adolescentes. O Bumba-Meu-Boi e o Tambor de Crioula do saudoso Mestre Teodoro Freire também cativaram os presentes, em bela apresentação no fim da tarde do dia 02. Cerca de cem mil pessoas participaram da 28ª Exposição Agropecuária de Sobradinho, seja na visitação aos expositores ou prestígio aos shows.

UM DESFILE DE PRIMEIRA
De primeira qualidade,  com muito estilo e superando a expectativa, o Desfile Cívico, Militar e Esportivo alusivo ao 52°  Aniversário de Sobradinho  foi um show de bola.
Além do Lar dos Velhinhos, que iniciou e, do Pelotão da PM-DF, que encerrou o grande acontecimento, tivemos ainda as seguintes participações: o Centro de Convivência do Idoso CCI, o Projeto Educação para a Cidadania e Segurança (EDUCS da PM, o Projeto de Ginástica nas Quadras, o Projeto de Iniciação Desportiva com a participação  de Ginástica Ritmica, Basquete, Atletismo, Futsal, Voleibol e Futebol,, a Escola Classe 15, os Centros de Ensinos Fundamentais 04, 05, 07 e 08, o Centro de Ensino Fundamental Carlos Mota (Lago Oeste), o Centro de Ensino Santa Rita de Cássia, os Centros Educacionais 03 e 04, o SEDEST, a Associação Marcial Dragon Kung-Fu, o Projeto Esportivo da Administração Regional com as modalidades Karatê e Capoeira, o Grupo de Escoteiros João de Barro, o Lions Clube de Sobradinho, o Bumba meu Boi homenageando a Seu Teodoro,  os Bombeiros Mirins e o Agrupamento do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

4ª Pedalada Contra
Pedofilia no  dos Jequitibás
No domingo 20 de maio,  comemorando o Aniversário de Sobradinho, o Movimento Brasília Contra a Pedofilia promoveu um super evento que teve a sua concentração no Parque dos Jequitibás, com largada às 9:00h e percorrendo os principais pontos da Cidade, no seguinte trecho:  “ Avenida do Contorno,  Quadras 09/10, 07/08, 05/06, 04/06, 06/Central, 12/Central, 12/13 e 11/13, finalizando no Parque dos Jequitibás e no estacionamento do SESI, onde   uma quantidade enorme de pedalistas e demais participantes do evento participaram do sorteio de uma bicicleta.
Todas essas atividades foram para lembrar a data alusiva ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes que é comemorada no dia 18 de maio. Para o coordenador do Movimento Brasília Contra Pedofilia, Rodrigo Delmasso, ainda há muito o que fazer para combater esta violência. “Nós do movimento fazemos mobilização com conscientização através das nossas pedaladas e, também, através de palestras que realizamos nas escolas e igrejas. Mas ainda temos muito mais a fazer. Para concluir, o Coordenador ressaltou e agradeceu quanto ao apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, do DETRAN e da Administração Regional na realização do grande evento.

Show de Bola
ABERTURA DO CAMPEONATO INTERESCOLAR ABARKA

Uma super multidão que lotou o monumental Ginásio de Esportes no dia 25 de maio, marcou a solenidade de abertura da 4ª competição que integra o Calendário de grandes eventos esportivos e culturais da Serrana.
Após o desfile das agremiações  compostas por todas as categorias, envolvendo aproximadamente 1000 atletas, foram oferecidas inúmeras e ótimas atrações esportivas e culturais apresentadas pelos alunos das próprias escolas e de outros segmentos.
Participam da competição as seguintes escolas: La Salle, Santa Rita, Sete Estrelas, Mont Blanc, Santo Elias, São José, Menino Maluquinho, Centro Educacional 04, CENEL, Centro Educacional 02, Lumni, Centro Educacional 03, Escola Classe 01, Centro de Ensino Fundamental 03, Centro de Ensino Fundamental 05, Ginásio e ACM
Em grande estilo, pegando fogo e com um excelente público, os jogos estão acontecendo todos os dias a partir das 19:00h no Ginásio de Esportes, envolvendo as seguintes categorias: Masculina-(94/95, 96/97, 98/99, 00/01, 02/03 e 04/05). Feminina- (94/97, 98/99 e 00/01) . Vale a pena conferir.

TORNEIO DE FUTVOLEI
Alusivo ao Aniversário de Sobradinho, a PROFUT representada pelos irmãos Nei Kaika e Rogério, realizou no ultimo domingo 20-05 lá nos Módulos Esportivos da Quadra 06, um big e acirrado torneio da modalidade, envolvendo 07 duplas assim distribuídas: Kaika e Marquinhos,  Nei e Everton,  Beto e Kokinho, Cláudio e Victor, Rogério e Junior, Emerson e Rafael e, Tiago e Fernando.
Após disputarem as fases classificatórias, classificaram-se para as semifinais as duplas Nei e Everton, contra Beto e Kokinho e, em jogo disputadíssimo a dupla encabeçada pelo Nei levou a melhor, classificando-se para a grande final
Na outra semifinal, envolvendo o confronto entre Kaika e Marquinhos contra Cláudio e Victor, em jogo bastante equilibrado, ao final do set, as duplas empataram em 17X17 e,        a dupla encabeçada pelo experiente Kaika levou a vantagem no desempate, qualificando-se para a final.
A finalíssima da competição foi decidida em “set único”, e foi marcada pelo equilíbrio entre as duplas que erraram muito pelo cansaço transparente e as diferenças conseguidas no placar eram constantemente revertidas, até chegarem ao final, empatadas em 17X17 e, no desempate mais uma vez, Kaika e Marquinhos confirmaram o favoritismo e merecidamente conquistaram o título de campeão da competição que teve o apoio integral e a presença maciça da Administradora  Maria América acompanhada pelo Gerente de Esportes Ênio, pelo Assessor Especial Carlinhos e pela Assessoria de Comunicação representada pela Jornalista Juliana.
Completaram o pódio, a dupla Beto e Kokinho, que bateram a dupla Cláudio e Victor na disputa da 3ª colocação.
O atleta Victor Marques Araujo que recentemente superou um grave drama pessoal foi homenageado pelo retorno ao convívio esportivo.

DESCANSANDO E CURTINDO OS FAMILIARES
Aproveitando a folga do último final de semana, o craque Iago, zagueirão titular da categoria Sub-15 do Atlético do Paraná curtiu papai, mamãe, irmãos e amigos lá no Rodo Pitzza da quadra 03 aqui da Serrana, ocasião em que fugiu do regime de atleta, saboreando aquela picanha maturada.
O exemplar atleta que iniciou a sua carreira vitoriosa na Escolinha de Futebol do Laerte/Corretora de Seguros BRB é detentor de inúmeros títulos aqui no DF e em outras localidades onde participou de competições de férias escolares envolvendo equipes de diversos estados brasileiros e do exterior.
Determinado, disciplinado, habilidoso, excelente cobrador de faltas e focado na carreira de jogador de uma grande equipe  brasileira ou do exterior, o garoto bom de bola com mais de 1,80 de altura está treinando e jogando forte para alcançar o objetivo o mais rápido possível.

Dicas do Professor Camilo

O USO DO CACHIMBO FAZ A BOCA TORTA

Essa é a expressão usada por minha mãe e os de sua época quando querem se referir aos maus hábitos que sempre trazem algum prejuízo. Trazendo para o nosso contexto de prevenção e segurança, quero referir-me à “ROTINA”, que é confortável, mas, perigosa.
Os empresários são os que mais correm riscos por causa da rotina, pois, o hábito de levar o malote de depósitos ao banco sempre no mesmo horário, pelo mesmo caminho e no mesmo carro, os torna sujeitos a sofrer assaltos e, até mesmo, seqüestros.
Outro aspecto que não pode ser deixado de lado é com relação à contratação de empregados. Estes devem ser cuidadosamente checados em suas referências e o seu comportamento, hábitos e amizades devem ser observados, no sentido de se verificar comportamentos que denotem tendências ao crime. 

Pensem nisso.
Previna-se, prevenção funciona!


Copa do Brasil é prá Time Grande
O LEÃO DA SERRA TÁ LÁ
Dono da 3ª colocação no Candangão 2012 e beneficiado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que aumentou de 64 para 86 clubes participantes da Competição Nacional, o Sobradinho Esporte Clube vai integrar o Certame no próximo ano.
Sorte para nós aqui da Cidade, que devemos reconhecer e agradecer o excelente trabalho do Presidente Ricardo Vale e demais dirigentes, onde o Sobradinho Esporte Clube garantiu a 3ª colocação e consequentemente a classificação para este embate de nível nacional.
Como a Copa do Brasil 2013 começará no mês de março e, nas duas primeiras fases de acordo com a forma de disputa,, o Sobradinho vai jogar em casa e, se acontecer uma derrota por 2 ou mais gols de diferença estará fora, a diretoria tem que se preocupar em montar uma equipe fortíssima para  o Candangão que começará em janeiro e servirá para uma excelente  pré-temporada no objetivo de formar um ótimo conjunto para chegar numa boa forma técnica, tática e física na Competição Nacional

Torneio de Futsal de Órgãos Públicos Regionais
POLíCIA MILITAR GOLEIA E LEVA O CANECO

Uma impiedosa goleada de 7X1, foi o resultado dilatado da finalíssima que aconteceu no dia 05 de junho, no monumental Ginásio de Esportes de Sobradinho.
A competição que foi alusiva ao Aniversário da Cidade  e realizada pela Gerência de Esportes da Administração Regional através do servidor Alex Victor, teve a participação das seguintes equipes: Administração Regional, SLU, Regional de Ensino, Regional de Saúde, DETRAN, Na Hora, AGEFIS, Bombeiros, PM, CEB, Forum, Banco do Brasil e SEDEST.
O principal goleador foi Ricardo Chaves do Forum, com 35 gols marcados e o goleiro menos vazado foi o Victor do Forum, com apenas 16 gols sofridos. Foram realizados 43 jogos com 322 gols marcados, uma média de 7,48 por partida.

ASTEKA BATE ABARKA E LEVA A COPA 2012 DA LADES
Um jogo eletrizante, em alto nível e com estilo, decidindo a Copa Cidade de Sobradinho, competição que foi alusiva ao Aniversário da Cidade, aconteceu no domingo 03 de junho, lá no iluminado campo da quadra 15, envolvendo  as finalistas Asteka X Abarka, que promoveram um jogão de bola para um ótimo público que prestigia o amadorzão local
Mesmo com as duas equipes procurando as redes adversárias, no primeiro tempo, o placar ficou em 0X0.
De volta para a segunda etapa, logo aos 02 minutos, o Asteka marcou um gol relâmpago e, sentindo o placar adverso, Abarka partiu prá cima em busca do gol de empate e, logo aos 04 minutos, levou o segundo tento e ficou distante do resultado, porque o Asteka se tranqüilizou e  passou a administrar a vantagem, até que  aos 27 minutos, Abarka marcou o seu primeiro e único gol , sendo derrotado pelo escore de 2X1.

SAÚDE
SEMANA DE ENFERMAGEM CHAMA ATENÇÃO PARA
 IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL NA REDE DE SAÚDE
Por: João Timóteo

A Regional de Saúde de Sobradinho, através da  Gerência de Enfermagem e do Núcleo de Educação Permanente, realizou no período de 16 a 18 de maio, a 73ª Semana Brasileira de Enfermagem. O evento serviu para comemorar e homenagear os profissionais e, principalmente, para chamar a atenção sobre o papel e a importância do profissional de enfermagem para os sistemas público e privado de saúde do Brasil. Vários setores envolvidos com a temática participaram de forma articulada para debater o tema “Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn: 85 Anos de Compromisso Social, Participação e Luta”.
Neste ano, foram discutidos e trabalhados os eixos temáticos: origem da ABEn e protagonismo na criação de outras organizações da Enfermagem; Políticas para o desenvolvimento da Educação, Assistência e Ciência de Enfermagem; Retrospectivas de articulação com os Movimentos Sociais; entre outros.
O evento contou com a carga horária de vinte horas e foi direcionado a cerca de cem participantes, dentre servidores da regional, alunos e comunidade que .Além da comemoração o evento pretende propiciar uma maior integração entre os participantes.
A programação contou também com a realização da Feira de Saúde que ofereceu atividades como orientações sobre a Saúde do Homem, Saúde da Mulher, Tabagismo, Vacinação, Classificação de Risco em urgência/emergência, DST/AIDS, Aferição de Pressão Arterial, Glicemia Capilar, IMC.
A 73ª Semana Brasileira de Enfermagem ocorreu sob a Coordenação da Doutora Enfermeira Elisabete Mesquita P. de Carvalho – Gerente da Gerência de Enfermagem – GENF/HRS e sob a organização do Doutor Enfermeiro Hugo Silva Bicalho – Enfermeiro do Núcleo de Educação Permanente – NEPS/HRS.
Toda a  programação foi voltada para os profissionais de enfermagem (enfermeiros, auxiliares, técnicos) e estudantes de enfermagem visando o aprimoramento técnico-científico, agregando valores e conhecimentos diversificados através da realização de várias atividades.
Durante a programação foram homenageados alguns profissionais da Equipe de Enfermagem da Regional que se destacaram no exercício profissional pela qualidade e humanização no atendimento, competência técnica, espírito de equipe, postura ética e profissional.
Comemoração: A Semana da Enfermagem foi instituída em comemoração aos profissionais de Enfermagem pelo Decreto nº 48.202, de 12/05/1960. A Enfermagem é a ciência humana, de pessoas e experiências, com um vasto campo de conhecimentos, fundamentações e práticas que compreendem o estado de saúde e doença; portanto, demanda dos profissionais qualidade e competência técnica, humanização no atendimento, capacidade de reflexão e análise crítica, bem como um aprofundamento constante de seus conhecimentos técnico-científicos.
Enfermagem é a arte de cuidar e a ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe atividades de promoção, proteção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde. 

SOBRADINHO FEZ BONITO NO HOSPITAL
No ‘DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES” , o PAV Sempre Viva/ Sobradinho (Programa de Atendimento às Pessoas em Situação de Violência), promoveu uma  super ação na Emergência (Pronto Socorro) do Hospital de Sobradinho. Os trabalhos que foram coordenados pela Enfermeira Maria de Fátima Machado junto com a Psicóloga Aline e ainda com acompanhamento e apoio da Direção Geral e demais Chefias do HRS, promoveu apresentações orais com uso de multimídia (filmes), informando aos usuários de saúde presentes no PS, chamando-os para assumir a responsabilidade de prevenir e combater a violência sexual; informado-os o significado do que é a ação do 18 maio e as formas de abuso e exploração sexual orientando-os  como identificar quando a criança ou o adolescentes esteja sofrendo violência sexual, sobre as consequências que causam grandes prejuízos ao desenvolvimento e a saúde proveniente da Violência sexual, o que fazer? onde procurar ajuda ?  e orientando  sobre as redes de proteção. Enfim, houve a participação dos ouvintes, com olhares atentos e fazendo perguntas. Foi um dia que fizemos bonito e ao final das apresentações,  concluímos que  depende de cada um de nós para que a rede de proteção seja fortalecida.

Quem diria que o mundo das empreguetes fosse tão interessante. A novela Cheias de Charme (TV Globo), está um abalo só. Com a vida agitada, muitas vezes sofrida, porém muito animada, as empregadas Cida, Penha e Rosário agora mostram a que vieram. O hit “Vida de Empreguete” virou sucesso dentro e fora das telinhas, com vários acessos na internet, inspirou muitas domésticas e alegrou os lares de muitas famílias. A trama leve e descontraída virou sucesso. Vamos aguardar os próximos passos das empregadas mais queridas do Brasil. Chayene que se cuide!
Séries
A viciante série “Gossip Girls” (Garota do Blog), chega a 6º temporada, com seus intrigantes personagens Serena, Blair, Dan, Chuck, Nate, Jenny, Lily e Rufus tudo pode acontecer. A dramática série sobre a vida escandalosa da elite de Manhattan segue seu rumo e muitas loucas aventuras estão por acontecer.
A 6º temporada começa com os Uppers East Siders trabalhando juntos para encontrar um deles. Serena está fora de rede, até mesmo longe do alcance da Garota do blog. Seus amigos temem o pior mas esperam o melhor, e não imaginam onde podem encontra-la. Enquanto isso, Blair oferece seu coração a Chuck Bass, porém não se sabe se isso será suficiente para ajudá-lo a reconquistar seu império. Dan promete escrever um livro que pretende causar mais problemas do que o primeiro, porém agora, longe do anonimato. Nate está preparado para revelar a identidade da Gossip Girl, tornado popular o The Spectator e ele mesmo.Lily e Rufus recorrem um ao outro quando Rufus faz um novo aliado que ameaça Lily e sua família. E nada como a aparição de Bart Bass, Jack Bass e Georgina Sparks  para finalizar a série. Quem sai por cima? Esse é um segredo que nunca vou contar. Xoxo. Garota do Blog.

Em meio a tanto drama na novela Avenida Brasil, o divertido e polêmico Cadinho anda arrasando nas telinhas. O garanhão e suas 3 mulheres não perde por esperar. A pergunta é: qual será o seu fim? Enquanto aguardamos, vamos rir bastante desse cômico personagem.








Nenhum comentário: