PESQUISA NO BLOG

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Editorial
E já estamos em 2012! Cada novo ano que chega traz consigo novas esperanças. A ideia de mudanças. A possibilidade de renovação. O Jornal da Gente aproveita para começar mais uma etapa de sua batalhadora existência. Brindamos 2012 com um novo formato. Um pouquinho maior, para caber mais boas notícias e claro, de vez em quando, as más também, porque elas estão por todo lado. E agora com maior abrangência. Vamos circular também em Planaltina de Goiás, nossa vizinha Brazilinha. Afinal, queremos crescer e aparecer!
Você, nosso prezado leitor, pode acompanhar nesta edição a tabela dos jogos do Sobradinho Esporte Clube e ainda conhecer todos os seus jogadores e comissão técnica. Tudo isso na coluna do nosso colaborador João Timóteo.
Em Sobradinho, este mês foi de grande tristeza porque perdemos nosso maior representante da cultura popular. Seu Teodoro nos deixou. Mas com certeza seu legado, seu Bumba Meu Boi e toda a sua luta pela cultura,  permanecerá para sempre na história de nossa cidade e nos corações de todos. Nossa homenagem está nesta edição.
A Fercal agora será uma região administrativa. A população espera com isso mais atenção aos seus problemas, que por lá são muitos.
Trazemos também uma matéria sobre o site de regularização dos condomínios, lançado pelo GDF. A região de Sobradinho, que possui o maior número de condomínios do Distrito Federal, aguarda com esperança a resolução desta questão que se arrasta há tantos anos.
E tudo pode ser compartilhado com você no nosso blog que acabamos de inaugurar!
www.jornaldagentedf.blogspot.com

Boa Leitura!

OBELISCO VIDA NÃO RESISTE
À FALTA DE MANUTENÇÃO E CAI


*Francisco Dutra
A Vida tombou em milhares de pedaços em frente a Sobradinho. A obra de arte de 12 metros de altura, que fica na entrada da cidade e recebeu o nome de Vida, amanheceu quebrada e distorcida. As causas da destruição ainda são desconhecidas. Desde que foi erguida há dez anos, seu traçado surrealista divide a opinião dos quase 130 mil moradores de Sobradinho. Alguns viam nela beleza, outros, feiúra. Mas a despeito das opiniões, a escultura havia entrado no guia turístico do Distrito Federal.
Idealizada e talhada pelas mãos do artista Emicles Nobre, 70 anos, ela foi criada com o intuito de despertar a reflexão quanto à preservação da natureza. Aos olhos de Nobre, a peça mesclava a imagem de uma planta, um homem e o sol sorridente. Uma visão que, segundo o artista, reconhecido mundo afora, não era compartilhada por toda a população. Segundo ele, muitos não entendiam e outros consideravam que ela tinha uma conotação religiosa, um adjetivo que ele próprio descarta.
Acompanhado pela reportagem do Jornal de Brasília, Nobre foi ao local primeira vez após a queda. “Quando me ligaram avisando que ela havia caído, eu não acreditei”, diz, antes de perder o olhar entre os escombros. Na próxima semana, o artista pretende procurar a Secretaria de Cultura e o Ministério da Cultura em busca de apoio para reerguer a peça. “Se não conseguir, farei com meu próprio bolso”, garantiu.

Sem manutenção
Há dez anos, Emicles Nobre ergueu a obra com R$ 30 mil e a entregou de graça à cidade. Se fosse vendida no mercado, teria preço de R$ 250 mil. Desde a entrega da escultura, ele buscou os gestores da Administração Regional de Sobradinho para assegurar o serviço de manutenção da peça. Mas, segundo o artista, apenas uma vez o pedido foi aceito. E os custos para a manutenção não eram altos, segundo estimativas do escultor.
Na memória do artista, a linha mais marcante na criação da escultura foi a altura. “Não sou chegado a coisas altas. Quando subia no andaime para fazer o sol e as partes mais altas, olhava para o chão e pensava: se cair, estou liquidado”, relata. Ele não caiu, mas Vida, sim.

Fonte:
Da redação do clicabrasilia.com.br

Prefeitura de Planaltina Goiás cria
Secretaria Municipal Antidrogas

Planaltina de Goiás, ou simplesmente Brazilinha, cidade goiana com uma população de mais de setenta e seis mil habitantes, localizada a 63 km da capital da republica vem sofrendo, como em outras cidades do Brasil, com o aumento alarmante do numero de usuários de crack e outras drogas.
Preocupado com as estatísticas, o prefeito José Olinto Neto, decidiu criar na estrutura administrativa a Secretária Municipal Antidrogas.
O projeto de Lei, que cria a nova Secretaria foi  votado e aprovado pela Câmara Municipal no final do ano passado.  Agora aguarda a sanção do prefeito.
Para José Neto, a Secretária Nacional Antidrogas foi o incentivo que precisava para que Estados e Municípios brasileiros pudessem instituir estruturas como os Conselhos Estaduais e Municipais de Política Antidrogas.
O estado de Goiás e o Distrito Federal já lançaram planos de enfrentamento ao crack e outras drogas; com ações de prevenção ao uso, o tratamento e a reinserção social de usuários, além de constituírem conselhos.
Segundo o prefeito, a Secretaria vai trabalhar em conjunto com as demais secretarias,  desenvolvendo várias atividades, dentre elas a prevenção e  esportivo-sociais com intuito de reduzir os índices de criminalidade e violência nas comunidades da cidade.
José Neto, destacou que o envolvimento da sociedade civil organizada será muito importante para o sucesso  de todos os projetos que serão implementados pela secretaria. Falou ainda, que o esporte estará presente na maioria dos programas da Secretaria Antidrogas. “O esporte hoje é um grande aliado na prevenção do uso de drogas. Já temos vários projetos que poderão evitar que crianças e jovens sejam levados para o mundo do crime e se envolvam com entorpecentes”, garantiu José Neto. 
O prefeito afirmou também, que todos os programas, projetos e ações da nova Secretaria se pautaram em iniciativas que trabalhem com a prevenção por meio de campanhas educativas que terá com publico alvo crianças, adolescentes e adultos. O objetivo principal é evitar  a entrada destas pessoas no mundo das drogas, além de contribuir para a formação da cidadania.

Conflitos familiares lideram ocorrência
no Conselho Tutelar de Planaltina Goiás
O Conselho Tutelar de Planaltina de Goiás atendeu, em 2011, 1.320 ocorrências. A maior incidência foram os casos relacionados a conflitos familiares, no total de 150 atendimentos, seguidos de 144 ocorrências de desvio de comportamento.
Dos mais de 1.300  casos atendidos no ano passado, a maioria foi encaminhada para diferentes soluções. Cada situação é analisada e procura-se a melhor solução, visando sempre proteger as crianças e adolescentes envolvidos.
Segundo o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), “o conselho tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente” (Art. 131).
Em cada município deve haver, no mínimo, um Conselho Tutelar composto de cinco membros, escolhidos pela comunidade e com atendimento 24h. Desmistificando a imagem de opressor, o conselho tutelar tem caráter protetor e não repressor, embora seja esta a visão de muitas pessoas.
Na avaliação dos conselheiros tutelares de Planaltina, o número de ocorrência é alto. Entre as principais causas desses problemas está a desestruturação familiar e as dificuldades econômicas das famílias, que levam aos conflitos familiares.
Além dos 150 atendimentos sobre o conflito familiar e dos 144 relacionados a desvio de comportamento, houve também 85 atendimentos por infrequência escolar, 56 por negligência, 61 requerimento de matricula, 69 termos de responsabilidade, 46 casos de maus tratos, 58 casos de abandono de incapaz, 06 pedofilia, 25 situações de encaminhamento à assistência de programas sociais, 40 direitos violados, 21 envolvimentos com drogas,  21 segunda via de certidão de nascimento, 38 acolhimento, 36 atos  infracionais, 33 Evasão domiciliar, 45 agressão física, 25 acompanhamento, 25 encaminhamento, 12 medidas preventivas, 312 crianças/adolescentes em situação de risco.

Defensoria Pública atendeu mais de
8 mil casos nos últimos três anos
A Defensoria Pública é incumbida de prestar assistência judiciária gratuita àqueles que não podem pagar advogado sem prejuízo do sustento próprio ou de sua família. Em Planaltina de Goiás, dentro da estrutura administrativa, a Defensoria atende os cidadãos com dois advogados, um assistente jurídico, uma secretaria, uma estagiária e dois voluntários.
Em Planaltina, o órgão que oferece este serviço é a Procuradoria Geral do Município. Este órgão tem várias atribuições. Uma delas é exatamente esta: prestar assistência jurídica gratuita a quem precisar. Isto é feito na Defensoria Pública, através de seus advogados disponibilizados pelo Município.
Dia 27 deste mês a Defensoria Pública do município completa três anos de atendimento ininterrupto. Nesse período atendeu 6.318 casos da vara familiar e 2.102 correspondentes a vara criminal.
Se você passar por uma situação como:  precisar se separar judicialmente ou cobrar pensão alimentícia e não puder pagar, o seu advogado será um Defensor Público.
A Defensoria de Planaltina funciona na sede da prefeitura, localizada na  Praça Jurandir Camilo Boaventura S/N – Centro.
Os Defensores Públicos são profissionais competentes e muito bem preparados para exercer suas funções. Pode confiar!

Ouvidoria Pública Municipal:
Um canal direto com a população
A Ouvidoria Pública Municipal tem a função de canalizar a participação popular na Administração Pública, reforçando dessa forma a efetiva conquista da cidadania. O papel é atender todo tipo de reclamação sobre assuntos relacionados à Prefeitura: atendimento inadequado, serviços ineficientes, sugestões sobre os serviços prestados e outros assuntos de interesse público.
Seu modo de atuação proporciona a interação entre todas as unidades da Prefeitura Municipal de Planaltina, a fim de garantir maior qualidade e agilidade no andamento das demandas da sociedade.
O atendimento pode ser pessoalmente ou por telefone.  Os interessados podem procurar a OGM na sede da Prefeitura na Praça Jurandir Camilo Boaventura S/N – Centro de Segunda à Sexta-feira, das 14 às 18hs. O telefone para reclamação é 3637-1273 – ramal 206. 

É Te Ouvindo que a gente trabalha melhor!
Sugestões, Críticas e Elogios

Servidores municipais
recebem aumento de 6,08%
No dia 10 de janeiro,  o prefeito José Olinto Neto comunicou aos funcionários municipais, que ocupam cargo efetivo, um aumento salarial de 6,08%. O aumento foi considerado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC),  que em 2011 foi de 6,799%.
Segundo o prefeito, desde o início da gestão vem acontecendo aumentos reais nos salários dos funcionários. Nos últimos três anos, a Prefeitura tem demonstrado seu compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com os servidores. O objetivo é garantir ao servidor público de Planaltina, melhores  condições salariais e de trabalho para uma melhor qualidade dos serviços prestados à população.
Nos últimos anos, os salários passaram a ser pagos em dia, o fundo previdenciário municipal está cada vez mais moderno e as contratações, em todas as áreas, estão sendo realizadas mediante concurso público. Agora, a
Prefeitura avança ainda mais com a criação dos Planos de Carreira
para todos os Agentes Comunitários e de Combate a Endemias.

Mais informações no Decreto 470/2012.

Servidores podem 
escolher agênciabancária
 para receber salário 
A Diretoria de Recursos Humanos da Prefeitura de Planaltina-Goiás informa que o servidor público já pode solicitar a transferência automática da sua conta salário para o banco que escolher. A medida é uma  da novas regras  estabelecidas pelo governo, que entrou em vigor no último dia 2 de janeiro.
De acordo com gerência local do Banco Itaú, responsável pelo pagamento do funcionalismo municipal, para transferir o salário é preciso que o servidor se dirija até a instituição financeira onde deseja receber seu salário e abrir a conta corrente (caso ainda não tenha).
Neste mesmo banco, terá ainda que preencher um termo e levar até a agência do atual banco onde está recebendo pagamento. O banco é obrigado a aceitar a ordem no prazo de até cinco dias úteis e os recursos devem ser transferidos para o banco escolhido pelo empregado no mesmo dia do crédito do salário.

Renovação de alvará 
de funcionamento até 
o dia 28 de Fevereiro
A prefeitura de Planaltina Goiás Informa aos contribuintes municipais que eles têm até o dia 28 de Fevereiro para fazer a renovação do Alvará de Licença de Funcionamento 2012.
Segundo o secretario municipal de Finanças, José Felix Alves, todos os estabelecimentos instalados no município devem fazer a renovação da licença 2012, quer sejam comerciais, industriais ou prestadores de serviço. Ele esclarece que “todo empreendimento econômico é obrigado a renovar a licença anualmente, para ter direito ao alvará de funcionamento”.
Para efetuar o pagamento, os comerciantes devem ter em mãos o Documento de Arrecadação Municipal (DAM),  expedido pela Secretaria de Finanças e encontrado também na Internet.
O pagamento pode ser feito em qualquer casa lotérica, lojas de conveniência ou nas agencias bancarias: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Itaú e BRB.

Sobradinho, o Distrito Federal e o Brasil perderam neste mês uma das pessoas mais dedicadas  à cultura popular,  Seu Teodoro do Bumba Meu Boi, como era conhecido por todos..
A paixão de Teodoro Freire pelo bumba-meu-boi nasceu ainda na infância. O maranhense, nascido na cidade interiorana de São Vicente de Férrea, teve o primeiro contato com a tradição do folclore nordestino aos oito anos. Embora sua mãe o proibisse de assistir às apresentações por medo de brigas nas ruas, ele não resistia e saia de casa às escondidas. “Seu Teodoro do Bumba-Meu-Boi”, como era conhecido, não escondia o encanto pela tradição. “Além da família, tinha três paixões na vida: o bumba-meu-boi (na cultura), o Flamengo (no esporte) e a Mangueira (no carnaval)”, confessava sempre Seu Teodoro.
Em 1962,  mudou-se para Brasília, quando começou a trabalhar na Universidade de Brasília (UnB) como contínuo. Em dezembro do mesmo ano, deu início ao projeto do bumba-meu-boi na cidade. Em 1963, criou o Centro de Tradições Populares, em Sobradinho, para difundir festas e danças do folclore nordestino.
DEDICAÇÃO – Mas o que tornou seu Teodoro conhecido foi mesmo o bumba-meu-boi, uma espécie de auto que encena o rapto, a morte e a ressurreição do boi. A primeira apresentação foi realizada antes mesmo de ele mudar-se para a capital. Participou do primeiro aniversário de Brasília, em 1961. Trouxe o boi para brincar e ficou uma semana por aqui. Na época, ele foi convidado para trabalhar no Congresso Nacional, mas não aceitou e preferiu começar na UnB no ano seguinte.  O que ele definia assim:  “Gosto muito de liberdade, de ser bem tratado pelas pessoas. Não se pode comparar a universidade com nenhum lugar do mundo. A educação, o respeito e o companheirismo das pessoas daqui são muito especiais”, dizia ele.
O Centro de Tradições Populares, em 1963, era feito de paredes de taipa e coberto de palha. Hoje, é de alvenaria e oferece boa estrutura para o desenvolvimento do projeto do boi. A mudança para Brasília foi importante, tanto para a família quanto para o boi: além de concretizar o sonho de divulgar o folclore nordestino, os dois tiveram boas condições de educação e emprego para os nove filhos. Ele sempre declarava:  “Gosto daqui. Podemos divulgar a cultura num lugar onde é tudo muito voltado para a política e faltam manifestações artísticas”, afirmava.
APOIO – Dois momentos marcaram a vida de Teodoro Freire. Um foi uma apresentação do bumba-meu-boi na enseada de Botafogo, Rio de Janeiro, em 1957. Na ocasião, ele emocionou-se ao ver a bandeira do estado do Maranhão. Outro foi a primeira apresentação do boi depois da fundação do Centro de Tradições Populares, antes conhecido como Fundação de Folclore Brasiliense.
Dentre inúmeras e merecidas homenagens recebidas por Teodoro está a Ordem do Mérito Cultural que ele recebeu do presidente Lula e do Ministro da Cultura, na época, Gilberto Gil.

ADMINISTRAÇÃO DE SOBRADINHO
QUER REVITALIZAR AS FAIXAS VERDES
Revitalização das faixas verdes de Sobradinho. Este é o sonho de grande parte dos moradores da cidade. Considerada uma das maiores áreas verdes do Distrito Federal, Sobradinho carece de aproveitamento adequado para estes espaços. Quem vive aqui sabe muito bem disso. Sabe também que muitas tentativas já foram iniciadas e, até hoje, infelizmente, não deram muito certo.
Moradores das quadras que têm este privilegiado espaço sabem o quanto estas áreas poderiam ser bem aproveitadas. Pensando nisso também, a Administração Regional quer implantar um Projeto de Revitalização das Faixas Verdes de Sobradinho. Mas para isto, é preciso incentivar a participação comunitária neste processo, explica a administradora Maria América, ao ressaltar que serão realizadas reuniões com moradores para discutir as questões e traçar metas para solução.
A primeira quadra escolhida para reunião foi a quadra 04, por ser uma das menores – tem apenas quatro conjuntos. A reunião aconteceu no dia 17 de janeiro. Na ocasião, 28 moradores de diversos conjuntos ouviram da equipe da Administração a proposta de implantação do Projeto de Revitalização das Áreas Verdes, a ser executado de forma gradual, iniciando pelas quadras residenciais menores – ou seja: Quadras 4, 11 e 12 – e, posteriormente, nas demais até a conclusão do Projeto.
Foram expostos também os problemas que geram a necessidade de implantação de um projeto eficaz paras as áreas verdes. Os problemas citados são: trânsito de veículos; árvores doentes; árvores e outros tipos de plantas inadequadas para as áreas verdes; árvores servindo de abrigo para assaltantes; entulhos; cercados diversos (inclusive para criação de animais domésticos), entre outros.
Cedida a palavra a todos os moradores presentes, estes destacaram alguns problemas: inviabilidade das Árvores Sete Copas no local; morosidade no atendimento da Administração Regional; buraco feito pela Caesb, que acabou virando depósito de lixo; podas mal feitas; fiscalização ineficaz da Agefis; desconforto com as queimadas no mês de agosto; criação de galinhas; faixas verdes utilizadas como deposito de lixos, entulhos e de material de construção; iluminação precária.
A Administração Regional de Sobradinho entende que somente a adoção de esforços conjuntos, entre cidadãos e governo, garantirá a melhoria da qualidade de vida para todos. Neste sentido, só foram expostas as propostas que estão dentro da legalidade e da viabilidade, lembrou a administradora.
No dia 30 de janeiro será realizada uma nova reunião com os moradores, onde serão discutidos os temas levantados no encontro anterior e apresentado o projeto. Como ficou acertado, estarão presentes equipes da Agefis, CEB, Caesb, Polícia Militar e SLU. A reunião acontecerá às 19 horas, no auditório João de Barro do COSE (antigo CDS).


Lei de Uso e Ocupação
 do Solo será discutida 
nas administrações
GDF realizará encontros nas Regiões Administrativas para debater Lei de Uso e Ocupação do Solo do DF. Legislação reunirá toda a normatização existente hoje sobre o tema
A partir de fevereiro, o Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab), iniciará uma série de reuniões nas Regiões Administrativas com representantes da população para discutir a formulação da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos) do DF. A legislação será formulada por uma comissão que foi designada oficialmente pelo GDF no último dia 24 e terá o objetivo principal de regular, ao mesmo tempo, todas as questões relacionadas ao uso e ocupação do solo, tais como parcelamentos de lotes, afastamentos obrigatórios, taxas de ocupação e áreas de construção.
 Atualmente, essas regras são definidas por várias normas e legislações em separado, como as Normas de Edificação, Uso e Gabarito (NGB), as Planilhas de Parâmetros Urbanísticos (PUR) e os Planos Diretores Locais (PDL). Para Rejane Jung Vianna, coordenadora geral da Luos e assessora especial da Subsecretaria de Planejamento da Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab), a diversidade de regras confunde os cidadãos e os próprios gestores públicos.
 “A variação entre legislações atrapalha. A ideia da Luos é simplificar tudo”, destaca Rejane Jung Vianna. Segundo a técnica, a intenção é fazer com que, além de facilitar a compreensão, a nova lei sobre o tema também respeite as características urbanas de cada cidade do DF.
 Nas reuniões, a população de cada Região Administrativa será representada pelos delegados eleitos durante as últimas conferências das Cidades. “O objetivo é promover a participação popular nesse processo”, afirmou a coordenadora. O cronograma de reuniões em cada cidade está sendo definido pela Sedhab.

Câmara aprova criação da
Região Administrativa da Fercal
O Distrito Federal vai contar com mais uma região administrativa. A Câmara Legislativa aprovou no mês passado, o projeto de lei n° 684/2011, do Poder Executivo, que cria a Região Administrativa da Fercal, a 31° do DF. Conforme mensagem encaminhada pelo governador Agnelo Queiroz, a medida tem por finalidade fortalecer “as ações do governo junto à comunidade da Fercal, tendo em vista que já se estabeleceu no local um núcleo habitacional com características urbanas”, explica o governador.
Com uma população de 30 mil habitantes, a região da Fercal é uma das maiores arrecadadoras de ICMS do DF, devido a concentração das fábricas de cimento. Mas a região não vê estes impostos serem revertidos em melhorias para a população, que carece de serviços nas áreas de saúde, educação, esporte, lazer, segurança, infra estrutura, transporte.
História - A região, originalmente formada por fazendas, foi visitada pelos antigos bandeirantes paulistas em busca do ouro no século XVIII,  como denota a região do Córrego do Ouro.
Em 1956, com a criação da primeira fábrica na área, houve o início da formação dos atuais núcleos populacionais. A Fertizantes Calcário - Fercal deu origem ao local, que hoje é composto por várias empresas de cimento, pedreiras, usinas de asfalto.
A Fercal pertence à Área de Proteção Ambiental do Cafuringa, e à Área de Proteção Ambiental (APA) do Planalto Central. Atualmente possui uma média de 25 mil habitantes. Diversos visitantes são atraídos pelas belezas naturais que propiciam a prática do ecoturismo, e de esportes radicais como bicicross, motocross, mountain bike, trilhas ecológicas, dentre outros.
Na área urbana existe comércio, igrejas, escolas, postos de saúde e posto policial. A região possui também um valor histórico-cultural com suas fazendas antigas, e as festas tradicionais como as Folias do Divino, Folia de Reis, Festa da Padroeira, Festas Juninas, Catiras e Quermesses.

Moradores da Vila
RABELO SÃO TRANSFERIDOS 
Vila Rabelo – Após anos de descaso, o governo conseguiu negociar de forma pacífica a transferência para a Vila Buritis, em Sobradinho II, de 163 famílias que viviam há mais de 10 anos em área de risco de desmoronamento na região da Vila Rabelo II, também em Sobradinho II.
Já como parte do processo de regularização da Vila Buritizinho, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab) está revisando os processos dos cerca de 700 lotes existentes na área.
Com relação à Vila Rabelo, nos próximos dias, o GDF irá emitir 183 termos de concessão de uso (TCU) para os moradores da área que foram removidos por estarem em áreas de risco, além de famílias da Vila que possuem pessoas com deficiência.
Com o documento em mãos, esses moradores poderão solicitar o alvará de construção junto à Administração Regional de Sobradinho II, além da instalação de água e luz. Todos os habitantes da Vila Rabelo poderão receber o termo, desde que estejam em conformidade com a política habitacional do Distrito Federal.
Alguns processos sobre o assunto estão sendo analisados pela Divisão Especial de Repressão aos Crimes Contra a Administração Pública (Decap). A Codhab solicitou cópia autenticada para que possa dar continuidade aos trabalhos.

REGULARIZOU, É SEU!
Sedhab lança site sobre regularizações
A Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab) lançou o site “Regularizou, é seu” — www.regularizar.df.gov.br, que vai disponibilizar informações sobre a regularização de condomínios, cidades, terrenos de templos e entidades de assistência social no Distrito Federal, além de um link sobre escrituras.
“O nosso objetivo com a criação do site é sistematizar as informações sobre os processos de regularização no DF disponíveis em vários outros meios”, declarou o secretário de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, Geraldo Magela. Na ocasião, o secretário pontuou que a plataforma não é uma ferramenta acabada e que será aprimorada a partir das demandas que vierem dos usuários. Para tanto, a interatividade acontecerá por meio do envio de dúvidas que serão respondidas em no máximo 72 horas.
A parceria entre o Governo do Distrito Federal e o Judiciário foi enfatizada pelo secretário Magela. “Com o site, o governo cumpre uma das exigências do Protocolo de Intenções assinado entre os poderes visando agilizar os processos de regularização”. O documento foi assinado entre o GDF, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e a Associação dos Notários e Registradores do Distrito Federal (Anoreg- DF).
O controle social da informação foi a tônica da fala do subsecretário de Regularização, Chico Floresta. “Esta é uma aspiração de longa data da população, que poderá acompanhar o andamento das regularizações”, frisou o subsecretário.
Por meio do site Regularizou, é seu! a Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab) disponibilizará à população informações sobre as diversas faces da regularização: fundiária, urbanística, ambiental de um determinado parcelamento. Isso será possível por meio de uma ação conjunta entre os órgãos envolvidos: Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab), Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap), Grupo de Análise e Aprovação de Parcelamentos de Solo e Projetos Habitacionais (Grupar), Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri) e a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
O objetivo é atuar de forma ampla para a regularização do DF por meio de ações transparentes e dentro de um marco legal que compreende a legislação distrital e federal sobre o tema.

Passe Livre Estudantil
Na primeira semana de funcionamento dos 10 postos, localizados em diversas
cidades do Distrito Federal, DFTrans realizou mais de 10,6 mil atendimentos

A autarquia Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) realizou, entre os dias 9 e 16 de janeiro, mais de 10,6 mil atendimentos nos dez postos que atendem aos estudantes beneficiários do Passe Livre Estudantil. Mais de 145 mil solicitações devem ser realizadas ao longo das próximas semanas, sendo que o ano letivo para os alunos da rede pública começa no dia 8 de fevereiro e para os da rede particular, no dia 30 de janeiro. Dos 10.628 mil atendimentos, 1.130 foram para solicitar novos cadastros e 9.498 fizeram alguma alteração de cadastro ou de linhas utilizadas.
 Segundo o diretor-técnico do DFTrans, Lúcio Lima, ao longo da primeira semana de atendimento, não ocorreram longas filas ou atrasos no atendimento. Ele salientou que os alunos devem aproveitar o período de férias para poder antecipar suas demandas junto aos postos e evitar fazer o procedimento na última hora.
 Os dez postos - que funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, e por prazo indeterminado - atendem aos novos alunos e aos que precisam atualizar seu cadastro. Há duas categorias de postos: os de atendimento, localizados em Ceilândia, Planaltina, Rodoviária do Plano Piloto e Rodoferroviária, fazem a captação de documentação e atualização cadastral; e os de atendimento e recarga, em Samambaia, Gama, Taguatinga, Sobradinho, SCS e Conic, que além da captação da documentação e da atualização cadastral, realizam também a emissão e recarga dos cartões do Passe Livre Estudanti

Bolsa Família terá
 complemento do GDF
Iniciativa atenderá famílias com renda mensal inferior a R$ 100 por 
pessoa e tem o objetivo de acabar com a extrema pobreza no DF.
Adicional começa a ser pago a partir de fevereiro
O Governo do Distrito Federal (GDF) complementará o valor de R$ 70 pago pelo Programa Bolsa Família (PBF), iniciativa do Governo Federal para transferência de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. A medida é possível graças à aprovação da Lei nº 4.737, de 29 de dezembro de 2011, de autoria do Executivo.  Com isso, cada família cadastrada no DF terá sua renda mensal de, no mínimo, R$100 por integrante. O valor adicional pago será definido de acordo com a renda mensal de cada família incluída no programa e irá variar conforme os critérios definidos na lei, que aguarda regulamentação.
 A complementação do Bolsa Família faz parte do Plano pela Superação da Extrema Pobreza – DF Sem Miséria, lançado em junho de 2011 pelo governador Agnelo Queiroz. O objetivo do programa é instituir políticas de transferência de renda, formação de mão de obra qualificada e garantia de acesso da população a serviços públicos de qualidade, para erradicar a pobreza extrema no Distrito Federal.
 “O nosso governo está empenhado em reduzir as desigualdades no Distrito Federal. Estamos trabalhando para erradicar a pobreza extrema no DF até 2014”, afirma o governador Agnelo Queiroz. Segundo aSecretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), responsável pela gestão do programa no DF, as famílias aptas a receberem a complementação e inscritas no Bolsa Família terão acesso ao valor adicional a partir de fevereiro. O impacto desse complemento no orçamento do DF será de cerca de R$ 123 milhões por ano.
 A Sedest, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), estima que 150 mil pessoas no DF atendem aos requisitos para receber o adicional do programa, ou seja, possuem uma renda per capita mensal inferior a R$ 100.
 Inscrições – Atualmente, 50 mil famílias do DF estão cadastradas no programa. Para participar, as famíliaspoderão solicitar o cadastramento no telefone 156, agendando visita a uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
 Aqueles que estão cadastrados no Bolsa Escola ou Bolsa Social e recebem o benefício pelo BRB devem procurar o CRAS mais próximo de sua casa, com urgência, para fazer a atualização cadastral, observados os critérios do PBF, e assim receber a complementação da renda. O agendamento também pode ser feito pelo serviço 156.
 O MDS considera que, com a nova lei, o DF será a primeira unidade da Federação a superar, por meio da transferência de renda, a extrema pobreza.
Cadastro Único – Durante o lançamento do DF – Sem Miséria, o governador também assinou um projeto de lei que estabeleceu o Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal, para identificar pessoas extremamente pobres no DF. A existência de uma listagem única de beneficiados com os programas sociais é fundamental para garantir a idoneidade do processo e evitar a duplicidade de benefícios.  A Sedest realiza a atualização cadastral a cada dois anos, quando realiza um acompanhamento de como está a situação da família e se o benefício ainda é necessário.

Vanessa da Mata lota 
Ginásio de Esportes
Cantora apresentou repertório de sucessos
e encantou cerca de 4 mil pessoas

Sobradinho recebeu no último sábado (28/01) um grande show. A mato-grossense Vanessa da Mata fez uma apresentação para ninguém botar defeito – Distribuiu sorrisos, dançou radiante e cantou os sucessos que a consagraram. A platéia foi atração à parte, formando um coro impecável a cada canção interpretada por Vanessa.
O rapper Gog e o Grupo Luz do Samba também se apresentaram neste evento que integrou a programação do 1º Festival Internacional de Artes de Brasília (Festiarte). Gog foi o primeiro a pisar no palco e fez uma apresentação visceral. Com um repertório repleto de clássicos do gênero, o Grupo Luz do Samba fechou a noite com chave de ouro, embalando os presentes até a madrugada de domingo.

Ufa! Estádio terá mesmo
o nome de Mané Garrincha*
Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha será assim na parte interna
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, anunciou hoje aquilo que todos os torcedores de futebol esperavam: o novo estádio vai se chamar Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Ou seja, os burocratas de plantão desistiram de tirar o nome de um dos maiores jogadores da história do futebol do nome do estádio, que vai abrir a Copa das Federações, no ano que vem, e abrigar jogos da Copa do Mundo, em 2014.
A vitória é de todos os torcedores que se uniram na defesa da preservação do nome de Garrincha no estádio. Algumas manifestações chegaram a ser feita e este blog engrossou o coro dos descontentes com os burocratas. Agora, o nome de Garrincha estará estampado no portal de um dos mais belos estádios entre os que abrigarão a Copa do Mundo de 2014.
O Estádio Mané Garrincha será o primeiro na história a receber o certificado máximo de sustentabilidade. O selo Leed Platinum é reconhecido internacionalmente e garante que o estádio será sustentável em níveis consideráveis. Atualmente, nenhum estádio de futebol no mundo possui esse selo.
O conceito de arena verde começou ainda na criação do projeto do novo estádio. Na construção estão sendo usados materiais recicláveis ou reciclados. Tudo o que saiu do antigo estádio foi reaproveitado na própria obra ou doado a cooperativas de reciclagem do DF. Com a derrubada da última arquibancada, por exemplo, o entulho foi transformado em brita para ser reutilizado na concretagem do piso da arena.
Depois de pronto, o estádio terá captação de energia solar e de água da chuva. A arena será capaz de gerar 2,5 megawatts de energia, o que corresponde ao abastecimento de mil residências por dia.
Um estádio desse padrão, obviamente, não poderia deixar de homenagear um jogador talentoso, divertido e popular como foi Garrincha. Parabéns ao Governo do Distrito Federal pela decisão sensata. Agora, só falta conquistarmos o hexacampeonato.
*Fonte: zecablog – zecabarroso.blogspot.com


Regulamento da Seleção
CONCURSO MUSA DO CANDANGÃO 2012

Musa do Candangão, concurso anualmente promovido pelo Portal Esporte Candango, será realizado de janeiro a maio de 2012 e visa escolher a nova modelo de beleza do futebol candango.
1- Quem pode participar
1.1. Qualquer pessoa do sexo feminino, com idade a partir de 16 anos e residente no Distrito Federal e entorno. A seleção de candidatas menores de 18 anos ficará condicionada à anuência dos pais ou responsáveis.
2- Da Inscrição
2.1. Para participar, as interessadas, uma vez preenchidos os requisitos descritos no item 1.1, deverão enviar um e-mail para o endereço:musas2011@esportecandango.com.br, onde deverão ser informados os seguintes dados:
- Nome completo
- CPF
- RG
- Idade
- Data de nascimento
- Altura
- Peso
- Cor dos olhos e dos cabelos
- Tamanho do manequim
- Clube que deseja representar
- Endereço
- Telefone
- E-mail
2.2. No e-mail de inscrição deverão estar inseridas 02 (duas) fotos, com tamanho mínimo de 640x480 px no formato .BMP ou . JPG, sendo uma foto de rosto e outra foto de corpo, usando maiô ou biquíni.
2.3. Não serão aceitas inscrições sem as duas fotos inseridas.
2.4. A candidata poderá se inscrever para representar somente 01 (um) dos dez clubes listados no item 3.2.
3- Da Seleção das Candidatas
3.1. Será escolhida por uma comissão julgadora do Portal Esporte Candango 01 (uma) candidata para cada um dos clubes de futebol do DF e entorno participantes do campeonato da primeira divisão de 2012, totalizando 10 (dez) candidatas.
3.2. Os Clubes do Candangão 2012 são:
- Atlético Ceilandense
- Botafogo-DF
- Brasiliense
- Brazlândia
- Ceilândia
- Formosa
- Legião
- Luziânia
- Gama
- Sobradinho
3.3. Ao final da seleção, as candidatas que representarão cada um dos dez clubes serão submetidas ao Voto Popular (Internet, Rádio e TV), durante a realização do campeonato candango de futebol profissional da primeira divisão, entre janeiro e maio de 2012, cuja votação e divulgação do resultado serão realizadas e divulgadas através do Portal Esporte Candango, e irá apontar, 01 (uma) ganhadora, que será declarada Musa do Candangão 2012.
3.5. As regras para votação, pontuação e normas gerais para realização da escolha da candidata vencedora, bem como a premiação à qual terá direito, serão divulgadas após a escolha de cada uma das representantes dos clubes.
3.6. A divulgação das candidatas selecionadas será realizada exclusivamente através do endereço: www.esportecandango.com.br













Nenhum comentário: