PESQUISA NO BLOG

segunda-feira, 11 de março de 2013

COPA DAS CONFEDERAÇÕES


Brasília passa por última vistoria técnica antes da Copa das Confederações 2013

  Evelin Campos, da Agência Brasília
Brasília passa por última vistoria técnica antes da Copa das Confederações 2013Foto: Brito
Governador Agnelo Queiroz abriu reunião, no Palácio do Buriti, com equipe formada por cerca de 60 profissionais da FIFA e do COL. Grupo também percorreu o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha
A FIFA e o Comitê Organizador Local (COL) realizaram, neste domingo (10), a última vistoria no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha para a Copa das Confederações. O governador Agnelo Queiroz abriu a reunião técnica do grupo, formado por cerca de 60 profissionais de 17 áreas, no Palácio do Buriti. Depois, a comitiva partiu para a visita às obras da Ecoarena.

"Estamos muito otimistas com a proximidade da Copa das Confederações. Vamos sediar a abertura deste grande evento, no dia 15 de junho, e receber turistas do mundo inteiro. Para isso, temos certeza que cumpriremos o cronograma de construção do estádio, que será uma obra fantástica e funcional", destacou o governador.

Durante a reunião, a equipe assistiu a uma apresentação sobre a execução dos itens do estádio, como instalações elétrica e hidráulica, assentos e cobertura. Outro assunto abordado foi o calendário dos eventos-teste. A previsão é que o estádio receba, em 18 de maio, a final do Campeonato Brasiliense de Futebol. Um clássico da primeira divisão do Campeonato Brasileiro, no dia 25 de maio, entre Flamengo e Santos, está em negociação.

A construção do estádio está 90% concluída. A arena será inaugurada em 21 de abril de 2013, data do aniversário de Brasília. A cidade receberá o jogo de abertura da Copa das Confederações, entre Brasil e Japão. "Estamos cumprindo todas as etapas dentro do cronograma e com todos os cuidados para que os eventos-teste sejam um sucesso e possamos chegar (à Copa das Confederações) preparados", ressaltou o secretário Extraordinário da Copa em Brasília, Claudio Monteiro.

Também participaram da reunião e da visita a secretária Extraordinária de Comunicação Social para a Copa, Samanta Sallum; a diretora de Obras Especiais da Novacap, Maruska Lima; o coordenador da Secretaria Extraordinária da Copa, Sérgio Graça, e o arquiteto responsável pelo projeto do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, Eduardo Castro Mello.

Vistoria operacional – Esta foi a terceira visita realizada pela equipe da FIFA e do COL a Brasília. Hoje e amanhã (11), o grupo vai avaliar aspectos logísticos. "Nosso objetivo é detalhar os planos operacionais, como, por exemplo, as condições para o fluxo de atletas e do público, a localização dos seguranças e o abastecimento dos camarotes. Tudo para que os eventos sejam organizados", explicou o gerente geral da Integração Operacional do COL, Tiago Paes.

Segundo o chefe do Escritório da Copa do Mundo da FIFA 2014 no Brasil, Chris Unger, o planejamento operacional será concluído em dois meses. "Estamos trabalhando intensamente para garantir uma abertura grandiosa", afirmou Unger. "Esse estádio, sem dúvida um dos mais bonitos da Copa, vai atender a todos os critérios sem complicações. Tenho certeza de que teremos um evento do jeito que o Brasil e sua capital merecem", acrescentou Tiago Paes.

Andamento das obras – A execução da cobertura é um dos destaques da construção. Atualmente, está em andamento a terceira fase, que consiste na instalação da membrana. Os 90 mil m² de material estão divididos em duas camadas: uma superior e outra inferior, como uma espécie de forro.

A película principal está sendo instalada no topo da cobertura, repartida em 48 módulos. Desses, 17 já estão posicionados. A montagem da lona é realizada por duas equipes, com cerca de 100 operários. A previsão é que a cobertura seja concluída até o fim de março.

A dupla camada traduz o comprometimento do GDF em erguer uma Ecoarena que será a primeira do mundo a obter certificação máxima de sustentabilidade, o selo Leed Platinum. A membrana da cobertura está alinhada a esse conceito: em função da tecnologia empregada, quando exposta ao sol, decompõe a poluição do ar na quantidade equivalente à produção de mil carros por dia. A cobertura branca também libera a passagem de iluminação natural e reflete os raios solares, o que reduzirá o calor interno e a necessidade do uso de ar-condicionado ou outro tipo de ventilação artificial. A dupla camada de cobertura é, portanto, um investimento que resultará em economia na manutenção futura da Ecoarena.

Entre as etapas restantes estão a colocação dos assentos, do gramado e dos dois conjuntos de placares eletrônicos. Todas as cadeiras já foram fabricadas. Grande parte do concreto das arquibancadas está furado para a instalação dos parafusos de fixação dos assentos.

Um dos diferenciais da Ecoarena, que possui 71 mil assentos, é a distância de apenas 7,5m do campo de futebol e seu rebaixamento em 4,8m de sua altura original, o que permitirá maior visibilidade em todos os pontos do estádio e dará à torcida a impressão de estar praticamente no gramado.

Nenhum comentário: