PESQUISA NO BLOG

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013


Nota de esclarecimento

  Secretaria de Comunicação Social
Informações à Rede Globo
Em referência à matéria veiculada hoje no DFTV 1ª Edição, sobre o número de cargos comissionados no GDF, informamos que a Secretaria de Estado de Comunicação Social não foi procurada pela reportagem e solicitamos a divulgação dos seguintes esclarecimentos:
 
Em dois anos, a atual gestão do GDF reduziu muito o número de cargos comissionados na Administração Pública. O total de servidores sem vínculo efetivo caiu de 20 mil, em janeiro de 2011, para 14 mil hoje.
 

A Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom) tem uma estrutura extremamente enxuta, sendo uma das menores do GDF. A Secom conta hoje com um total de 60 funcionários, sendo 56 sem vínculos – o que representa 0,4% do total de comissionados de todo o GDF.
 

Nenhum dos servidores da Secom foi contratado por indicação política. Não há, na estrutura, funcionários com relações partidárias, a começar pela secretária de Estado de Comunicação Social, Samanta Sallum. A Secom utiliza critérios exclusivamente técnicos, baseados em experiência profissional, análise curricular e entrevistas, para preencher seus quadros – que são altamente qualificados.
 

Infelizmente, a Secom tem número reduzido de servidores concursados por falta de opção, devido à omissão dos governos anteriores, que se recusaram a promover concursos públicos para o preenchimento de cargos de jornalistas, fotógrafos e outros profissionais da área de Comunicação Social. Os servidores concursados existentes nesta área na ativa hoje são pouquíssimos.
 

A atual gestão, no entanto, vem empreendendo todos os esforços necessários para recuperar o setor. Há um ano e meio, a Secom passou por uma reestruturação. Por meio do Decreto nº 32.716, de 1º de janeiro de 2011, a atual gestão separou a Comunicação Social da Publicidade Institucional, criando as secretarias de Estado de Comunicação Social e de Publicidade Institucional com suas atuais atribuições.
 

Informamos, por fim, que outro encaminhamento dado por essa gestão, e que permanece em andamento, foi iniciar os estudos necessários à realização de concurso público para a contratação de jornalistas e outros profissionais de Comunicação Social para assumir vagas nos diversos órgãos do GDF.

Nenhum comentário: