PESQUISA NO BLOG

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

VOLTA ÀS AULAS


Operação Volta às Aulas 

reforma escolas do DF

  Leandro Cipriano, da Agência Brasília
Operação Volta às Aulas reforma escolas do DFFoto: Acacio Pinheiro
Cerca de 60 unidades já tiveram as estrutura
 recuperadas. Expectativa é que as manutenções mais
complexas estejam prontas até fevereiro de 2013
Para garantir a melhor qualidade do ensino, o Governo do Distrito Federal antecipou os serviços de manutenção de 392 escolas da rede pública, na operação Volta às Aulas 2013. As obras mais complexas, como revisão do sistema hidráulico e elétrico, reparos nos telhados, pisos e pinturas, estão sendo realizadas durante o recesso. Desde o começo de dezembro, 60 escolas já tiveram sua infraestrutura recuperada.

Neste ano, as escolas do DF receberam investimento de R$ 32 milhões para obras de manutenção. Desse total, R$ 5,3 milhões foram destinados à operação Volta às Aulas. O objetivo é realizar as principais revitalizações, prevenir o desgaste e conservar a estrutura das escolas, para que os cerca de 500 mil alunos do DF tenham um ambiente acolhedor, capaz de atender às necessidades educacionais. Os reparos serão concluídos em fevereiro de 2013.

"Para não atrapalhar os alunos, programamos a manutenção durante as férias escolares. Já estamos finalizando as 60 primeiras escolas e vamos continuar as reformas mais pesadas até fevereiro. Depois disso, os reparos menores serão feitos ao longo do ano", explicou a subsecretária de Logística da Secretaria de Educação, Reuza Durço.

Antes do início da operação, o GDF já realizava vistorias periódicas nas unidades de ensino do Distrito Federal. Um exemplo foi o Centro Educacional 1 do Cruzeiro, que precisou ter parte da sua estrutura demolida antes do início das reformas, que estão em fase de finalização.

Investimentos – Em dois anos de gestão, a rede pública de ensino do Distrito Federal foi contemplada com várias iniciativas. Ao todo, 303 escolas já tiveram algum reparo prestado pelo governo.

Nesse período, o GDF também construiu e entregou três unidades de educação infantil de tempo integral em São Sebastião, Estrutural e Brazlândia, e mais três estão prontas para serem inauguradas no começo do ano letivo em Planaltina, Riacho Fundo e Samambaia. Em 2013, serão iniciadas obras em 31 centros de educação de primeira infância (creches) no Distrito Federal. No total, o GDF quer entregar 116 centros, com cerca de 300 vagas cada.

Nenhum comentário: