PESQUISA NO BLOG

terça-feira, 5 de novembro de 2013

ExpoARTE

 

ExpoARTE na Administração



No periodo de 01 a 08 de novembro, os artistas plásticos  TOM MELO, ARLINDO CASTRO e MAURÍCIO NOBREGA estão mostrando os seus trabalhos nos corredores da Sede da Administração Regional de Sobradinho. VALE A PENA CONFERIR EVALORIZAR AOS ARTISTAS DA CIDADE.

 Perfil do Artista

Antônio Melo da Silva Filho (TOM MELO)

Artista plástico, natural de Teresina – Piauí, residente em Brasília há mais de 20 anos, envolvido com o mundo das artes desde 1995.
Autodidata, percorreu seu caminho em busca de viverda arte, em 1995participou da criação da feira de artesanato de Sobradinho – DF, fazendo parte também da montagem de eventos culturais com música, teatro e poesia.
Participou da feira da Torre de Brasília junto à Associação de artistas de Sobradinho – DF.
Com a experiência adquirida, montou a loja Arte Serrana, onde seguiu com a proposta de moda e decoração, também abrindo espaço para os artistas locais apresentarem seus trabalhos bem como, sarau, música e poesia.
Em 1999, participoudo grupo Moda e Tradição, criado pelo SEBRAE, confeccionando a modelagem de vestuário e estampas em Batik, promovendo desfiles em Brasília e São Paulo.
No ano de 2000 realizou quatro exposições com telas em acrílico, luminárias em troncos e esculturas em cerâmica, em Teresina – PI, nos meses de janeiro, abril, julho e agosto.
Em 2004, abriu o restaurante Art Pub onde montou um espaço com cardápio exótico,galeria de artes, música e poesia.
Em 2009,ministrou no Encontro feira das Sementesprojeto da Embrapa realizado na aldeia dos índiosKrahôs, no estado de Tocantins, oficinas de pintura em tecido, sendo pintura a mão livre, transferência de carimbos e Batick, técnica de criar estampas que utiliza como matéria prima a cera de abelha.  
Realizou em escolas públicas no ano de 2010, oficinas de arte onde ensinava as crianças de 4 a 10 anos técnicas de transferência de carimbos com tinta de serigrafia.
Entre 2007 e 2009 fez parte dos eventos culturais realizados pelo T- Boneno projeto Açougue Cultural, expondo e pintando camisetas ao vivo.
De 2010 a 2013 realizou exposições em restaurantes, shows e encontros de moto clubes.

Perfil do Artista

Maurício Nóbrega

 O artista Maurício Luís Nóbrega nasceu na cidade satélite de Sobradinho, no ano de 1965, onde passa toda a sua vida.
Como estudante de escola pública, aos 10 anos, participou da Feira de Artes e Ciências de Brasília, onde ganhou o 1o prêmio na sua categoria e de lá para cá não parou de fazer sua arte.
Logo depois participou de várias amostras em Sobradinho, tais como:
§  1a Coletiva dos Artistas Plásticos de Sobradinho – no antigo Galpão João-de-Barro;
§  Biblioteca Comunitária de Sobradinho;
§  Administração Regional de Sobradinho;
§  Abertura da Galeria de Artes de Sobradinho – Galeria Vincent Van Gogh.
Passando 12 anos de sua vida dedicados ao desenho artístico publicitário em diversas agências de comunicação de Brasília sem nunca deixar sua arte, que vai do clássico ao surreal, de lado. Neste período teve seus trabalhos vendidos para colecionadores na Alemanha, Itália e também em alguns estados brasileiros.
Atualmente está mais voltado ao trabalho artístico, uma vez que não se vê fazendo outra coisa.
A arte do mosaico bizantino apresentado por sua irmã, a artista plástica, Marlene Nóbrega, também lhe dá forças para ir em frente, mas sua maior realização e passar o pouco que sabe para outras pessoas e aprender com elas.
Como ele mesmo diz: “– A arte é para todos, ao alcance de todos, sem restrições, é também um meio de inclusão do cidadão à nossa diversidade cultural seja ela falada, escrita, cantada, pintada, esculpida, representada, enfim em todas as suas mais autênticas formas.”.
“Não basta fazer a arte, é preciso vivê-la em sua plenitud   

PERFIL


Arlindo Castro
Por Léo Arlé

Artista que acompanho passo a passo, revendo o seu trajeto. Fiquei surpreso que cada fase é bem representativa no seu universo pleno. Onde suas mãos cavam a terra à procura da argila para erguer trabalhos em ceramicas. Insatisfeito desenha com traço agil saturado de emoção. Busca interminavelmente a razão de seu viver e se surpreende com o seu proprio trabalho. Ser ou não ser essa é a premissa que encobre a sua verdade, que abafa a suas palavras e no silencio dá continuidade ao seu projeto ousado, o de ser artista por  amor a arte. Seria utopia?
Estuda os mestres, aprende a utilizar o forno de alta temperature e que ele mesmo constroi. Estuda os detalhes para desvendar os segredos milenares. E, todo o processo induz a ele a chegar a construção do forno. Encontra leis que obedecem aos espaços, as correntes de ar quente e frio. Consulta livro sobre o assunto, esbarra em pigmentos naturais, escolhe cores, esmalta, faz e continua a fazer!
Depois vem o  intervalo onde a vida exige reflexão, pausa para respirar! Cada trabalho será sempre de uma nova experiencia e consequentemente percebe ele que a vida passa. Fica contra o relógio, elimina o calendário, descobre valores, impõe. Muitas vezes fui ao seu ateliê, que é lugar aprazivel cercado de arvores e pássaros, levaram o meu alento. Procurei apenas mostrar-lhe o seu caminho, pois ele  já estava pronto, sabia mexer com os instrumentos, pinceis, tinta, lapis e etc.
Fiz com que ele acreditasse que todos os artistas são únicos, carrega em seus sentimentos verdade, trabalho com lúdico, com a imagem, que antes estava adormecida no seu insconciente. Sua palheta rica em cores reverencia os grandes mestres do impressionismo. Recorre ao passado, confronta com a sua época. Na figura humana ele consegue dá voz aos personagens. No seu inconsciente percebe a missão cumprida, porém é uma tarefa inacabada e deixa tudo acontecer a rivelia. Fica para nós expectadores uma interrogação. Ele próprio não sabe o trabalho que vem para o future. E, tudo conspira a seu favor, justificando que acima de tudo a sua meta é chegar a expressão máxima do belo.

                                      Outros Registros
                               






Confira a programação geral do 9o CaraECULTURANEGRA
O Instituto MARKA apresenta o 9a edição do CaraECULTURANEGRA -
Festival de Arte e Cultura Negra - no período de 15 a 30 de
novembro. Serão 15 dias de intensa programação com shows musicais,
exposições educacionais, fotográficas e de artes plásticas, visitas guiadas,
oficinas, palestras, espetáculos de teatro e dança, mostra de cinema, entre
outras atividades, promovendo o acesso gratuito à nossa história a milhares de pessoas que circularão pelos vários espaços da cidade de Brasília.

  ABRAÇANDO AO MEIO AMBIENTE


         Sobradinho, cidade serrana, cidade dormitório, cidade saudável, cidade arte, cidade natal de tantos que aqui estão a dedicar sua vida e construir sua família.
         Em visita realizada na Quadra 01 Conjunto E1, deparamos com a força da comunidade e em especial do morador Senhor Antônio Moura, incansável idealizador de uma qualidade de vida melhor e um meio ambiente mais saudável para todos nós, onde  através do seu esforço e dedicação, vem plantando e cuidando de mudas de árvores frutíferas ali plantadas com muito carinho e dedicação.
         Precisamos conscientizarmos que o meio ambiente está no meio da gente e isso não é utopia e sim a nossa real realidade que a nossa futura geração terá que passar e compartilhar todos os benefícios de uma vida sustentável para nosso planeta.
         A semente será plantada, caberá  a humanidade dar continuidade em sua preservação e multiplicação, para que possamos ter um dia melhor.
         A ONG MUDA VIDA, através de parcerias voluntárias  com Administração Regional de Sobradinho, Administração Regional de Sobradinho II e o Governo do Distrito Federal, vem realizando atividades voltadas para um desperta ambiental, juntamente com a comunidade local interessada em um meio ambiente  equilibrado e saudável para todos .

            NILTON DE CASTRO LOPES
Geógrafo, Ambientalista e Presidente da ONG MUDA VIDA 84124804- 96432024






Nenhum comentário: