PESQUISA NO BLOG

quarta-feira, 23 de maio de 2012


Operação Tapa-Buracos 

será intensificada

  Da Redação, com informações da Novacap
Operação Tapa-Buracos será intensificada
Recursos aprovados na Junta de Execução Orçamentária 
serão destinados a melhorias no asfalto do DF 
durante o período de estiagem
Oito construtoras, contratadas por meio de licitação, intensificarão as atividades de recuperação da malha asfáltica do Distrito Federal. A Operação Tapa-Buracos, que é permanente, ganhará reforço orçamentário para garantir que as ruas do Distrito Federal cheguem ao período de chuvas livres de buracos. Um total de R$ 12 milhões será investido nesta força-tarefa, que começa ainda esta semana e deve durar até o fim de junho.


“A ideia é que a gente consiga atender todas as cidades do DF e, assim que os recursos forem liberados, possamos intensificar as operações”, destacou o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Nilson Martorelli. A previsão é de que a verba seja liberada até quinta-feira (24).



Os serviços de recuperação da malha asfáltica serão intensificados em todas as regiões administrativas e serão divididos entre as construtoras, por área, apenas nas vias urbanas, que são de responsabilidade da Novacap. As vias Epia, EPGU, EPTG, EPNB e Estrutural, por exemplo, são responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e não estão incluídas na operação.



Junta de Execução Orçamentária - Em apenas duas reuniões, a Junta de Execução Orçamentária (JEO) já aprovou um montante de R$ 254.618.000 para investimento em infraestrutura e assegurar a conclusão das obras em andamento.



A JEO nasceu em março deste ano, por ocasião da criação da Casa Civil, para aprimorar a aplicação do Orçamento do Distrito Federal. Em 2012, tendo em vista que o Orçamento já estava aprovado, a JEO atua de forma a propiciar o emprego de recursos nas prioridades do GDF. Para tanto, a análise das ações e políticas prioritárias e a busca das garantias orçamentárias para executá-las são feitas sistematicamente.



Para a execução do Orçamento 2013 e 2014, as decisões da Junta serão fundamentais para assegurar que as prioridades do governo sejam plenamente executadas e, dessa forma, atender as demandas da população. Alguns exemplos são as construções de ciclovias, de albergues no Sol Nascente, de dois centros de internação de adolescentes em conflito com a lei e a recuperação estrutural de vias em todo o Distrito Federal.



Outra preocupação da JEO é buscar recursos para financiar a retomada de obras e concluí-las com rapidez e eficácia, bem como realizar a restauração do patrimônio público.



A adoção de cuidados básicos com as cidades do DF, com a execução de políticas públicas de conservação, preservação e revitalização são outras funções da Junta. Em todas as cidades serão realizados serviços como iluminação pública, pintura de faixas, meios-fios, limpeza, preservação de área verde, reconstrução e construção de calçadas, instalação, substituição e limpeza de boca de lobos, além de operações tapa-buracos.



Qualidade do material – Segundo a Novacap, massa asfáltica produzida no Distrito Federal é de boa qualidade e segue todas as normas técnicas do setor. Os agregados (pó, pedrisco, areia, brita e cimento asfáltico de petróleo) só são liberados após rigorosos testes de qualidade, realizados segundo as especificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Após a aprovação nos testes, os agregados são encaminhados para a usina e, em seguida, é produzida a massa asfáltica.



A Novacap também segue as mesmas normas técnicas para a execução dos serviços de tapa-buracos. O questionamento quanto à sua durabilidade está na estrutura do pavimento no Distrito Federal, que é muito antiga e sempre requer correções. A solução definitiva é o levantamento de toda a estrutura do pavimento – trabalho que é executado pela Novacap – e o seu consequente recapeamento, ação que só poderá ser feita em época de seca.

Nenhum comentário: