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sexta-feira, 9 de maio de 2014

Segurança - Copa

Forças de Segurança realizam último treinamento para escolta de delegações na Copa

  Kelly Ikuma, da Agência Brasília
Forças de Segurança realizam último treinamento para escolta de delegações na Copa Foto: Pedro Ventura
Procedimento merece atenção de motoristas e pedestres

A exatos 34 dias para a Copa do Mundo, homens da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF) e Exército Brasileiro participaram do último treinamento oficial para a escolta de delegações. Apesar de os órgãos se sentirem preparados para a função, uma das maiores preocupações é esclarecer como motoristas e pedestres devem agir durante o procedimento.

"No momento desses deslocamentos ocorrerão algumas intervenções e bloqueios no trânsito, mas é temporário. Pedimos que todos tenham um pouco de paciência, pois é uma festa nossa. Todos devem entender que a escolta com batedor é necessária para que a delegação chegue no horário ao destino, para que dê início a essa festa", informou o comandante da Central de Escoltas da OM, tenente Gilmar Silva.

Participaram da simulação 46 homens, que realizaram o trajeto hotel/estádio e estádio/hotel. Os treinamentos anteriores ocorreram nas rotas aeroporto/hotel e aeroporto/estádio. Está previsto um efetivo de 180 homens entre o fim de maio e o último evento da Copa. O Exército ficará responsável pela escolta dos chefes de Estado; a PRF, pela arbitragem, presidente da FIFA e secretário-geral; e as delegações ficarão a cargo da PM e PRF.

O inspetor Daniel Bonfim, chefe da Comunicação Social do DF e Entorno da PRF, explicou que a coordenação das escoltas ficará por conta da PM, que terá a responsabilidade de fazer o levantamento de todas as informações necessárias e repassar a cada instituição. "Todos recebem o mesmo treinamento, com os mesmos sinais e doutrina, por isso, não existem problemas em trabalharem juntos", relatou.

O trabalho dos motociclistas se divide em três funções durante a realização de uma escolta: a de regulador, que regula a velocidade do comboio e diz o trajeto que ele deve seguir; as pontas, que são os motociclistas que abrem caminho para o comboio e fecham ruas de acesso; e o serrafila, que fica atrás 'ziguezagueando' para impedir que veículos passem pelo comboio ou se aproximem de alguma forma.

O chefe operacional do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) da PM, major Sérgio Robalo, disse que a população deve seguir algumas regras no momento de uma escolta. "Ninguém deve acompanhar um comboio ou furar o bloqueio para evitar que acidentes ocorram. Outro conselho é seguir as ordens do batedor e diminuir a velocidade assim que avistá-lo. Além disso saber que o pedestre perde a preferência se estiver na faixa."
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