PESQUISA NO BLOG

terça-feira, 24 de julho de 2012


Campanha do Agasalho realiza a primeira doação

  Evelin Campos, da Agência Brasília


Campanha do Agasalho realiza a primeira doaçãoFoto: Pedro Ventura
Centro Social Tia Ilda, no Varjão, foi a primeira instituição contemplada pela campanha da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, que já conseguiu mais de 2 mil arrecadações
As 103 crianças do Centro Social Tia Ilda, no Varjão, terão um inverno mais aquecido este ano. A entidade foi a primeira a receber doações da Campanha do Agasalho, organizada pela Subsecretaria de Promoção e Mobilização Social, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania. A entrega dos donativos foi feita na manhã desta terça-feira (24), na própria instituição.

A campanha, que teve início há um mês, já recolheu mais de 2 mil peças, entre agasalhos, cobertores e calçados. O Centro Social Tia Ilda ganhou 250 peças de roupas infantis, 40 casacos e 30 cobertores, além de uma caixa de brinquedos e sapatos. “Fiquei muito feliz quando soube da campanha, pois tudo o que construímos e nossa sobrevivência são graças às doações”, disse a fundadora da entidade, Maria Ilda Julião Ovides.

Para o secretário de Justiça em exercício, Jefferson Ribeiro, ações como essa aproximam o governo da população mais carente. “Decidimos iniciar as doações na creche da tia Ilda pela necessidade e pela história da instituição na comunidade do Varjão. A Secretaria é de Justiça, mas é também de Direitos Humanos e Cidadania”, ressaltou.

Iniciativa permanente – A campanha entrou em sua segunda fase no último dia 16, com a mobilização de síndicos de condomínios, para arrecadação com os moradores. A ideia é que o projeto vá além do período de inverno e se torne constante. “A Secretaria é um intermediário entre quem precisa e quem quer ajudar. Nossa missão é despertar esse trabalho voluntário”, destacou o subsecretário de Promoção e Mobilização Social, Carlos Eduardo Guimarães.

Centenas de pessoas, entre funcionários da Subsecretaria, voluntários e parceiros, estão envolvidas direta ou indiretamente na campanha. Até o momento, estão previstas entregas em mais cinco instituições de regiões distintas do DF, mas as entidades ainda podem se candidatar às doações pelo telefone 2104-1937.

Doações – O trabalho de arrecadação seguirá até setembro, em todas as unidades do Na Hora e do Procon, em academias, igrejas, shoppings centers, pizzaria Pedacinho 108 Norte, na Administração Regional do Guará, no Uniceub e na Academia Club Coat (Setor de Clubes Sul). A Secretaria de Justiça também recolhe o donativo em domicílio: é necessário apenas entrar em contato pelo mesmo telefone.

Solidariedade – O Centro Social Tia Ilda surgiu há 11 anos, quando Maria Ilda Julião Ovides começou a cuidar dos filhos de uma vizinha. A notícia se espalhou, e, com trabalho e doações, o barraco de madeira se transformou em uma creche que atende crianças de quatro a dez anos, nos turnos matutino e vespertino.

No local, as crianças desempenham atividades que vão desde apoio pedagógico e aulas de reforço a brincadeiras. O espaço conta com brinquedoteca, videodeca, refeitório e espaço para descanso. Crianças do Varjão, do bairro de Taquari e do Itapoã, a maioria filhos de mães solteiras, são atendidas pela creche.

Além da tia Ilda, a instituição conta com cinco profissionais: três monitoras, um pedagogo voluntário e uma cozinheira que prepara cinco refeições diárias para as crianças – café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. “Toda terça-feira recebemos, ainda, verduras da Ceasa, doadas pela Secretaria de Agricultura”, contou Maria Ilda.

O Centro Social Tia Ilda fica na Quadra 5, Conjunto A, Lote 7 na cidade do Varjão. Quem tiver interesse em ajudar pode ligar no telefone 3468-5642, das 7h às 18h.

Programação marca Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais

  Secretaria de Saúde

Iniciativa pretende conscientizar a população sobre os riscos e a prevenção para o enfrentamento dos diferentes tipos da doença
Para lembrar o Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais, 28 de julho, a Secretaria de Saúde promove uma série de atividades em vários pontos do Distrito Federal. A programação inclui palestras, testagem para a hepatite C e vacinação contra o tipo B. O objetivo é conscientizar a população sobre os riscos e a prevenção para o enfrentamento dessa doença, que muitas vezes evolui silenciosamente. 

O ponto alto da programação será no próximo sábado, 28, das 9h às 16h, na Escola Classe do P Norte, na Ceilândia - Estrada da Cascalheira S/N vc 311, no Condomínio Sol Nascente. Cerca de 600 alunos – crianças e adolescentes – serão imunizados contra a hepatite B (aqueles que ainda não foram vacinados). Já os pais e a comunidade residente nas imediações da escola, são convidados a participar das atividades e se submeter ao teste rápido para hepatite C – cerca de mil testes serão disponibilizados. Também haverá aconselhamento.

A programação do Dia Mundial teve início no dia 14, quando cerca de 500 trabalhadores que atuam na construção do Estádio Mané Garrincha foram testados e vacinados. Nessa terça-feira, profissionais de serviços gerais do Laboratório Central do Distrito Federal (Lacen) participaram de palestra, testagem rápida para hepatite C e aconselhamento. Na quarta-feira, 25, das 9h às 13h, serão disponibilizadas 150 doses de vacina e 150 testes rápidos para taxistas, numa ação conjunta com o SEST/SENAT, Departamento de Permissão e Concessão, no Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte - SAAN. Já na sexta, dia 27, das 14h às 16h, haverá aconselhamento, discussão em grupo e educação em saúde durante encontro com portadores de hepatites virais e familiares, na Unidade Mista da Asa Sul (Hospital-Dia, 508 Sul).

Dados – A Secretaria de Saúde do DF registrou este ano 82 casos de hepatite C e 68 casos de hepatite B. Somando-se aos números apurados desde 2007, foram notificados 1.081 de hepatite C e 872 casos de hepatite B. Segundo a diretora da Vigilância Epidemiológica, Sonia Geraldes, o diagnóstico e o tratamento são feitos em qualquer unidade da rede pública de saúde do Distrito Federal. Estima-se que cerca de 0,8% da população esteja infectada com hepatite C e 0,3% com hepatite B e grande parte não sabe que está doente. 

A hepatite é basicamente uma inflamação no fígado. Existem vários tipos da doença com gravidade variável, dependendo do estágio em que é detectada e a forma como é tratada. “As hepatites podem ser causadas por vírus e os tipos mais comuns são as tipo B e C”, explica a diretora. A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível que também pode ser contraída em estúdios de tatuagem e piercing sem higiene, por quem compartilha seringas no uso de drogas e por transfusão de sangue. A doença pode ser transmitida, ainda, da mãe para o bebê, durante a gravidez. 

Segundo Sonia Geraldes, a transmissão por transfusão de sangue quase não existe mais. “Esse é um risco que desapareceu depois de 1993, quando o sangue dos doadores passou a ser testado”, afirma a diretora. Por ser uma doença assintomática, a hepatite apresenta sintomas como cansaço, mal-estar ou dores abdominais. Sônia Geraldes explica que a hepatite B é diagnosticada por meio de exame de sorologia (exame de sangue), feito em toda a rede pública. A prevenção também é realizada nos centros de saúde, por meio de vacina e, dependendo da gravidade, o tratamento é feito com medicamentos antivirais. “A hepatite pode evoluir para cirrose e câncer de fígado. Por isso, é bom ficar atento e verificar se as três doses da vacina contra a hepatite B estão em dia”, recomenda ela. 

A vacina que é aplicada em pessoas com até 29 anos de idade em três doses. Acima dessa idade, também é oferecida aos seguintes grupos: manicures, usuários de drogas, hemofílicos, profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens, pacientes que fazem hemodiálise, portadores do vírus da hepatite C e do HIV, bombeiros, policiais e profissionais de saúde. Assim como a hepatite B, a hepatite C também é assintomática e não é facilmente percebida. Na forma crônica o infectado pode apresentar sintomas como vômito, mal-estar e dores musculares. A doença também pode evoluir para cirrose e câncer de fígado. Para diagnosticar a hepatite C é feito o exame de sorologia. “Como não existe vacina contra essa forma de hepatite, é aconselhável que o paciente diagnosticado procure a rede pública e tome uma solução injetável por pelo menos seis meses”, alerta Sônia Geraldes.

Busca por investimentos estrangeiros

  Secretaria de Comunicação
Programa de rádio Conversa com o Governador destaca viagem de Agnelo Queiroz ao Oriente Médio e Ásia para atrair recursos e investidores ao DF
O programa de rádio Conversa com o Governador desta terça-feira (24) destaca a viagem do governador Agnelo Queiroz a países do Oriente Médio, da Ásia e da Europa. Em entrevista ao jornalista Carlos Campbell, ele enfatiza que o objetivo da missão internacional é atrair para o Distrito Federal investimentos.

Em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, primeira parada da missão internacional, o governador conheceu iniciativas, especialmente, na área de ciência e tecnologia. "A capital do Brasil é um grande destino por todas as suas virtudes. Em Dubai, estamos conversando com representantes de várias áreas. Entre elas, a de ciência e tecnologia. O país tem uma experiência muito exitosa nesse segmento", declarou o governador Agnelo Queiroz.


Após visitar Dubai, o governador seguiu para Cingapura, onde conheceu soluções de planejamento urbano e a administração do transporte integrado de metrô, ônibus e táxi. Ele visitou ainda a Agência Nacional de Águas e o sistema de abastecimento da cidade.


Em Xangai, na China, o governador anunciou que Brasília vai receber o primeiro ônibus elétrico em setembro e poderá ter uma fábrica desse veículo instalada no Distrito Federal. "Esse ônibus elétrico desembarcará agora em 28 de julho. Em 45 dias, estará em funcionamento. Vamos testar a sua adaptação à realidade do Distrito Federal. O nosso objetivo é levar uma fábrica desse tipo de veículo para a capital" disse.


O governador e sua comitiva desembarcaram na Alemanha, onde passam dois dias em visita a projetos do país germânico e, em seguida, partem para a Itália.


O programa – O Conversa com o Governador é transmitido pela rádio Cultura FM (100,9) às 7h, com retransmissões às 9h, 12h e 18h30. Criado pela Secretaria de Comunicação Social, o programa tem duplo desafio: estreitar o diálogo com a população e prestar contas das ações adotadas pela atual gestão do GDF para melhorar a qualidade de vida e conferir excelência aos serviços públicos.


Entre os temas já abordados estão transparência, agricultura, saúde, segurança pública, Copa do Mundo de 2014, Copa das Confederações, transporte, internet banda larga, servidores públicos, valorização dos idosos, cultura, habitação, educação, cuidados com a infância, criação de parques no Distrito Federal, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Entorno, regularização fundiária, Política de Resíduos Sólidos, modelo de transporte público do DF, políticas de atenção à mulher, participação popular, programa Brasília, Cidade Parque e preservação do meio ambiente.


Todo o conteúdo do programa estará disponível para download aqui na página da AGÊNCIA BRASÍLIA. A reprodução é livre, desde que citado o crédito dos realizadores. 

Nenhum comentário: