PESQUISA NO BLOG

terça-feira, 1 de abril de 2014

ComCopa

Goleada de investimentos faz uma Brasília melhor

  ComCopa
Mundial é vetor de desenvolvimento para o Distrito Federal em áreas estratégicas, como segurança e mobilidade urbana. Ações têm impacto positivo na qualidade de vida de todos os brasilienses

Foto: Andre Borges/ComCopa
20140401ASB 8649reuniao copa2

O primeiro jogo da Copa do Mundo da FIFA™ no Mané Garrincha está marcado para 15 de junho, mas em Brasília os investimentos em áreas prioritárias como mobilidade urbana, transporte e segurança já dão resultados expressivos na melhoria da qualidade de vida da população. Nesta terça-feira (1º/4), os avanços foram apresentados na abertura de uma reunião no estádio para debater os planos operacionais para o Mundial, com a presença de integrantes do governo federal, do Governo do DF e do Comitê Organizador Local (COL).

Benefícios para todos

Os benefícios do Mundial para Brasília ultrapassam as áreas consideradas estratégicas para o megaevento. Ainda este ano, o Distrito Federal caminha para receber o título de primeira capital livre do analfabetismo no Brasil. O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, ressaltou, durante a abertura da reunião, que outros índices econômicos e sociais ajudam a comprovar o desenvolvimento sustentável da cidade.

“Brasília já não é mais a campeã da desigualdade social. Estamos invertendo essa lógica de concentração de renda, que era ascendente”, declarou Agnelo, atribuindo os avanços às políticas de emprego e renda, e a programas sociais como o DF Sem Miséria e o Fábrica Social.

Público recorde

Desde que foi inaugurado, em 18 de maio de 2013, o novo Mané Garrincha recebeu mais de 655 mil pessoas em 30 eventos. O público praticamente dobrou em relação ao antigo estádio, que atraiu 340 mil pessoas em 36 anos de história.

AB  8134-JOGOflamengoEsaoPaulo 24Em 2013, além de ter sido aprovado em todos os eventos-teste e de ter dado show na abertura da Copa das Confederações da FIFA, a arena foi palco de recordes no Campeonato Brasileiro. O maior público, de 63.501 torcedores, e a maior renda, de R$ 6,9 milhões, ambos no jogo entre Santos x Flamengo, em 26 de maio.

“Estamos em uma situação privilegiada porque fizemos a Copa das Confederações e tivemos a oportunidade de testar todas as estruturas. Os planos estão sendo revistos, aprimorados, e nos sentimos prontos", garantiu o secretário Extraordinário da Copa, Claudio Monteiro, também presente à abertura da reunião.

Para o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, a Copa do Mundo da FIFA™ já é um projeto vitorioso em Brasília. “Já está consagrado o êxito da reconstrução do Mané Garrincha. Isso é importante para Brasília, e muito mais para o Brasil. Os sete jogos serão coroados de pleno sucesso. Viva o Mané Garrincha, e viva a nossa capital”, comemorou durante o evento.

Mobilidade urbana
Foto: Mary Leal/ Agência Brasília
Foto Mary Leal  7CORRETA
A realização da Copa do Mundo da FIFA™ impulsionou investimentos em projetos importantes de infraestrutura que puderam sair do papel e serão entregues antes mesmo do torneio. Um deles é o Expresso-DF, via exclusiva que liga Gama e Santa Maria ao Plano Piloto. Com 35 km de extensão, a obra reduzirá o tempo do trajeto de 90 para 40 minutos.

A fase de testes dos ônibus começou na segunda-feira (31/03). A partir da próxima semana, serão disponibilizados 12 veículos para transportar a população gratuitamente, das 11h às 14h. Essa etapa, que também será de avaliação do sistema, ocorrerá por tempo indeterminado.

Outro legado importante é a duplicação da DF 047 – rodovia que liga o Aeroporto JK à área central. Composto por novas vias, um viaduto e um balão de acesso, o projeto é a única obra de mobilidade que integra a Matriz de Responsabilidades da Copa. Mais do que facilitar o acesso de turistas durante o Mundial, as mudanças vão melhorar o trânsito de mais de 56 mil moradores da capital federal. A entrega está prevista para o final de abril.

Modelo de sucesso

Para garantir o acesso ao Estádio Mané Garrincha em dias de jogos, uma operação especial será feita de forma integrada pelas forças de segurança pública. O plano operacional de mobilidade seguirá o modelo de sucesso da Copa das Confederações da FIFA, colocado em ação na disputa entre Brasil x Japão, em 15 de junho de 2013.

Haverá vias bloqueadas em um raio de até 2 km da arena. Os torcedores terão à disposição os estacionamentos do Parque da Cidade e da Rodoferroviária. Linhas circulares levarão os torcedores até um ponto próximo ao estádio. O transporte público terá reforço nas linhas e o metrô funcionará em horários e cronogramas diferenciados.

“Vocês deram um show depois da Copa das Confederações, como em todos os eventos que já fizeram aqui”, elogiou o diretor executivo do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade, presente ao estádio Mané Garrincha nesta terça-feira (1º/04). “Integração é a palavra de ordem, para termos sucesso absoluto”, completou.

Segurança garantidaCentro de comando e controle André Borges 4

Além da aquisição de mais de 1,3 mil viaturas e de outros veículos e equipamentos, o GDF vai inaugurar, até a Copa do Mundo da FIFA™, o Centro Integrado de Comando e Controle. Dotado de tecnologia de primeiro mundo, o espaço será fundamental para a coordenação das ações de segurança para os grandes eventos na cidade.

No Estádio Mané Garrincha, um sistema com 400 câmeras de monitoramento garante a ação integrada dos órgãos locais e federais, permitindo total visualização da área interna e externa da arena.

Legado social

As obras de infraestrutura alavancadas pela realização do Mundial representam oportunidade de emprego e renda para os moradores do Distrito Federal. Apenas a construção do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha representou 14 mil postos de trabalho.

Segundo estimativa da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), cada evento realizado na arena movimenta até R$ 12 milhões na economia do DF e gera 2 mil empregos diretos ou indiretos.

O menor nível histórico de desemprego em todo o Distrito Federal é acompanhado por uma marca histórica: a erradicação do analfabetismo. Segundo o governador do DF, Agnelo Queiroz, Brasília pode encerrar 2014 como a primeira capital brasileira a alfabetizar toda a população acima de 15 anos. As políticas de emprego e renda, segundo o governador, têm impacto positivo direto na qualidade de vida dos brasilienses.

Grandes eventos

A arena brasiliense vai receber sete jogos do Mundial, número máximo para uma cidade-sede, entre eles o da Seleção Brasileira, no dia 23 de junho, contra Camarões. A disputa de terceiro e quarto lugares, dia 12 de julho, encerra a participação do Mané Garrincha na competição.

O estádio teve papel decisivo na escolha de Brasília para receber grandes eventos esportivos além da Copa do Mundo. A cidade será sede das Olimpíadas de 2016 no futebol e vai receber a Universíade, em 2019. Eventos que vão movimentar ainda mais a economia do Distrito Federal, contribuindo para a geração de renda e emprego na cidade.

Nenhum comentário: