PESQUISA NO BLOG

terça-feira, 1 de abril de 2014

ComCopa

Brasília, um projeto vitorioso

  ComCopa
Na reunião de planejamento operacional para a Copa do Mundo da FIFA, ministro do Esporte, Aldo Rebelo, elogia preparação da cidade e destaca que a capital do país, palco de sete jogos do Mundial, é um exemplo para o Brasil

Fotos: Andre Borges/ComCopa
20140401ASB 8609reuniao copa1

Representantes de diversas áreas do Governo Federal, do Governo do Distrito Federal (GDF) e do Comitê Organizador Local (COL) estão reunidos nesta terça-feira (1º/04), no Estádio Mané Garrincha, para acertar os detalhes dos planos operacionais da cidade-sede para a competição. Na abertura do evento, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, deu o tom do encontro, ao afirmar que “a Copa do Mundo já é um projeto vitorioso em Brasília”.

Rebelo enfatizou os resultados positivos do estádio. “Já está consagrado o êxito da reconstrução do Mané Garrincha. Isso é importante para Brasília, e muito mais para o Brasil”, ressaltou. O ministro disse ainda que tem certeza de que “os sete jogos serão coroados de pleno sucesso. Viva o Mané Garrincha, e viva a nossa capital”.

Investimentos - O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, ressaltou os investimentos em infraestrutura como um exemplo dos benefícios trazidos pelo Mundial à cidade. “Estamos acelerando os projetos e fazendo obras que demorariam 20 anos, se não fosse o evento, em três anos. A Copa, para nós, é uma oportunidade de ouro que significa a geração de milhares de empregos”, destacou.

Para cada R$ 1 investido no estádio, o Governo do Distrito Federal assegurou outros R$ 4 para infraestrutura, mobilidade urbana e segurança no DF. “Todos nós remamos em conjunto com um grande objetivo: realizar o Mundial em Brasília e no Brasil de forma eficiente, mostrando nossa capacidade de organização e recebendo os turistas e convidados, mostrando o nosso país”, finalizou Agnelo.

Sucesso - O secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, que também participou da abertura da reunião, afirmou que a arena brasiliense é um sucesso que, segundo ele, tem ajudado na defesa pública do Mundial deste ano. “Sempre que somos questionados sobre elefantes brancos, apresentamos como grande exemplo o Mané Garrincha, contra esse derrotismo”, disse.

A arena brasiliense mereceu elogios do diretor-executivo do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade. Ele relembrou os 30 eventos realizados no Mané Garrincha desde a inauguração, em 2013, e destacou a preparação da capital do país. “Vocês deram um show depois da Copa das Confederações, com todos os eventos que já fizeram aqui. Agora, teremos mais um evento-teste na arena para voltarmos a pensar em ritmo de Copa do Mundo”, explicou. “Integração é a palavra de ordem para termos sucesso absoluto”, completou.

Experiência - Para o secretário Extraordinário da Copa, Claudio Monteiro, toda a experiência adquirida após a inauguração do estádio, em maio do ano passado, contribuiu para fortalecer a operação da arena. “Estamos em uma situação privilegiada, porque fizemos a Copa das Confederações e tivemos a oportunidade de testar todas as estruturas. Os planos estão sendo revistos, aprimorados, e nos sentimos prontos", garantiu.

É a segunda vez que uma reunião de alinhamento dos planos operacionais para o Mundial de 2014 é realizada em Brasília. Durante todo o dia, serão discutidas medidas das áreas de transporte, mobilidade, aeroportos, acomodações e receptivo turístico, saúde e vigilância sanitária, segurança, cultura, meio ambiente, telecomunicações e energia, todas consideradas cruciais na preparação do megaevento.

Representantes das polícias Militar e Civil do Distrito Federal, do Corpo de Bombeiros e de várias secretarias de Estado do DF participam das reuniões. Até o Mundial, outros encontros serão realizados entre as equipes locais, o COL e o governo federal.

Outras cidades-sede - Depois de Brasília, os encontros irão ocorrer em Belo Horizonte (02/04), Rio de Janeiro (03/04), Fortaleza (08/04), Recife (09/04) e Salvador (10/04). A primeira rodada de reuniões de 2014 para elaboração conjunta dos planos de ação foi realizada em Natal/RN (30/01), São Paulo (04/02), Curitiba (05/02), Porto Alegre (06/02), Cuiabá (11/02) e Manaus (12/02). Uma nova rodada de encontros nestas capitais, que não sediaram a Copa das Confederações, ocorrerá em abril e maio.

Nenhum comentário: