PESQUISA NO BLOG

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

ComCopa

Monumentos de Brasília serão protegidos com tecnologia de ponta

  Da Redação, com informações da ComCopa
Monumentos de Brasília serão protegidos com tecnologia de pontaFotos: Arquivo
Sistema de conservação será adotado em Brasília e iniciativa irá proporcionar mais durabilidade e estabilidade às grandes obras da cidade

 O Governo do Distrito Federal firmou uma parceria esta semana com o Instituto Federal de Pesquisas Rodoviárias (BASt), da Alemanha, que trará para Brasília um novo sistema de conservação e proteção para os monumentos públicos da cidade.

O acordo valerá para os próximos dois anos e permitirá o intercâmbio de conhecimentos entre os profissionais europeus e os da Novacap. O objetivo é trazer para a capital federal esta nova tecnologia e, por meia dela, monitorar a necessidade de reparos nas construções da capital do país. Brasília é a primeira cidade do país a importar esse procedimento.

"A metodologia inédita vai revolucionar a cultura de manutenção das obras no país. Vamos capacitar nossos profissionais e fazer prevenção permanente e inspeções rotineiras, evitando acidentes e economizando dinheiro dos cofres públicos, porque não vamos deixar as estruturas chegarem a um nível crítico", destacou o governador Agnelo Queiroz.

A ideia de adotar este procedimento em Brasília surgiu com o Mané Garrincha, mas a arena não será a única beneficiada. Monumentos como o Teatro Nacional, a Torre de TV e o Memorial JK, além de viadutos e pontes, também serão avaliados.

"Esse sistema mostra o quê, quando, onde e como os reparos devem ser feitos, reduzindo os custos e otimizando o trabalho. A metodologia contribui para a durabilidade e a estabilidade das estruturas, mas principalmente para a segurança da população e o funcionamento constante desses locais", explicou a diretora de Obras Especiais da Novacap, Maruska Lima.

A expectativa é que os especialistas alemães retornem a Brasília ainda no primeiro trimestre de 2014 para auxiliar no treinamento de pessoal, na aquisição de equipamentos e na conclusão da tabela usada para avaliar as obras, que será adaptada conforme a realidade da capital brasileira.

A partir daí, serão iniciados os trabalhos de campo e a informatização do sistema. Para isso, serão usados recursos do Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP).
(A.C/J.S*)

Nenhum comentário: