PESQUISA NO BLOG

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

NÚCLEO BANDEIRANTE

Núcleo Bandeirante traça metas para Saúde em 2014

  Arielce Haine, da Agência Saúde DF
Núcleo Bandeirante traça metas para Saúde em 2014Foto: Divulgação
Mutirões odontológicos e práticas integrativas de saúde são destaques deste ano

NÚCLEO BANDEIRANTE  - Os coordenadores de Saúde do Núcleo Bandeirante realizaram, nesta quinta-feira (19), a última reunião do ano para avaliar os avanços e definir as metas para 2014.
 
A ideia geral é que serviços, como as práticas integrativas de saúde (PIS) - lian gong, tai chi chuan e automassagem sejam expandidos, medida que reverterá em mais benefícios para a saúde da população e dos servidores.
 
Segundo o coordenador geral da CGS, Pedro Zancanaro, no próximo ano é importante criar horários alternativos para que haja maior adesão de praticantes das PIS. "Vamos sensibilizar tanto os servidores quanto os pacientes para que participem mais ativamente desses encontros que trazem grandes benefícios cardiovasculares, mentais e imunológicos", explicou.
 
Outro avanço citado durante a reunião foram os treinamentos realizados ao longo do ano nas diversas áreas da assistência. Um exemplo foi a sensibilização para um melhor acolhimento do adolescente, que envolveu todas as 14 equipes do programa "Saúde da Família" que atuam no Riacho Fundo II.
 
A regional, que além do Núcleo Bandeirante e Riacho Fundo II é responsável pela saúde em Candangolândia, Riacho Fundo I e Park Way, também planeja o treinamento das equipes para a realização dos testes rápidos de Hepatite B e C. "Este ano, a capacitação foi para a testagem rápida de HIV e sífilis", disse o coordenador, citando o apoio recebido pela Secretaria de Saúde.
 
ODONTOLOGIA - Em relação à odontologia, a realização dos mutirões nos fins de semana foi fundamental para que os odontólogos conseguissem diminuir a fila de espera. Foram realizados mais de 6 mil procedimentos entre consultas, limpeza e avaliação de gengiva no Centro de Saúde do Riacho Fundo II.
 
Ainda segundo Zancanaro, 2014 será dedicado à obtenção de índices e indicadores abaixo dos estipulados para o DF. "Vamos buscar o que ficou estabelecido pelo Comitê de Gestão Estratégica e tentar obter resultados ainda melhores", disse o coordenador, lembrando que houve avanço no processo de gestão dentro da regional, mas que ainda existem muitos pontos a serem alcançados.
 
"Teremos melhores condições de trabalho com a reforma dos Centros de Saúde 2 e 3 e isso será muito positivo", revelou.
 
Entre os indicadores definidos para a Saúde Primária estão a abrangência do pré-natal, a atuação da assistência primária como meio de diminuição de internações hospitalares, cobertura populacional da Estratégia Saúde da Família, número de exames do colo de útero, que este ano aumentou sobremaneira em relação ao ano passado devido à atuação da "Carreta da Mulher", entre outros.

(T.V*) 

Nenhum comentário: