PESQUISA NO BLOG

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

GDF e Ministério de Ciência e Tecnologia firmam parceria para o Planetário de Brasília

  Da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
GDF e Ministério de Ciência e Tecnologia firmam parceria para o Planetário de BrasíliaFoto: Mary Leal/Arquivo
Representantes dos órgãos conversaram sobre a possibilidade de criação de um espaço sobre ciência nos arredores do Planetário

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (SECTI) e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) firmaram, esta semana, parceria para aprimorar o conteúdo do Planetário de Brasília, que recebeu desde sua reabertura mais de 3,45 mil visitantes. Um projeto em análise é a criação de espaço de ciência nas vizinhanças do prédio.
 
"Nós conversamos sobre a possibilidade de o ministério ajudar a Secretaria a criar um espaço de ciência no entorno do Planetário. O Planetário pode ser um grande laboratório, um grande museu de ciência. E com essa parceria nós temos condições de ajudar", disse o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do MCTI, Oswaldo Baptista Duarte Filho.
 
Oswaldo Baptista ficou surpreso com a qualidade dos equipamentos e das instalações após a reforma. Para ele, o Planetário é um grande instrumento de complementação educacional e a restauração do monumento é uma vitória para a população do DF.
 
"Coloquei à disposição do secretário de Ciência Tecnologia e Inovação do DF, Glauco Rojas, tudo o que a gente puder fazer para ajudá-lo na formulação e aplicação de conteúdo. Já que o ministério tem institutos e instituições que trabalham também com planetários", declarou.
 
De acordo com Rojas, parcerias deste porte são estratégicas para garantir um conteúdo de qualidade para o Planetário. Os dois órgãos já firmaram outros acordos, como o realizado para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
 
Ponta de lança – Do ponto de vista do diretor do Departamento de Divulgação e Difusão da Ciência do MCTI, Douglas Falcão Silva, um dos grandes méritos dos planetários é possibilidade de trabalhar com o conhecimento de forma interdisciplinar.
 
"As pessoas vêm para cá com o objetivo de conhecer a astronomia. E na verdade a astronomia é uma ponta de lança para se falar de física, química, história, geografia, ciências sociais aplicadas e história da ciência, particularmente", explicou.
 
(T.V*)

Nenhum comentário: