PESQUISA NO BLOG

terça-feira, 18 de setembro de 2012


Andifes garante ao MEC reposição integral das aulas
Em encontro com o ministro Aloizio Mercadante, reitores 
se comprometeram a repor integralmente os quatro meses de greve
Diogo Lopes de Oliveira - Da Secretaria de Comunicação da UnB
A direção da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) esteve reunida durante uma hora e meia com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, no final da tarde desta terça-feira, 18 de setembro. Os reitores se comprometeram a realizar a reposição completa das aulas dos quatro meses de paralisação das universidades federais. “O principal fiscal é o próprio aluno. Eles irão cobrar as horas em sala de aula que não tiveram. As atividades já voltaram ao normal na maioria das universidades”, disse Gustavo Balduíno, secretário executivo da Andifes. Ainda segundo Gustavo, não há nenhuma necessidade de fiscalizações do cumprimento das reposições por parte do MEC. “Esse é um compromisso que a Andifes assume plenamente”. Na segunda-feira, o ministro havia acenado que fiscalizaria o cumprimento da reposição pelas universidades.
Além do ministro Aloizio Mercadante, participaram da reunião com os reitores o secretário de Educação Superior do MEC, Amaro Lins e o secretário executivo, José Henrique Paim. Pela Andifes, estiveram presentes o presidente da instituição, Carlos Maneschy, da Universidade Federal do Pará (UFPA); o primeiro vice-presidente, Edward Madureira Brasil, da Universidade Federal de Goiás (UFG); o segundo vice-presidente, Paulo Márcio de Faria e Silva, da Universidade Federal de Alfenas, em Minas Gerais e o suplente Felipe Martins Müller, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Além do debate sobre a reposição, Aloizio Mercadante garantiu que nos próximos dias será editado um decreto para uniformizar os procedimentos de aplicação na nova lei de cotas, que prevê 50% das vagas para estudantes de escolas públicas. Além disso, o ministro da Educação reconheceu que é preciso aumentar o aporte para a assistência estudantil para garantir a permanência dos alunos que ingressarem pelo novo sistema de aprovação.


Nenhum comentário: