PESQUISA NO BLOG

sábado, 29 de setembro de 2012


Fim de semana musical

no 1º FESTFAC

  Da Redação
Fim de semana musical no 1º FESTFAC  Divulgação
Apresentações do cantor e compositor
João Bosco e da banda de forró Pé de
Cerrado marcam programação cultural
deste fim de semana
Como parte da programação do 1º Festival do Fundo de Apoio à Cultura (1º FESTFAC) o cantor e compositor João Bosco se apresentará, neste sábado (29), na Sala Martins Penna do Teatro Nacional, às 20h. O músico prestará homenagem a Carlinhos Sete Cordas. Em seguida, às 21h, será a vez de Carlos Bivar e, às 22h, sobe ao palco o Trio Baru. Já no domingo (30) se apresentarão Flora Garcia, às 19h, e Emília Monteiro, às 20h. A banda de forró Pé de Cerrado encerra a noite com show a partir de 21h.

O FESTIFAC começou nesta quarta-feira (26) e segue até 7 de outubro, em comemoração aos 21 anos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). O evento é promovido pela Secretaria de Cultura, por meio da Subsecretaria de Fomento, e será realizado no Teatro Nacional, na Biblioteca Nacional de Brasília e no Shopping Popular de Brasília. Artes circenses, musicais, cênicas e dança, além de palestras e apresentações, fazem parte da programação. Todas as atividades são gratuitas. 

Serviço:

Local: Sala Martins Penna do Teatro Nacional
Dias: Sábado (29)
20h - João Bosco - Homenagem a Carlinhos Sete Cordas
21h - Carlos Bivar
22h - Trio Baru

Domingo (30)
19h - Flora Garcia - Fluir
20h - Emília Monteiro
21h - Pé de Cerrado

Idosos comemoram 

dia nacional no Ginásio

Nilson Nelson

  Da Redação, com informações da Secretaria do Idoso
Programação inclui apresentações 
artísticas e atendimento jurídico,
 psicológico e odontológico

A festa em comemoração ao Dia Nacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro, será realizada neste sábado (29) e oferecerá ampla programação à população nessa faixa etária. A partir das 8h, os idosos contarão com atendimento jurídico, psicológico, oftalmológico e testes gratuitos de glicemia. A programação incluiu apresentações de dança sênior, de capoterapia, de música instrumental, e dos corais do Centro de Convivência do Idoso (CCI) do Cruzeiro e dos Cinquentões, entre outras atrações. O evento terá entrada gratuita e terminará às 12h.

Os serviços realizados durante a comemoração são resultado de parcerias firmadas pela Secretaria do Idoso do Distrito Federal. Além do laboratório Pasteur, responsável pelos exames de glicemia, outros colaboradores prestarão atendimento gratuito. É o caso da Clínica Risofino, que prestará orientações sobre saúde bucal.

Os idosos também contarão com transporte de ida e volta ao Nilson Nelson. Duas vans estarão disponíveis na Rodoviária do Plano Piloto para fazer o trajeto Rodoviária/Ginásio/Rodoviária. Os veículos ficarão em frente ao posto do Corpo de Bombeiros.

O Dia Nacional do Idoso foi instituído pela Lei 11.433, de 28 de dezembro de 2006, e é comemorado em 1º de outubro. Foi criado para promover eventos e atividades que valorizam a pessoa idosa.

Prova para conselheiro

tutelar será domingo

  Suzano Almeida, da Agência Brasília
Iniciativa inédita do GDF determina qu
 concorrentes ao cargo façam prova de
conhecimentos sobre direitos de crianças
e adolescentes, entre outros temas
A Secretaria de Estado da Criança e do Adolescente realiza neste domingo (30) prova classificatória para os cerca de 5,4 mil candidatos a 165 cargos de conselheiro tutelar para o triênio 2013/2015. Os concorrentes serão submetidos a exame de conhecimento específico sobre direitos e garantias de crianças e adolescentes. Pela primeira vez, o GDF exige uma avaliação técnica dos candidatos a conselheiros.

A prova será realizada na Universidade Católica de Brasília (UCB), no Pistão Sul, em Taguatinga, e terá três horas de duração, começando às 14h. Os candidatos devem chegar uma hora antes. Quem não alcançar a média de 50% da pontuação máxima da prova estará automaticamente eliminado.

O exame avaliará conhecimentos sobre: Constituição Federal de 1988, especialmente os artigos 204, 226 a 228; Estatuto da Criança e do Adolescente; Lei de Convivência Familiar; Convenção sobre os Direitos da Criança; Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

Pré-requisitos – A votação popular está prevista para o dia 2 de dezembro deste ano. Os conselheiros serão escolhidos pelo voto dos moradores de cada Região Administrativa (RA). Serão eleitos cinco membros para cada um dos 33 Conselhos Tutelares do Distrito Federal. No último pleito, em outubro de 2009, foram recebidas aproximadamente 900 inscrições.

Para participar do processo eleitoral, o candidato, além de ser aprovado no exame específico, deve ter reconhecida idoneidade moral; idade igual ou superior a 21 anos na data da posse; comprovar residência há mais de dois anos na área de atuação do Conselho Tutelar, na data da apresentação da candidatura; ensino médio completo; e pleno gozo dos direitos políticos.

Para participar da eleição, também é preciso não ter sofrido penalidade de perda do mandato de conselheiro tutelar; apresentar experiência comprovada de no mínimo um ano na área de atendimento à criança e ao adolescente na perspectiva de garantia de direitos; e participar do curso de formação, que será realizado após a escolha dos candidatos habilitados pela comunidade.

Nenhum comentário: