PESQUISA NO BLOG

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Alunos da rede pública do DF 

assistem a peça sobre anistia

  Secretaria de Educação

Alunos da rede pública do DF assistem a peça sobre anistiaFoto: Brito
Cerca de 6 mil alunos compareceram ao Teatro Nacional para 
ver a peça Filha da Anistia. Espetáculo é resultado de parceria 
entre secretarias de Educação e de Cultura
Os estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal assistiram, entre quarta (12) e sexta-feira (14), à apresentação teatral Filha da Anistia, na sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro. A peça retrata o drama das vítimas da ditadura e é encenada pela Caros Amigos Companhia de Teatro. A iniciativa, das secretarias de Educação e de Cultura, conta ainda com a Associação de Pesquisadores sem Fronteira e com o projeto Marcas da Memória, da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.
O espetáculo despertou a atenção de jovens espectadores, como a estudante Luiza Dias, do CEM 01 do Paranoá. "É a primeira vez que venho ao teatro. Estou ansiosa para assistir à peça", confessou a estudante. A aluna Sarah Risis também estava empolgada com a apresentação: "Teremos a oportunidade de ver a história contada de uma maneira diferente", explicou.
Para o professor de Sociologia, Evaldo José Rodrigues, o contato visual com o fato histórico estimula a discussão em sala de aula. "Iniciativas como essas tornam as discussões mais dinâmicas", comentou o professor.
A peça foi contemplada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo em 2009 e estreou em março de 2010, em São Paulo. Em 2011, a companhia firmou um convênio federal com o Projeto Marcas da Memória, da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, para a realização de uma caravana do espetáculo por seis estados brasileiros. Foram realizadas apresentações seguidas de debate em Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília e Bauru. Neste ano as cidades contempladas com o projeto foram: Campinas, Vitória, Florianópolis, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília.
Após a apresentação, o secretário de Educação do DF, Denilson Costa; o secretário de Cultura, Hamilton Pereira; o superintendente do Arquivo Público do DF, Gustavo Chauvet, e a presidenta em exercício da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Sueli Bellato, assinaram um protocolo de intenções. O intuito é estabelecer um acordo de cooperação técnica, sem repasse de recursos entre os participantes, que estimule a integração entre as ações desenvolvidas pelas instituições.
"Como professor e historiador, reconheço a importância do debate a respeito dessa página cruel em nossa história. Algumas questões precisam ser respondida,s e é preciso somar forças para buscar essas respostas", explicou o secretário Denilson Costa.
Após todas as apresentações, foram realizados debates, coordenados pelo autor, Alexandre Piccini. Nesses três dias, 6 mil estudantes da rede pública assistiram à peça, apresentada em cinco sessões.

Estudantes participam da 2ª fase 

da Olimpíada de Matemática 

das Escolas Públicas

  Secretaria de Educação
Certame prevê a mobilização de mais de 800 mil alunos
Neste sábado (15), a partir das 14h30, os estudantes de aproximadamente 47 mil escolas públicas do país vão fazer as provas da 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Participam dessa fase os alunos com melhor pontuação de cada escola na etapa anterior, que mobilizou mais de 18 milhões de estudantes de 5,5 mil municípios.
A OBMEP é promovida pelos ministérios da Educação e de Ciência, Tecnologia e Inovação, e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O objetivo é estimular o estudo da matemática entre alunos e professores do ensino médio e fundamental.
A prova da 2ª fase é composta de seis a oito questões dissertativas e tem duração de três horas. Os estudantes devem explicar e exibir os cálculos utilizados, bem como o raciocínio empregado. A correção é feita por professores indicados pela coordenação da OBMEP. Os participantes devem comparecer com uma hora de antecedência, levando caneta, lápis e documento com foto.
No DF, serão mais de 12 mil alunos da rede pública de ensino participando da competição, em 44 instituições. Cada aluno representa a sua escola e compete para atingir a melhor premiação individual. O estudante medalhista ganhará uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), durante 12 meses, no valor de R$ 100, além de fazer um estágio em uma universidade pública.
O resultado da competição será divulgado até dezembro deste ano. Serão premiados 500 alunos com medalhas de ouro; 900 com medalhas de prata; 3,1 mil com medalhas de bronze e 30 mil com certificados de menção honrosa. Também serão premiados 127 professores de alunos que participaram da 2ª fase da OBMEP e que obtiveram maior pontuação.

GDF celebra aniversário de 18 

anos do Parque Olhos D’Água

  Da Redação, com informações do Instituto Brasília Ambiental
Assinatura de protocolo de intenções para melhoria da unidade e 
atividades pedagógicas e ambientais marcam a comemoração
O GDF, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), comemora neste sábado (15), os 18 anos do decreto que regulamentou a criação do Parque Ecológico Olhos D'Água, localizado no final da Asa Norte. No evento, além de atividades ambientais e pedagógicas, será assinado o protocolo de intenções para realização de obras na unidade.
As comemorações terão início às 9h com a apresentação do Grupo Teatral Mapati. A companhia fará uma abordagem cênica sobre a importância da preservação do Cerrado. Em seguida, será assinado o protocolo de intenções para execução de obras em benefício do parque e da comunidade. Segundo o documento, serão reformadas as pontes sobre os córregos, o circuito inteligente e o alambrado.
PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO
9h – Abertura do evento e apresentação do Grupo Teatral Mapati

9h40 – Café da Manhã

10h30 – Solenidade de assinatura do Protocolo de Intenções

11h30 – Apresentação Musical com a Banda do Corpo de Bombeiros do DF
O protocolo traz ainda como obrigação da Terracap, a instalação da cerca da nova área do parque, que foi anexada por meio de decreto do Governador Agnelo Queiroz em março, durante celebração do Dia Mundial da Água.
Para finalizar as festividades, haverá a apresentação da Banda de Música do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, que tocará ao passo em que será servido bolo de aniversário aos presentes.
Além da participação da comunidade da Asa Norte, o evento contará com a presença de aproximadamente 100 crianças acolhidas na Casa da Criança Ana Maria Ribeiro (Criamar), de Ceilândia; e de crianças das Aldeias Infantis SOS, tanto do Plano Piloto como de Sobradinho.
Homenageado - O Olhos D'Água conta com mais de 2 mil metros de vegetação nativa e fauna exuberante, além do córrego que atravessa as dependências do parque e da lagoa abastecida por um olho d'água, que dá origem ao nome da unidade ambiental. Diariamente, aproximadamente 2 mil pessoas visitam as dependências do Olhos D'Água. Além de ser um espaço de conservação do meio ambiente, dentro de um centro urbano, o parque propicia aos brasilienses a possibilidade de integração com os vários aspectos ambientais.

SERVIÇO


Aniversário do Parque Olhos D'Água


Data: 15 de setembro de 2012

Local: Parque Olhos D'Água (412/413 Norte)



Nenhum comentário: