PESQUISA NO BLOG

sexta-feira, 21 de setembro de 2012


Rede Mulher volta ao Itapoã

  Secretaria da Mulher
Rede Mulher volta ao ItapoãFoto: Thiago Andrade
Iniciativa da Secretaria da Mulher será realizada no Centro 
Social das Aldeias Infantis, no sábado, das 14h às 16h30
A Região Administrativa de Itapoã recebe, neste sábado (22), mais um “Mutirão de Informação, Formação e Cidadania”. Desta vez, a atividade acontecerá no Centro Social das Aldeias Infantis, localizado na Quadra 1, Conjunto A, Lote 20, das 14h às 16h30. A atividade é um dos eixos de trabalho do programa Rede Mulher, que se caracteriza como uma política pública intersetorial, multidisciplinar e integrada, formulada sob a concepção do trabalho em rede. Os próximos locais que serão beneficiados com o serviço são Brazlândia e São Sebastião, nos dias 29 de setembro e 3 de outubro respectivamente.

O Centro Social das Aldeias Infantis no Itapoã é um projeto da Organização Não Governamental (ONG) Aldeias Infantis SOS Brasil e tem a finalidade de contribuir para a diminuição do abandono infantil, atuando com o foco em quatro componentes: crianças, mulheres, famílias e comunidade. “É muito gratificante prestar nossa contribuição para informar, formar e empoderar as mulheres que participam dos programas da ONG. Com certeza, será uma tarde de troca de informações que contribuirá para o desenvolvimento e a autonomia das famílias residentes na cidade”, acredita Olgamir Amancia, secretária de Estado da Mulher do Distrito Federal.

Olgamir Amancia lembra que os mutirões são concebidos com a finalidade de disseminar, debater e produzir coletivamente conhecimento sobre temas relacionados à vida das mulheres, notadamente nas áreas do enfrentamento à violência contra a mulher e à desigualdade de gênero. “Vamos conversar sobre a Lei Maria da Penha – incluindo o porquê da necessidade de haver uma lei específica para as mulheres e quais são os serviços especializados de atendimento à mulher vítima de agressão -, patriarcalismo, sexismo, machismo, entre outros assuntos”, detalha a secretária.

Depois da troca de conhecimentos, as moradoras serão convidadas a participarem do jogo “As Mulheres Dão as Cartas”. A turma será dividida em grupos, e cada um deverá formular uma resposta para a carta que o time recebeu. Ao final, elas formarão a carta da localidade, que comporá uma página do livro “Cartas das Mulheres do Distrito Federal”.

Saiba mais - Os mutirões têm objetivo de levar às mulheres residentes nas localidades prioritárias do programa informações acerca da Lei Maria da Penha, especialmente sobre as várias formas de violência contra a mulher, e dos serviços especializados de atendimento à mulher vítima de violência. Os mutirões se propõem, ainda, a funcionar como instrumentos de divulgação das políticas públicas que beneficiam diretamente as mulheres e como instrumentos de apoio à mobilização comunitária das mulheres para a adesão às políticas públicas do GDF e outras instituições.

Desde janeiro deste ano, a Secretaria da Mulher realizou 26 mutirões em várias Regiões Administrativas do DF, que mobilizaram mais de 800 pessoas. Estão previstos mais 20 até o final do ano.

Sobre a ONG - Aldeias Infantis SOS Brasil é uma Organização Não Governamental e sem fins lucrativos que promove ações na defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes por meio de uma atuação de desenvolvimento sóciocomunitário. Hoje, o espaço atende cerca de 150 crianças de seis a quinze anos no contra turno escolar, oferecendo oficinas de break, grafite e teatro e reforço alimentar.

Mais informações no site http://www.aldeiasinfantis.org.br.

Nenhum comentário: