PESQUISA NO BLOG

sábado, 25 de agosto de 2012


Escola de Governo promove curso a distância

  Secretaria de Administração Pública

Prazo para inscrições termina no próximo dia 28
Os servidores públicos do Governo do Distrito Federal podem se inscrever, até o dia 28, para o curso a distância Ética e Serviço Público, que será ministrado na Escola de Governo. A carga horária é de 10 horas. Interessados podem se cadastrar em http://www.eadegov.seap.df.gov.br.
O curso é autoinstrucional, com realização de leituras e atividades avaliativas. Os alunos terão, numa sala de aula virtual, glossário, bate-papo, textos em biblioteca virtual e atividades avaliativas. O curso possui estrutura de navegação sequencial entre os módulos, e a conclusão de cada uma de suas etapas a aprendizagem do conteúdo do módulo anterior.
Entre os principais tópicos a serem desenvolvidos estão: desenvolvimento histórico da ética; dimensões cognitivas e atitudinais da ética: mérito da ação (intenção e juízo desinteressado); escolha e deliberação; virtudes e caráter; autonomia e responsabilidade.
Outro tema abordará os aspectos conceituais da vida pública, em que será discutida a República e a democracia; Estado, cidadania e império da lei; cargo público; prestação pública de contas (accountability); premissas da conduta ética da função pública; e iniciativas governamentais: a gestão da ética.
Próximos cursos – Ainda neste segundo semestre, está prevista a realização dos cursos: Atendimento ao Cidadão; Gestão Estratégica de Pessoas e Planos de Carreira; e Orçamento Público: elaboração e execução.

5º Campeonato de Futebol é realizado em São Sebastião

  Secretaria de Esporte
Torneio reúne 862 atletas divididos em 34 equipes masculinas e femininas
São Sebastião será palco do 5º Campeonato de São Sebastião - Edição 2012. Jovens de 9 a 19 anos irão disputar o torneio, que ocorrerá de 1° de setembro a 1° de dezembro. São 862 atletas divididos em 34 equipes masculinas e femininas. A abertura do evento será realizada neste sábado (25), a partir das 12h, na Arena Sintética. Haverá brinquedos e lanches para as crianças.
Com o objetivo de tirar os jovens da criminalidade por meio do esporte, o campeonato foi criado pela Associação de Desportos de Novos Talentos de Sebastião e conta com o apoio da Secretaria de Esporte, que concedeu a premiação dos atletas e custeou a arbitragem com o programa Boleiros. Para participar do campeonato, todos os atletas, obrigatoriamente, devem estar matriculados na escola.
Para o organizador do evento, Nivaldo Nunes, todo esse esforço é um prazer. "A gente oferece uma opção de lazer para os jovens. A motivação deles antes de um campeonato desses é extraordinária", ressaltou ele.
As categorias pré-mirim, juniores e feminino, com quatro equipes, e a categoria juvenil, com seis equipes, disputarão partidas em turno e returno, para depois se enfrentarem nas semifinais e finais. Já as categorias mirim e infantil contam com oito equipes e as partidas serão apenas em turno, para depois disputar as semifinais e as finais.

GDF anuncia ações de repressão e prevenção ao roubo de veículos

  Evelim Campos, da Agência Brasília

GDF anuncia ações de repressão e prevenção ao roubo de veículosFoto: Mary Leal
Combate ostensivo inclui mapeamento de rotas de fuga e bloqueio permanente das principais saídas de Brasília
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal divulgou nesta sexta-feira (24) uma análise da ação de quadrilhas que cometem roubos a veículos com restrição de liberdade e anunciou que, a partir de setembro, haverá o bloqueio permanente das principais saídas de Brasília. O objetivo é instalar pontos de controle para abordar veículos e agir de forma preventiva. "Vamos fazer revista, verificar documentos e averiguar também a lista dos veículos roubados", disse o secretário-adjunto, Jooziel Freire.
Freire e o delegado-chefe da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), Eduardo Galvão, apresentaram dados sobre a execução do crime, o perfil dos bandidos e o trabalho de repressão da polícia.
As investigações da Polícia Civil e as prisões efetuadas apontam que o combate ostensivo ao tráfico de drogas tem provocado a migração de criminosos para a prática desse tipo de roubo. Os executores, normalmente menores de idade, retêm a vítima para retardar a denúncia enquanto o veículo é levado para ser adulterado, falsificado e revendido fora de Brasília.
De acordo com o secretário-adjunto, o cenário aponta que grande parte dos roubos é feita por encomenda, principalmente por quadrilhas formadas no Entorno. Muitos dos carros são utilizados para cometer novos crimes. Outro fator avaliado foram as rotas de saída dos veículos roubados. Com uma ferramenta de georreferenciamento, a polícia realiza o mapeamento dos casos e a identificação das rotas de fuga dos bandidos.
"A rota indicava a Saída Sul como uma das principais, pois os criminosos estavam deixando muitas vítimas perto do monumento Chifrudo, na BR-040. Mas nossa atuação obrigou os bandidos a se reorganizarem para a Saída Norte, sentido Sobradinho e Planaltina", explicou Jooziel Freire, acrescentando que a denúncia de roubos praticados no Entorno no DF também provocou o aumento do número de ocorrências.
Atuação ostensiva – O trabalho integrado e proativo entre as forças de Segurança Pública tem produzido bons resultados. Do início de agosto até ontem (23), foram registradas 43 ocorrências, 22 a menos do que no mês de maio. Com as ações anunciadas, esses números devem cair ainda mais, segundo Jooziel Freire.
A repressão ao crime também levou à prisão de criminosos. Em 2012, foram detidas pelo menos seis quadrilhas que praticavam roubo de carros com restrição de liberdade. O maior grupo, com 18 pessoas, era de Valparaíso. Dos 22 carros recuperados pela polícia de Unaí, 20 eram do DF, o que reforça a tendência de roubos encomendados.
"As quadrilhas levam os carros daqui, adulteram o chassi, mudam a placa, falsificam o documento e entregam a um receptador, que realiza a venda. Mas em 70% dos casos ocorridos no DF, os carros são recuperados em menos de 10 dias", afirmou o delegado-chefe, Eduardo Galvão.

Dicas para a população:
- Ficar sempre atento quanto ao movimento fora do carro ao sair e ao entrar;
- Não se deixar levar pela aparência das pessoas, pois "um homem usando terno pode ser o cara que vai roubar o seu carro" – disse o delegado;
- Se desconfiar de alguém ou de alguma movimentação perto de seu destino, passe direto;
- Se perceber que está sendo seguido, avise a polícia ou, se possível, siga para um posto policial.

Saúde abre mais um concurso público

  Secretaria de Saúde
Saúde abre mais um concurso públicoFoto: Roberto Barroso
 São oferecidas 816 vagas, com carga horária de 20 horas semanais
 De 30 de agosto até 17 de setembro estarão abertas as inscrições do concurso público para médico da Secretaria de Saúde. São oferecidas 816 vagas e o salário é de R$ 3.949,22, com carga horária de 20 horas semanais. Os interessados poderão se inscrever na Central de Atendimento ao Candidato da Fundação Universa, localizada no SGAN 609, Módulo A, Asa Norte. A inscrição também pode ser feita via internet, por meio do endereço eletrônico www.universa.org.br, no período entre 8h do dia 30 de agosto e 20h do dia 17 de setembro. A taxa de inscrição é R$ 40.
A Saúde é prioridade do GDF desde os primeiros dias da atual gestão. Logo no início do governo, centros de saúde e hospitais foram reformados e tiveram o número de leitos ampliado. Graças às medidas de contenção de gastos em toda a estrutura do Governo do Distrito Federal, a Secretaria de Saúde já convocou cerca de 6 mil concursados  para a área. “O esforço deste governo é por um atendimento público de qualidade, especialmente na Saúde. À medida que ampliamos esses serviços, precisamos de mais pessoal”, destacou o governador Agnelo Queiroz. 
Quadro - São oito vagas para acupuntura, 12 para anatomia patológica, 80 anestesiologia, 10 cirurgia pediátrica, 206 clínica médica, 10 endocrinologia, 20 hematologia e hemoterapia, 10 homeopatia, 2 para infectologia, 60 para medicina intensiva, 170 neonatologia, 10 neuropediatria, 30 ortopedia e traumatologia, 100 pediatria, 65 psiquiatria, 4 radioterapia, 10 médicos do trabalho e 1 vaga para broncoesofagologia, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia cardíaca, cirurgia vascular, cirurgia plástica, cirurgia torácica, genética médica, geriatria e alergia e imunologia. 
Os locais e horários de aplicação da prova serão divulgados no endereço eletrônico www.universa.org.br e no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). As provas objetivas terão a duração de quatro horas e serão aplicadas na data provável de 21 de outubro.

Nenhum comentário: