PESQUISA NO BLOG

quinta-feira, 16 de agosto de 2012


Sejus debate políticas públicas para pessoas com deficiência

  Lúria Rezende, da Agência Brasília
Sejus debate políticas públicas para pessoas com deficiênciaFoto: Antonio Cruz/ABr
 3ª Conferência Distrital da Pessoa com Deficiência acontece nos dias 18 e 19, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Conferência Distrital 2012
 A Secretaria de Justiça (Sejus) promove nos dias 18 e 19 de agosto a 3ª Conferência Distrital da Pessoa com Deficiência. O evento acontece entre 8h e 21h, no Auditório Planalto, do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. 

Coordenada pelo Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coddede), a conferência tem o objetivo de fazer uma avaliação dos avanços e dificuldades na efetivação da política distrital na área. Outra meta é ampliar o apoio institucional e social para a consolidação dos direitos da pessoa com deficiência. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 500 mil pessoas com algum tipo de deficiência no Distrito Federal, o que representa 22% da população local. 

Para o secretário de Justiça do DF, Alírio Neto, a conferência procura resposta para atender essa faixa da população que cresce no país.  “A evolução das políticas públicas voltadas para essa área devem se aperfeiçoar a todo momento. A cada dia, surge uma nova dificuldade para eles em vários setores, e devemos progredir nesse debate diariamente”, afirma. “Cria-se assim um novo elenco de demandas para atender as necessidades específicas desse grupo, que deve ter a vida facilitada e acesso a qualquer tipo de trabalho e lazer”, acrescenta. 

O encontro também abordará políticas públicas de trabalho para as pessoas com deficiência, já que o número delas formalmente empregadas no Brasil caiu 12% entre 2007 e 2010. Apesar de o país ter criado 6,5 milhões de postos com carteira assinada nesse período, apenas 42,8 mil vagas para pessoas deficientes foram fechadas. A constatação é do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). 

Delegação – A Coddede realizou 16 pré-conferências nas regiões administrativas, durante as quais foram eleitos 96 delegados. Eles farão parte do corpo dos já credenciados pela internet. Estatísticas - No último censo demográfico do IBGE, de 2010, mais de 45 milhões de brasileiros declararam ter algum tipo de deficiência, ou seja, 23,9% da população total, estimada em 109,7 milhões. As inscrições para participar da conferência podem ser feitas no site da Sejus:http://www.sejus.df.gov.br/pre-credenciamento.html?view=ckforms&;id=2%20%20

Serviço 

Evento: 3ª Conferência Distrital dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Data: dias 18 e 19 de agosto
Horário: Das 8h às 21h

DF é destaque nacional em triagem neonatal

  Secretaria de Saúde

Mais de 95% dos bebês nascidos em maternidades públicas passam pelo exame. Média nacional é de pouco mais de 82%
O Distrito Federal é destaque nacional em relação ao teste do pezinho. A Secretaria de Saúde (SES) do DF realiza a triagem neonatal em 95,6% dos bebês nascidos aqui, o que supera a média do país de 82,86. Além disso, os hospitais e centros de saúde da SES-DF, em conjunto com o Laboratório de Triagem Neonatal, também se destacam em relação ao tempo de coleta e o primeiro diagnóstico, o que ocorre num prazo de dez dias, enquanto a média no Brasil é de 31 dias
Segundo a pediatra assistente técnica do Núcleo de Saúde da Criança, da Secretaria de Saúde, Fernanda Canuto, outro diferencial é que o DF é o único a fazer a triagem ampliada pelo SUS no Brasil. Apenas no DF o teste do pezinho permite o diagnóstico de 25 doenças, enquanto o Ministério da Saúde preconiza uma cobertura de apenas quatro: hipotireoidismo, fenilcetonúria, fibrose cística e hemoglobinopatias - doenças causadas por uma proteína do sangue. Entre as doenças detectadas pelo teste ampliado estão as aminoacidopatias, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme e outras hemoglobinopatias e hiperplasia adrenal congênita.
De acordo com a médica, quanto mais cedo as doenças forem descobertas, melhor. “O objetivo da triagem neonatal é fazer com que doenças passíveis de tratamento sejam diagnosticadas em tempo hábil, para evitar o comprometimento da criança”, ressalta a médica. Ela lembra que a toxoplasmose congênita também está na lista das doenças que são triadas no DF.
Toda criança que nasce nas maternidades da Secretaria de Saúde tem o sangue colhido num período de 24 a 48 horas, tempo ideal para o exame. A amostra segue para o Laboratório de Triagem, que funciona no Hospital de Apoio, e, caso dê positivo, é feita uma reconvocação do bebê para um novo exame.

Jogos Paralímpicos: DF é representado por 15 atletas

  Secretaria de Esporte

Dos 163 atletas que integram a delegação brasileira nos Jogos Paralímpicos de Londres, 15 são do Distrito Federal
Os 15 atletas brasilienses já estão na cidade de Manchester, na Inglaterra, para treinamentos e amistosos antes das Paralimpíadas. A delegação brasileira é composta por 163 paratletas. Os jogos ocorrem de 29 de agosto a 7 de setembro. Os esportistas brasilienses disputarão as modalidades de atletismo, hipismo, ciclismo, tênis de mesa, goalball e tênis em cadeira de rodas.
A Secretaria de Esporte está ampliando o acesso das pessoas com deficiência ao esporte. Atualmente, 300 pessoas são atendidas nos nove centros olímpicos do DF, em atividades como atletismo, bocha e estimulação funcional. Alunos com deficiência também são incluídos em turmas regulares de modalidades oferecidas pelos centros, como vôlei, handebol e tênis de mesa.
O programa Compete Brasília apoiou 90 paratletas somente no primeiro semestre de 2012. O programa estimula a participação de esportistas e equipes de alto rendimento de diversas modalidades em campeonatos nacionais e internacionais, por meio da concessão de passagens aéreas e terrestres.

Taguatinga inova na marcação de cirurgias

  

Sistema organiza lista de espera e prioriza pacientes 
A Coordenação Geral de Saúde de Taguatinga (CGST) criou uma Central de Marcação de Cirurgias (CMC), com objetivo de organizar as listas de espera por procedimentos cirúrgicos de pacientes.
Segundo a coordenadora-geral de Saúde de Taguatinga, Sonia Salviano, a central é um esforço conjunto para organizar a lista de espera e priorizar os pacientes que aguardam há mais tempo. As cirurgias serão marcadas de acordo com a disponibilidade de salas cirúrgicas e anestesistas.
As listas serão analisadas por um grupo de especialistas de cirurgia geral e vascular, de ortopedia, ginecologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, mastologia e urologia.
A CMC também visa evitar que pacientes façam exames pré-operatórios que acabem por perder a validade porque as cirurgias não são realizadas. "Com a CMC o paciente só fará os exames quando tiver a data da cirurgia agendada", diz Sonia Salviano.
Nos seis primeiros meses de 2012, o HRT já realizou 2.695 cirurgias, resultado do programa Fila Zero e da contratação de anestesistas. De abril a julho, a taxa de utilização de salas cirúrgicas foi ampliada em 80%. Por isso, as cirurgias com anestesia local estão sendo realizadas no centro cirúrgico ambulatorial criado em junho.

Trabalhadores do SLU passam por bateria de exames

  Ailane Silva, da Agência Brasília

Trabalhadores do SLU passam por bateria de examesFoto: Pedro Ventura
Os atendimentos incluíram desde aferição de pressão a avaliação dermatológica
Os funcionários do Serviço de Limpeza Urbano (SLU) foram atendidos nesta quinta-feira (16) pela equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Cerca de 250 pessoas realizaram exames que foram desde aferição de pressão a avaliação dermatológica. A primeira dama do Distrito Federal, Ilza Queiroz, estava presente. Ela é médica e alertou sobre a importância da medida, destinada especialmente para a atenção à saúde masculina.
"Toda ação voltada para saúde é relevante. Hoje, estamos priorizando o atendimento aos homens, principalmente, porque eles não têm o hábito de ir ao médico", destacou Ilza Queiroz. "Além disso, eles têm de ser relembrados que precisam usar os equipamentos de proteção e cuidar da própria saúde", completou.
O diretor-geral do SLU, Gastão Ramos, explicou que a ação chegará a todos os funcionários do órgão. "É importante checar a saúde dos nossos trabalhadores. Nossa intenção é montar um cronograma em parceria com os órgãos de saúde do GDF para atender os mais de 2 mil empregados", ressalta.
Além de orientações sobre o tabagismo, doenças sexualmente transmissíveis (DST) e aids, os empregados realizaram teste rápido de hepatite B; vacinação contra tétano, caxumba, rubéola, febre amarela, gripe e sarampo; e exames de medição de pressão, glicemia e acuidade visual.
O vigilante Firmino Lopes da Rocha, 67 anos, trabalha há 26 anos no SLU e reconhece a importância dos cuidados com a saúde. "É a primeira vez que vejo uma ação como essa", comemora. "A iniciativa é muito boa. Já tive a minha pressão aferida, fiz o teste rápido de hepatite B e agora vou receber atendimento para saber como está a minha audição", conta Firmino Rocha.
Os atendimentos foram prestados por 30 servidores dos núcleos de Tabagismo, DST/Aids, Saúde do Homem e Saúde do Adulto, em parceria com 15 universitários da Universidade de Brasília (UnB), Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) e Centro Universitário UDF.
Cerest – A diretora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Elienai de Alencar, explica que, "além de divulgar os serviços que a Secretaria de Estado de Saúde oferece, fazemos o trabalho de vigilância para detectar onde estão as doenças e notificá-las, o que auxilia na promoção de políticas públicas para o combate às doenças".
Os empregados que apresentaram problemas de saúde receberão atendimento adequado. "Nós fizemos 14 notificações relacionadas a casos que sugerem câncer de pele. Que não estiver com a saúde em dia será encaminhado para tratamento na rede pública de saúde", informa.
Os dados coletados são compartilhados com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde. As informações são direcionadas para o banco de dados usado também pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

GDF contrata brigadistas para combate a incêndios

  Da Redação, com informações do Ibram]

Processo seletivo classificou 32 profissionais entre chefes de brigada, chefes de esquadrão e brigadistas
Foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (15) o resultado final do processo seletivo para contratação temporária de profissionais para atuar na prevenção e no combate a incêndios florestais neste ano.
Ao todo, foram selecionados 32 profissionais, sendo dois chefes de brigada, 11 chefes de esquadrão e 19 brigadistas. Os convocados deverão comparecer à Diretoria de Gestão de Pessoas do Instituto Brasília Ambiental nos dias 16, 17 ou 20 de agosto, entre 9h e 17h30, para assinatura do contrato.
Para isso, será necessária a apresentação dos seguintes documentos: carteira de identidade (RG) e comprovante de dados bancários de conta-salário atualizados no Banco de Brasília (BRB) - extrato, saldo ou comprovante de atualização da conta emitido pela agência bancária. A Diretoria de Gestão fica no Edifício Bittar, no SEPN 511, Bloco C, térreo.
Confira aqui a lista de selecionados.

Projeto para reforma da Sedhab será selecionado amanhã

  Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano
Abertura das propostas do concurso nacional Brasília: Território e Paisagem será realizada às 14h30, no prédio da Secretaria
A Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab) e o Instituto de Arquitetos do Brasil no DF divulgam amanhã (17) o resultado do concurso nacional Brasília: Território e Paisagem, que vai selecionar um projeto para a reforma do edifício-sede da Sedhab. A abertura dos envelopes será às 14h30, na sala de reuniões da Sedhab, no Setor Comercial Sul, Quadra 6, Bloco A, 2º andar.
Lançado em abril deste ano, o concurso também selecionou, na última sexta-feira (10), projetos para construção do Parque Urbano do Gama, do Parque Ecológico Canela de Ema, em Sobradinho, e do Parque Vivencial do Paranoá, além do Centro de Exposição Agropecuária de Planaltina. As obras receberão recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal (Fundurb).
A contratação do Instituto de Arquitetos do Brasil no DF contou com investimento de cerca de R$ 760 mil. Já nos contratos dos projetos executivos serão investidos aproximadamente R$ 3 milhões. A abertura da exposição dos cinco projetos vencedores está prevista para a próxima terça-feira (21), no Foyer da Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional.
Fundo de Desenvolvimento Urbano do DF – O Fundurb foi criado para captar e destinar recursos para programas e projetos de desenvolvimento urbano, desenvolvimento institucional e de preservação do patrimônio na área de tombamento de Brasília. De natureza contábil e vinculado à Sedhab, o fundo leva em conta o reconhecimento da capital como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Nenhum comentário: