PESQUISA NO BLOG

quinta-feira, 23 de agosto de 2012



Rede pública ganhará novos aparelhos de ressonância

  Secretaria de Saúde

Três novas máquinas ajudarão a desafogar a fila de espera

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) abriu processo de licitação para a compra de três aparelhos de ressonância magnética, para suprir a rede pública de saúde com equipamentos compatíveis com a demanda existente e desafogar a fila de espera para esse tipo de exame. "A demanda aumentou muito. Por conta disso também devemos fazer, de imediato, convênios com a rede particular para atendimento à população", afirma o secretário-adjunto de Saúde, Elias Fernando Miziara. 
Em todo o ano passado foram feitos 4.681 exames de ressonância magnética na rede pública de saúde, enquanto neste ano, de janeiro a março, foram 1.098. Somente em julho foram agendados 665 exames e até o dia 20 de agosto outros 735 pacientes foram marcados.
A SES-DF mantém o equipamento funcionando no Hospital de Base do DF. Além do atendimento prestado no HBDF, a Secretaria de Saúde também encaminha pacientes para exames de ressonância magnética no Hospital Universitário de Brasília e no Instituto Cardiológico do DF.

45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro promove debates e oficinas

  Lúria Rezende, da Agência Brasília

Inscrições para os cursos podem ser feitas pela internet

As tendências do cinema contemporâneo são tema do debate Gêneros cinematográficos e suas interfaces, que integra a programação do 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, promovido na capital federal de 17 a 24 de setembro.

Serão realizadas quatro oficinas ao longo da programação - duas voltadas para o estudo do som no cinema, e duas destinadas à interpretação de atores e atrizes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 10 de setembro pelo site do evento.
De acordo com o cronograma, a oficina Desenho de Som discutirá o desenvolvimento histórico do audiovisual, principalmente no cinema narrativo clássico, com foco no uso do som no cinema mudo. A segunda oficina, intitulada Edição do Som será sobre o estudo sonoro. Ela promoverá a sensibilidade dos alunos para a audição e compreensão da paisagem sonora.
O ator libanês Mounir Maasri ministrará a oficina de interpretação Atuando para a Câmera, dirigida a atores com experiência. Para este mesmo público, a atriz e produtora Mallú Moraes promoverá a oficina O Ator e a Arte. A atividade será baseada em princípios práticos de encenação e incluirá gravações em vídeo dos exercícios.
Haverá, ainda, a Oficina Crítica de Cinema e Análise Fílmica, com Ciro Marcondes, que pretende capacitar professores e multiplicadores de opinião com noções básicas para análise de filmes e de crítica cinematográfica.
Encontros – Além das oficinas, também serão oferecidos seminários e debates com foco no cinema. Para ver a programação parcial liberada pela organização do evento acesse: http://www.festbrasilia.com.br/home

Programação das oficinasDesenho de Som
Data: 18 a 22 de setembro 
Horário: 14h as 18h
Local: Faculdade de Comunicação da UnB

Edição de Som
Data: 18 a 22 de setembro
Horário: 14h as 18h
Local: Faculdade de Comunicação da UnB

Atuando para a Câmera
Data: 19 a 21 de setembro
Horário: Quarta e quinta, de 14h as 18h. Sexta, de 9h as 12 e 14h as 19h
Local: Salão Leopoldina do Kubitschek Plaza Hotel

Interpretação - O Ator e a Arte
Data: 19 a 22 de setembro
Horário: 9h as 16h
Local: Teatro Sesc Paulo Autran, em Taguatinga Norte

Crítica de Cinema e Análise Fílmica
Data: 22 de setembro
Horário: 14h as 18h30
Local: Teatro Sesc Paulo Autran, em Taguatinga Norte

Vacinação de cães e gatos da área rural

  Secretaria de Saúde

Zoológico de Brasília expõe animais embalsamados em shoppingFoto: Divulgação
Comunidade de Águas Lindas também poderá participar de atividades educativas
Os animais do Museu de Taxidermia do Zoológico de Brasília estão em exposição no Águas Lindas Shopping até o dia 31 deste mês. Aberta ao público no início desta semana, a mostra é a principal atração do shopping e faz parte das palestras sobre técnicas de taxidermia, apresentação de teatro de fantoches e extensão dos projetos educativos, como Zoo Toque e Zoo Ciências.
No decorrer da semana, os estudantes receberão atenção especial dos profissionais do Zoo durante a participação em oficinas e projetos, promovidos gratuitamente pela diretoria de Museologia do Jardim Zoológico de Brasília.
Vacinação de cães e gatos da área rural Foto: Divulgação
Secretaria de Saúde manterá abertos, no sábado (25), 178 postos em 16 localidades
A Secretaria de Saúde promove no sábado (25) mais uma campanha de vacinação Antirrábica animal na área rural do Distrito Federal. A meta é vacinar 80% dos cerca de 30 mil cães e gatos. Das 9h às 17h estarão disponíveis 178 postos em 16 localidades. A campanha na área urbana só acontece em setembro, nos dias 15 e 22. O objetivo é prevenir a raiva animal e casos de raiva humana no DF. A ação pretende vacinar todos os cães e gatos com idade superior a 3 meses. A população estimada de cães e gatos no DF (área urbana e rural) é de 344.518 animais. 
A vacinação na área rural será realizada por meio de postos fixos e volantes, localizados em postos de saúde, residências, escolas, comércios e outros estabelecimentos (confira relação de postos anexa). Em cada posto haverá dois ou mais vacinadores, conforme a densidade populacional, e terá o apoio de técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF). A vacinação de cães e gatos, segundo o médico veterinário da Diretoria de Vigilância Ambiental, Laurício Monteiro, é a única maneira de prevenir o surgimento da raiva em humanos, uma doença letal que não está erradicada no Brasil e no mundo. 
O único caso de raiva humana registrado no Distrito Federal foi em 1978, mas foram notificados cinco casos no país em 2012. Foram dois no Maranhão, um no Ceará, um em Minas Gerais e um no Mato Grosso. Em cães foram registrados 31 casos – 29 no Nordeste e dois no Sudeste – e outros dois casos em gatos, também nas mesmas regiões. A raiva humana é uma das doenças infecciosas mais antigas e letais. É uma zoonose viral transmitida somente por mamíferos, geralmente apresenta 100% de letalidade (somente três casos de cura no mundo). Tem como hospedeiro, reservatório e transmissor o animal infectado pelo vírus da raiva que transmite a doença aos humanos por meio de mordida, arranhadura ou lambedura. Apresenta dois ciclos básicos de transmissão. No urbano, os principais reservatórios são os cães e gatos. E no silvestre ocorre principalmente entre morcegos, macacos e raposas.

Visitação à Torre de TV só nos fins de semana

  Secretaria de Turismo

Visitação à Torre de TV só nos fins de semana Foto: Pedro Ventura
Será realizado um reparo técnico no local
Até o fim de agosto, as visitas ao mirante da Torre de TV, no Eixo Monumental, serão permitidas apenas nos fins de semana. Isso porque o Grupo Bandeirantes de Comunicação necessita trocar um cabo que liga o transmissor de tv à antena localizada na torre. A partir de 1º de setembro, a visitação ao mirante da Torre de TV será retomada durante a semana e funcionará todos os dias, das 9h às 20h.

Riacho Fundo 2, exemplo de limpeza e conservação

  Ailane Silva, da Agência Brasília
Riacho Fundo 2, exemplo de limpeza e conservaçãoFoto: Pedro VenturaNa série de entrevistas semanais com administradores regionais, Geralda Godinho Sales enumera à AGÊNCIA BRASÍLIA as ações de urbanização, manutenção e limpeza da cidade
No cargo desde 1º de janeiro de 2011, a administradora regional do Riacho Fundo 2, Geralda Godinho Sales, conta que a cidade possui lixeiras para coleta seletiva de plástico, papel, vidro e material orgânico e que o recolhimento do lixo é feito diariamente. Por isso, possui o título de cidade mais limpa do Distrito Federal. Segundo ela, o Riacho Fundo 2 também ganhou cerca de 40 obras de infraestrutura e vem recebendo serviços de urbanização.

Qual a principal realização promovida na cidade durante a sua gestão?

Acredito que a inauguração de uma Agência do Trabalhador, em 1º de maio de 2012, Dia do Trabalhador, foi uma das ações mais importantes. O local onde ela funciona era uma construção abandonada há quatro anos, que abrigaria uma delegacia de polícia. Mas, pelo fato de a obra não atender aos padrões exigidos para uma delegacia, ficou parada. Agora, chegam a ser atendidas até 300 pessoas por dia em busca de oportunidades de emprego ou de fazer a Carteira de Trabalho e Previdência Social. A agência também promoverá cursos de capacitação. Essa é uma parceria com as secretarias de Trabalho e de Educação do Distrito Federal.

Como funciona o projeto Quadra Limpa?

Nós escolhemos uma quadra e passamos de 15 a 30 dias promovendo ações de limpeza e manutenção do espaço. Além disso, durante esse tempo, são realizadas orientações sobre coleta seletiva, palestras sobre como produzir sabão caseiro com óleo de cozinha usado, oficinas de reciclagem e atendimento odontológico com aplicação de flúor. Esse trabalho, já realizado em 21 quadras, pretende conscientizar a população sobre a conservação dos equipamentos públicos e a sustentabilidade. Paralelamente, instalamos 15 lixeiras com coletores seletivos de plástico, papel, vidro e lixo orgânico. Algumas associações já fazem a coleta seletiva, mas o trabalho ainda está sendo implantado. Também foram afixadas 30 placas indicativas de locais onde é proibido jogar lixo e entulho. Outro serviço é a retirada diária de entulho, que chega a somar 10 toneladas no fim do dia. Com todo esse trabalho, ganhamos o título de cidade mais limpa do DF.

Há incentivos para que a população tenha lazer e pratique esportes?

Várias obras são direcionadas para essa finalidade. A comunidade recebeu duas quadras poliesportivas e um campo de futebol de grama sintética, quatro Pontos de Encontro Comunitário (PECs), sete parques infantis e pista de skate. Além disso, 10 praças foram construídas - oito delas em becos antes utilizados para jogar lixo ou como atalho por motoristas. Hoje, esses locais estão limpos, urbanizados e oferecem lazer para a população. Fizemos ainda a reforma de quatro quadras poliesportivas e de 11 parques infantis. Também colocamos cobertura das quadras de esporte do Centro de Ensino Fundamental 1 e da Escola Classe 2 para proteger os estudantes do sol e da chuva.

Quais são os investimentos para a infraestrutura?

O Riacho Fundo 2 tinha muitos pontos escuros e, desde o ano passado, estamos fazendo um forte investimento para melhorar essa realidade. Só em 2011, cerca de R$ 300 mil foram aplicados na instalação de novos postes e luminárias. Este ano, serão mais R$ 340 mil. Outro grande avanço foi a construção de 10 mil metros de calçadas, a maior parte na ligação entre os setores norte, central e sul. Outra parcela foi construída com total acessibilidade na quadra destinada a pessoas com deficiência. Lá, rampas e piso tátil facilitam a locomoção dos pedestres. A comunidade também ganhou um posto policial da Polícia Militar e Restaurante Comunitário, o segundo mais frequentado do DF - cerca de 3 mil pessoas almoçam lá diariamente. Além disso, também foram urbanizadas duas rotatórias e houve o recuo de baias de ônibus.

Quais os próximos projetos?

Está em andamento a construção de mais de 13 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha vida. Estes locais já recebem infraestrutura necessária para atender aos futuros moradores. Em 2013, está prevista a inauguração das obras do Veículo Leve sobre Pneus (VLP), que atenderá as comunidades do Riacho Fundo, Recanto das Emas, Conglomerados Agrourbanos de Brasília (CAUB) 1 e 2, Gama e outras regiões. Estamos trabalhando para ter campo oficial com gramado sintético, terminal rodoviário, centro semiolímpico e centro cultural, com cinema, teatro, biblioteca pública, entre outros equipamentos. Outra novidade para a população será a implantação da feira definitiva, hoje funcionando em espaço provisório. O projeto está em andamento e atenderá aos 66 feirantes que trabalham na cidade vendendo hortifrutigranjeiros, alimentação, vestuário, entre outros.

Centro Olímpico do Gama recebe núcleo do Saúde da Família

  Secretaria de Saúde
Unidade conta com 13 profissionais. Eles farão atendimentos médicos ambulatoriais e de enfermagem para casos simples
O Governo do Distrito Federal inaugurou nesta quarta-feira (22) o núcleo do Programa Saúde da Família no Centro Olímpico do Gama. A iniciativa beneficia diretamente os moradores das quadras 55 e 56 e região central do Gama, além dos alunos da unidade, que poderão se consultar e obter atestados para atividade física. 
A equipe é formada por um médico, dois estudantes de medicina, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, cinco agentes comunitários de saúde, um odontólogo e um técnico de higiene dental. Os profissionais atuam com ações de promoção da saúde e prevenção de doenças. Também são realizados atendimentos médicos ambulatoriais e de enfermagem para casos simples. As situações mais graves serão encaminhados para outras especialidades, tendo como referência o Centro de Saúde nº 8 e o Hospital Regional do Gama. 
O programa já existe no centro olímpico do Recanto das Emas. A proposta é ampliar para os outros 10 centros olímpicos do DF (Brazlândia, Ceilândia, São Sebastião, Samambaia, Riacho Fundo 1, Santa Maria e Estrutural). A equipe do Saúde da Família do Centro Olímpico do Gama atende de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h. 

Serviços oferecidos:
- Saúde da Mulher
- Pré-natal
- Planejamento familiar
- Prevenção do câncer de colo de útero
- Saúde do adulto e idoso
- Grupos de hipertensão arterial
- Diabetes
- Saúde da Criança: acompanhamento do crescimento e desenvolvimento
- Consultas agendadas e visitas domiciliares

Nenhum comentário: