PESQUISA NO BLOG

quarta-feira, 29 de agosto de 2012


Sejus comemora Dia Nacional do Voluntariado

  Cinara Lima, da Agência Brasília
Sejus comemora Dia Nacional do VoluntariadoFoto: Mary Leal
Lançamento oficial do projeto Voluntário Cidadão encerrou a celebração

Brincadeiras, histórias e mágica para crianças, doação de sangue no Hemocentro e o lançamento oficial do projeto Voluntário Cidadão - Faz Bem Fazer o Bem marcaram o Dia Nacional do Voluntariado, celebrado nesta terça-feira (28).
As ações promovidas pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus) começaram às 9h, no UniCeub, com o Trote Legal, gincana em que alunos veteranos incentivaram os calouros a doar sangue, ação realizada por 15 universitários somente na manhã de hoje. A turma que fizer o maior volume de doações até a próxima sexta-feira (31) será premiada.
À tarde, crianças entre 1 e 5 anos, do Centro Comunitário Tia Angelina, no Varjão, se divertiram com brincadeiras, histórias, mágicas e muita animação proporcionadas por voluntários. Nair Pessoa, diretora do centro social, ficou surpresa com a alegria da garotada. “É maravilhosa a doação de um momento prazeroso para as crianças. Elas estão muito felizes. Amanhã, o dia de hoje será o tema da rodinha de conversa nas turminhas”, contou a diretora.
O Centro Comunitário atende 242 crianças. Fundada há 23 anos pela líder comunitária Angelina Pessoa, já falecida, a creche funcionou durante 19 anos com donativos, realização de eventos e bazares para arrecadação de verba. “Hoje, temos um convênio com a Secretaria de Educação e continuamos contando com doações e a realização de um bazar permanente”, explicou a diretora Nair Pessoa, filha da fundadora.
O atendimento é prestado por 62 funcionários entre professores, monitores, serviços gerais e nutricionista, em horário integral, das 7h30 às 17h30.
Projeto Voluntário Cidadão – O encerramento das comemorações ocorreu à noite com o lançamento oficial do projeto Voluntário Cidadão, no auditório do Bloco I do UniCeub. 
Segundo o subsecretário de Promoção e Mobilização Social da Sejus, Carlos Eduardo Guimarães, o projeto está em fase de testes há dois meses. Nesse período, 120 pessoas já se cadastraram como voluntários no site da secretaria.
“As ações do projeto voluntário funcionam com a Sejus intermediando o cidadão voluntário e as pessoas carentes que precisam de algum tipo de ajuda. Então nós fazemos visitações, semanalmente, a orfanatos, asilos, abrigos, comunidades terapêuticas, entre outras instituições”, detalhou o subsecretário.
O projeto conta ainda com outras iniciativas de mobilização. A campanha do agasalho arrecadou cerca de 10 mil peças, entre roupas, cobertores, edredons e calçados. Outras ações como a campanha do brinquedo para o Dia das Crianças; de revitalização das creches, com a arrecadação de material de construção usado; e a do material escolar estão programadas. 
Mais informações com a Subsecretaria de Promoção e Mobilização Social pelo telefone 2104-1937.

Nenhum comentário: