PESQUISA NO BLOG

terça-feira, 7 de agosto de 2012


Mutirão de Limpeza na Vila Cauhy

  Administração Regional do Núcleo Bandeirante

Atividade inclui recolhimento de móveis e eletrodomésticos velhos
A Administração Regional do Núcleo Bandeirante, em parceria com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), promove mutirão de limpeza na Vila Cauhy.
Além de realizar pavimentação com cascalho e brita e limpar as vias públicas, a administração solicitou aos moradores o descarte de materiais inservíveis como móveis e eletrodomésticos velhos e outros tipos de sucata, pois podem se transformar em criadouros de mosquitos da dengue e outros animais peçonhentos. Já foram recolhidos dois caminhões com esse tipo de resíduos.
“Sou da cidade e não me lembro de algo parecido na Vila Cauhy. É a primeira vez que uma ação deste tipo é feita”, afirmou o administrador regional do Núcleo Bandeirante, Elias Dias. A Prefeitura Comunitária da Vila Cauhy apoiou a iniciativa da administração e auxiliou na mobilização da comunidade.

Alunos de centros olímpicos podem mudar de esporte

  Secretaria de Esporte

Jovens que frequentam unidades Riacho Fundo I, Samambaia, São Sebastião e Ceilândia terão a oportunidade de conhecer outras modalidades esportivas
O Brasil é conhecido como o país do futebol. Mas também se destaca no vôlei, basquete, ginástica artística, atletismo, handebol e muitos outros esportes. Para maior divulgação destas modalidades, os centros olímpicos de Ceilândia, Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião oferecerão aos alunos uma semana de aulão experimental, de 14 a 17 de agosto. Nesse período, a garotada poderá praticar atividades de escolinhas diferentes da que frequenta.
A ideia é que os jovens experimentem novas modalidades e possam depois trocar de escolinha, caso se identifiquem mais com outro esporte. “É uma oportunidade muito interessante para os alunos, porque vão praticar esportes que não são tão conhecidos e podem também descobrir habilidades em que são melhores ou que gostem mais”, explicou Márcio Falcão, gerente-geral do projeto Esporte e Cidadania.
O aulão experimental será uma atividade interna dos centros olímpicos e atenderá todas as turmas de 7 a 17 anos. A troca de escolinha após o aulão está sujeita à disponibilidade de vagas nas unidades. A iniciativa faz parte do projeto Esporte e Cidadania, promovido pela Secretaria de Esporte em parceria com a Fundação Assis Chateaubriand.


Serviço:

Aulão experimental 

Data: 14 a 17 de agosto 
Local: Centros olímpicos de Ceilândia, Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião 

Horários: das 8h às 11h e das 14h às 17h

Governador cobra esclarecimentos sobre acidente no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha

  

Consórcio Brasília 2014 garantiu alto grau de segurança na obra

O governador Agnelo Queiroz convocou para reunião na tarde desta terça-feira (7) representantes do Consórcio Brasília 2014, responsável pela construção do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, para cobrar esclarecimentos sobre as circunstâncias do acidente ocorrido ontem no canteiro de obras.
Na reunião, representantes do consórcio apresentaram ao governador dados dos procedimentos adotados no canteiro de obras do estádio, que demonstram a preocupação com a segurança dos trabalhadores. (Ver quadro)
O consórcio informou que área de segurança se reúne diariamente com as equipes de trabalhadores para discutir os procedimentos e as atividades com a meta de evitar situações de acidentes. Isso porque a obra do estádio tem o mais alto nível no ranking de risco – no Brasil, as obras são classificadas entre os níveis 1 e 4. O estádio está enquadrado no nível 4, por isso o cuidado redobrado com a segurança.
No fim da noite de ontem, o governador também visitou os cinco operários feridos no acidente. Ele esteve com as vítimas e seus familiares por quase uma hora, no Hospital de Base.
Agnelo Queiroz determinou rigor na investigação do caso, bem como a garantia de que os operários feridos receberão todo o atendimento médico devido. O governador também solicitou ao Consórcio Brasília 2014 a adoção de todas as providências que se fizerem necessárias para apuração dos fatos, além do apoio aos trabalhadores acidentados e suas famílias.
Boletim médico - De acordo com o último boletim médico divulgado nesta terça-feira pela Secretaria de Saúde, o estado de saúde dos cinco operários é estável, e eles não correm risco de morte. Um trabalhador passou por três horas de cirurgia para corrigir uma fratura exposta na tíbia esquerda e lesões na bacia e nos tornozelo. Dois operários receberam alta médica pela manhã. Outros dois permanecem à espera de parecer do setor de neurocirurgia. A previsão é de que o próximo boletim seja divulgado após o meio-dia de quarta-feira.
O caso foi registrado na 5ª Delegacia de Polícia, e, desde a manhã de hoje, é realizada perícia no local do acidente – por isso, nesta terça-feira não houve expediente no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

DADOS DA OBRA DO ESTÁDIO NACIONAL DE BRASÍLIA MANÉ GARRINCHA
PERÍODO: 8/2010 A 7/2012


Mínimo exigido pela NR
Real
Engenheiros de Segurança
3
4
Técnicos de Segurança
10
35
Auxiliares Técnicos de Segurança
0
3
Médicos do Trabalho
3
3
Técnicos de Enfermagem
1
3
Auxiliares de Enfermagem
1
4
  • Fonte: Consórcio Brasília 2014

Novas nomeações no GDF

  Secretaria de Comunicação
Mudanças se referem às administrações regionais do Lago Norte e de Sobradinho, além da Codeplan
O Governo do Distrito Federal informa que o jornalista e empresário Jaime Recena é o novo administrador Regional do Lago Norte. Na Administração Regional de Sobradinho assume o atual chefe de gabinete, Márcio Ribeiro Guedes. A Presidência da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) será exercida pelo economista Júlio Miragaya. As nomeações estão na edição desta quarta-feira do Diário Oficial do Distrito Federal.
O novo administrador regional do Lago Norte é o jornalista e empresário Jaime Recena (PSB). Ele é morador da cidade e presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no DF (Abrasel-DF).
O atual chefe de gabinete da Administração Regional de Sobradinho, Márcio Ribeiro Guedes, assume como titular. Ele substitui Maria América Menezes Bonfim, que passa a ser coordenadora de Articulação Institucional da Secretaria de Estado de Governo, respondendo pela articulação das relações institucionais do GDF com os Poderes da União, em especial o Congresso Nacional, integrando a ação das bancadas parlamentares do DF.
Codeplan – O economista Júlio Miragaya, que estava na Diretoria de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), assume a Presidência da empresa. O cargo era ocupado interinamente desde maio, quando a ex-presidenta Ivelise Longhi assumiu o comando do Metrô-DF. Durante esse período, Salviano Guimarães acumulou as funções de presidente e diretor Administrativo e Financeiro da Codeplan – agora ele volta a se dedicar exclusivamente à diretoria de origem.


EXCURSÃO CALDAS NOVAS-GO



GDF reforça rede de atendimento à população feminina

  Lúria Rezende, da Agência Brasília

GDF reforça rede de atendimento à população femininaRoberto Barroso
Na celebração dos seis anos da Lei Maria da Penha, o governador Agnelo Queiroz inaugurou Centro de Referência de Atendimento à Mulher na 102 Sul. Serão criados mais quatro deles no DF
Brasília, 7 de agosto de 2012 – O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, inaugurou esta tarde (7), ao lado da primeira-dama, Ilza Queiroz, o segundo Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) do DF, em celebração aos seis anos da Lei Maria da Penha . O espaço, que leva o nome de Ieda Santos Delgado, fica na Estação do Metrô da 102 Sul.
A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com dois assistentes sociais, dois advogados, um agente social e um técnico administrativo. Os profissionais prestam atendimento ao público feminino vítima de violência ou que somente busca informações sobre assuntos jurídicos, por exemplo. O GDF investiu R$ 150 mil para instalar o posto.

O governador Agnelo Queiroz anunciou o investimento de R$ 1,4 milhão nos centros de referência que serão criados em Ceilândia, Taguatinga, Gama e Planaltina. "O objetivo é estabelecermos mais 11 unidades até o final de 2015", afirmou. Ele destacou, ainda, a localização privilegiada do centro e seu papel social. "Esta área recebe pessoas de todo o DF, além ser um lugar de grande fluxo e acessível aos passageiros do Metrô. O centro facilita o trabalho de resgate do direito da mulher", disse.

O Distrito Federal está em primeiro lugar no recebimento de denúncias pelo disque-denúncia (156, opção 6) da Secretaria de Políticas para as Mulheres do governo federal. A Delegacia de Atendimento à Mulher do DF (DEAM) faz, em média, 15 ocorrências por dia. Em 2011, foram 3.189 casos de violência contra a mulher. Só no primeiro semestre deste ano, houve o registro de 1.831 ocorrências.

Para a secretária da Mulher, Olgamir Amancia, as denúncias são ferramentas essenciais para o levantamento de informações. "Apenas os dados dão condições para qualificar as políticas concretas para atender as demandas. A denúncia é o pressuposto para salvar vidas", enfatizou. 

Números e estrutura – O CRAM Ieda Santos Delgado é o segundo do DF. O primeiro fica na antiga Rodoferroviária. De janeiro a junho deste ano, a unidade já realizou 924 atendimentos – entre eles, 290 pedagógicos, 66 jurídicos e 102 assistências sociais. "A nova estrutura permite que sejam atendidas até 20 mulheres por dia. Considerando os dois centros, a nossa expectativa é assistir mais de 2 mil mulheres por ano", declarou a secretária. 

Homenagem – A unidade inaugurada hoje recebe o nome de uma militante pela liberdade, democracia e construção de uma sociedade justa e igualitária. A carioca e afrodescendente Ieda Santos Delgado (1645-1974), advogada e funcionária do Ministério de Minas e Energia, era militante da Ação Libertadora Nacional (ALN) e foi presa em São Paulo, em 11 de abril de 1974. Seu nome está na lista de desaparecidos políticos anexa à Lei nº 9.140/1995. "Nenhum povo se concretiza se não incorpora a luta dessas mulheres", lembrou Olgamir Amancia.

Estavam presentes na inauguração o vice-presidente do Tribunal de Justiça do DF, Lecir Manoel da Luz; as secretária da Criança, Rejane Pitanga, e de Comunicação Social, Samanta Sallum; as deputadas Erika Kokay e Arlete Sampaio; a presidenta do Metrô, Ivelise Longhi; a representante da família da homenageada, Carmem Lucia Coaracy; e demais autoridades.

Nove mil vagas nos centros olímpicos

  Secretaria de Esporte

Nove mil vagas nos centros olímpicos Foto: Mary Leal
Estão entre as atividades oferecidas basquete e ginástica para adulto, vôlei e futebol para crianças
É hora de praticar esporte. Os nove centros olímpicos estão com matrículas abertas para 9.279 vagas em diversas modalidades para crianças e adultos. Entre as atividades oferecidas, há basquete e ginástica para adulto, vôlei e futebol para crianças. Para se matricular, os interessados devem comparecer ao centro olímpico da cidade onde mora das 8h às 12h ou das 14h às 18h. 
Nessa primeira etapa da matrícula, é preciso só preencher a ficha de inscrição com a modalidade escolhida. Em seguida, o aluno terá prazo para entregar a documentação exigida: atestado médico, declaração escolar (no caso de crianças e adolescentes), foto 3x4 e termo de compromisso. Os alunos só poderão frequentar as aulas após a entrega completa da documentação. Para adultos acima de 40 anos, é exigido também laudo do cardiologista. 

Agnelo Queiroz visita operários feridos em acidente nas obras do Estádio Nacional

  Secretaria de Comunicação Social

Agnelo Queiroz visita operários feridos em acidente nas obras do Estádio NacionalFoto: Roberto Barroso
GDF já solicitou ao Consórcio Brasília 2014 a adoção de todas as providências que se fizerem necessárias para apuração dos fatos
O governador Agnelo Queiroz visitou, no fim da noite de ontem, os cinco operários feridos no acidente ocorrido no canteiro de obras do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Ele esteve com as vítimas e seus familiares por quase uma hora, no Hospital de Base.
Agnelo Queiroz determinou rigor na investigação do caso, bem como a garantia de que os operários feridos receberão todo o atendimento médico necessário. O governador também solicitou ao Consórcio Brasília 2014, responsável pela execução da obra, a adoção de todas as providências que se fizerem necessárias para apuração dos fatos, bem como de apoio aos trabalhadores acidentados e suas famílias. O secretário de Saúde, Rafael Barbosa, também esteve no hospital.


De acordo com o último boletim médico divulgado nesta terça-feira pela Secretaria de Saúde, o estado de saúde dos cinco operários é estável e eles não correm risco de morte. Um trabalhador passou por três horas de cirurgia para corrigir uma fratura exposta na tíbia esquerda e lesões na bacia e nos tornozelos. Um recebeu alta médica e outro aguarda a conclusão de conduta da Unidade de Cirurgia Geral. Outros dois permanecem à espera de parecer do setor de neurocirurgia. A previsão é de que o próximo boletim seja divulgado no fim da tarde.
O caso foi registrado na 5ª Delegacia de Polícia e, desde a manhã de hoje, é realizada perícia no local do acidente – por isso, hoje não haverá expediente no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Detran registra menos mortes no trânsito

  Da Redação, com informações do Detran
Detran registra menos mortes no trânsitoFoto: Mary Leal

Departamento continua recomendando, por meio de campanhas educativas, cautela a condutores de veículos e pedestres

Entre janeiro e julho desse ano, o Distrito Federal registrou a menor média mensal de mortes provocadas por acidentes de trânsito: 33,9%. Levantamento realizado pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) aponta que nesse período foram contabilizadas 237 mortes, enquanto no mesmo período de 2011 o número de óbitos decorrentes de acidentes no trânsito chegou a 273, uma redução de 13,2%.
Os dados também mostram que a quantidade de acidentes fatais diminuiu 10,5% nas vias do DF. De janeiro a julho deste ano, foram registrados 221 acidentes contra 247 ocorridos no mesmo período de 2011.

Já a média mensal de acidentes com morte registrada em 2012 é a menor desde 2006 e registrou queda expressiva nos dois anos anteriores: passou de 35,9 (2010) para 34,8 (2011), chegando a 31,6 (2012).

Só no mês de julho, a redução do número de óbitos foi de 13,9%, e passou de 36 vítimas em 2011 para 31 em 2012. Já o mês de agosto tem sido recorrente em altos índices de acidentes e mortes e, por isso, o Departamento de Trânsito recomenda aos condutores e pedestres mais cautela neste período. Em agosto de 2011, foram registrados 43 acidentes fatais e, em 2010, este número foi ainda maior, com 53 acidentes, número muito acima da média mensal daqueles anos: 38,8 (2011) e 38,4 (2010).

O Detran considera que as campanhas educativas e as operações de fiscalização têm sido importantes nos resultados obtidos, mas entende que a conscientização e a responsabilidade dos condutores e pedestres são determinantes na luta por um trânsito menos violento.




Caesb festeja 43 anos com novo site

  Caesb
Caesb festeja 43 anos com novo site

Na página da companhia na internet é possível acessar, por exemplo, a segunda via da conta de água

 A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) completa 43 anos e, para comemorar a data, oferece aos usuários o seu novo site. Este foi criado com o objetivo de priorizar os interesses dos cidadãos e os anseios da sociedade e  privilegiar o acesso rápido dos usuários aos serviços da empresa. Por meio do site, é possível acessar a segunda via da conta de água, conhecer as tarifas e preços praticados pela Empresa, denunciar ligações clandestinas de água e esgoto, saber onde haverá interrupções programadas no fornecimento de água, agendar visitas às estações de tratamento de água e esgoto, acompanhar a qualidade da água do lago Paranoá, agendar o Espaço Cultural Caesb – Teatro Águas Claras, entre outras informações. O site é direto, prático, fácil de navegar e oferece informações objetivas. Para conhecer as novidades, basta clicar em http://www.caesb.df.gov.br/



Caesb festeja 43 anos com novo site
Na página da companhia na internet é possível acessar, por exemplo, a segunda via da conta de água
 A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) completa 43 anos e, para comemorar a data, oferece aos usuários o seu novo site. Este foi criado com o objetivo de priorizar os interesses dos cidadãos e os anseios da sociedade e  privilegiar o acesso rápido dos usuários aos serviços da empresa. Por meio do site, é possível acessar a segunda via da conta de água, conhecer as tarifas e preços praticados pela Empresa, denunciar ligações clandestinas de água e esgoto, saber onde haverá interrupções programadas no fornecimento de água, agendar visitas às estações de tratamento de água e esgoto, acompanhar a qualidade da água do lago Paranoá, agendar o Espaço Cultural Caesb – Teatro Águas Claras, entre outras informações. O site é direto, prático, fácil de navegar e oferece informações objetivas. Para conhecer as novidades, basta clicar em http://www.caesb.df.gov.br/

Expansão econômica e urbanística

  Suzano Almeida, da Agência Brasília
Expansão econômica e urbanísticaFoto: Brito
São Sebastião se desenvolve com a chegada de moradores e equipamentos públicos para todas as idades
A Região Administrativa de São Sebastião é uma das mais antigas do Distrito Federal. Em 1957, as olarias que deram origem à cidade começaram a chegar à região e passaram a produzir material para a construção de Brasília. Com o fim das obras da capital federal, as empresas se retiraram da região e os trabalhadores remanescentes criaram um pequeno centro urbano. A partir de 1993, a então Agrovila São Sebastião foi declarada região administrativa. Hoje, com cerca de 100 mil habitantes, a cidade começa a crescer econômica e urbanisticamente. Para falar desse desenvolvimento, a administradora regional de São Sebastião, Janine Rodrigues, conversou com a AGÊNCIA BRASÍLIA.
Que investimentos se destacam em sua gestão?

Já entregamos, desde o segundo semestre do ano passado, mais de R$ 4 milhões em pavimentação nas principais áreas da cidade. Localidades como o Morro Azul, Vila Nova, João Cândido e Morro da Cruz, além do asfalto, receberam meios-fios. Nas avenidas São Sebastião e Ouro Vermelho fizemos a fresagem [retirada do pavimento danificado] e colocamos novo revestimento asfáltico. Também estamos construindo estacionamentos próximos ao Fórum, ao Ministério Público, na Feira Permanente e nas avenidas comerciais.
Quais as principais demandas da população?

Principalmente pavimentação, iluminação pública e manutenção das vias.
Como são definidas as prioridades?

O Orçamento Participativo tem norteado as ações da administração. É a população quem decide, com sua participação nas reuniões e indo à administração.
Diante do crescimento da cidade, especialmente após a criação do Jardins Mangueiral, que providências precisam ser tomadas?

Já estamos estudando a duplicação da DF-463, que precisa ser ampliada para melhorar o fluxo de veículos no horário de pico e evitar congestionamentos diários. Afinal, a região deve receber mais de 40 mil moradores. Por enquanto, poucas famílias se mudaram para o condomínio, que já possui infraestrutura completa.
Como a chegada dos novos moradores poderá beneficiar a cidade?

A construção das unidades habitacionais vai melhorar muito o comércio local, que se desenvolverá com o aumento da clientela.
O que tem sido feito para gerar emprego em são Sebastião?

Uma das iniciativas foi trazer uma unidade do Instituto Federal de Brasília (IFB), uma escola de formação profissional que, há um ano, oferece condições para que moradores daqui possam entrar no mercado de trabalho. Também temos buscado alternativas junto à associação comercial para inserir nossos jovens no comércio local.
Como o Centro Olímpico tem ajudado a comunidade?

A demanda por lazer é muito grande e a abertura do centro à comunidade nos fins de semana supre parte dela, além de tirar crianças e jovens das ruas. Também estamos construindo mais duas quadras de esporte na cidade.
Como está o funcionamento do projeto-piloto Banda Larga 0800?
Foi um orgulho muito grande para nós termos sido escolhidos entre mais de 5,6 mil municípios do país. Por enquanto, são 80 celulares com acesso à internet. No momento, estão disponíveis os serviços oferecidos por órgãos do governo, como [as secretarias de] Saúde e Trabalho.
Há algum projeto previsto para os próximos meses?
Estamos em contato com a Secretaria do Idoso para a instalação de um centro de convivência na cidade, com oficinas que ocupem de forma positiva o tempo dos idosos. O centro ficará próximo a um Ponto de Encontro Comunitário (PEC), onde eles já fazem exercícios físicos.

Novos leitos de UTI e nova estrutura de atendimento no Hospital de Base

  Evelin Campos, da Agência Brasília
Novos leitos de UTI e nova estrutura de atendimento no Hospital de BaseFoto: Roberto Barroso

Melhoria do atendimento no hospital foi elogiada pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que, acompanhado do governador Agnelo Queiroz, fez vistoria na unidade
O Hospital de Base do DF (HBDF) apresentou avanço surpreendente nos últimos seis meses, de acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A avaliação foi feita durante a inauguração do Centro Neurocardiovascular e de 27 novos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), nesta quinta-feira. As melhorias na unidade hospitalar foram apresentadas ao ministro pelo governador Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, e do secretário de Saúde, Rafael Barbosa.
O novo centro neurocardiovascular atenderá pacientes em estado grave, especialmente as vítimas de infarto e acidente vascular cerebral. A unidade conta com equipamentos de última geração e 11 leitos – três na sala vermelha, três na sala amarela e cinco na sala intermediária. "Melhorias como essas dão energia para evoluirmos ainda mais e mostram que é possível mudar a realidade do atendimento nos hospitais, especialmente nas áreas de urgência e emergência", elogiou o ministro.

Para reforçar a atenção aos pacientes em estado grave, Agnelo Queiroz e Alexandre Padilha também inauguraram a segunda unidade de Hemodinâmica, que ampliará de 280 para 380 por mês o número de exames de angioplastia, cateterismo e arteriografia. "Uma unidade com a complexidade do Hospital de Base precisa estar dotada de equipe, estrutura e condições para receber com alto padrão de atendimento os pacientes graves", enfatizou o governador.
As mudanças no HBDF foram viabilizadas por recursos repassados pelo Ministério da Saúde por meio do S.O.S Emergências, estratégia criada para qualificar e ampliar o acesso aos serviços de urgência e emergência no Sistema Único de Saúde (SUS). O repasse federal é de R$ 3,6 milhões por ano, investimento que está dando resultados consideráveis no Hospital de Base, segundo o ministro.
Desde a última visita de diagnóstico do S.O.S Emergências, realizada no dia 3 de fevereiro, com o objetivo de apontar as principais demandas do hospital, a taxa de ocupação da emergência por tempo superior a 24 horas caiu de 196% para 107%. O número de internados no setor, por sua vez, registrou queda de 187 para 115 pacientes por dia. Já o número de cirurgias teve aumento de 12,8% com a organização dos casos prioritários pelo Mapa Cirúrgico e com a modernização das salas no centro cirúrgico. Isso possibilitou que o hospital eliminasse a lista de espera por cirurgia ortopédica na Emergência.
Atendimento ágil – O grupo também conheceu a central de marcação de consultas do HBDF. As melhorias foram a informatização e a organização dos agendamentos, com possibilidade de marcação de consultas especializadas nas unidades básicas de saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, houve aumento de 45% na oferta de consultas na unidade. "Esse procedimento evita a permanência, no Pronto-Socorro, de pessoas que não precisam estar no local", afirmou o governador.
A tranquilidade na central e no ambulatório é registrada, em tempo real, por uma das 11 câmeras móveis, também avaliadas durante a visita. Os equipamentos contaram com investimento de R$ 500 mil do Ministério da Saúde. O sistema permite que tanto o ministério quanto o GDF acompanhem o atendimento e o tempo de espera dos pacientes.
O secretário de Saúde, Rafael Barbosa, lembrou a importância da atenção primária à saúde na redução do fluxo nos prontos-socorros: "Os investimentos nos Centros de Saúde e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) também são fundamentais. As UPAs de Samambaia e do Recanto das Emas, por exemplo, reduzem em mil o número de pacientes por dia nas emergências dos hospitais".
"Essas iniciativas estão resolvendo o maior problema na saúde, que é a superlotação das emergências. Estamos fazendo triagem dos pacientes e humanizando o atendimento", acrescentou o diretor do Hospital de Base, Julival Ribeiro.


Nenhum comentário: