PESQUISA NO BLOG

domingo, 30 de março de 2014

ComCopa

Moradores de Samambaia conhecem bastidores do palco do Mundial

  Mateus Rodrigues, ComCopa
Todos percorreram o mesmo caminho que as seleções vão fazer na Copa do Mundo da FIFA™. GDF Junto de Você já levou mais de 1,2 mil pessoas ao estádio

Fotos: Fabiano Neves/ComCopa
IMG 9833

Daqui a pouco mais de dois meses, jogadores de seleções como Portugal, Camarões, Suíça e da Seleção Brasileira vão entrar no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha pelo túnel de acesso, se preparar nos vestiários e chegar, enfim, à beira do campo. Neste fim de semana, os moradores de Samambaia tiveram a oportunidade de seguir o mesmo percurso nas visitas guiadas do GDF Junto de Você.

Para o aposentado Francisco Barbosa, 65 anos, foi difícil segurar a emoção. Ele se mudou para a capital federal há pouco mais de duas semanas, vindo da cidade de Balsas, no Maranhão. “Nunca tinha pisado em um estádio, e jamais esperava que fosse estar assim pertinho do gramado. É um sonho realizado”, definiu.

IMG 9822A professora Rosângela Barbosa, 44 anos, também se encantou com a arena. “É muito legal fazer o trajeto que os nossos jogadores vão fazer, conhecer o estádio onde eles vão representar o nosso país”, comentou. A flamenguista levou os filhos Jean Pedro, 13 anos, e Gabriela, 11 anos, e não economizou nas fotos.

“Caldeirão” – Além dos vestiários, da área de competição e do banco de reserva, por onde passaram jogadores e jogadoras da elite do futebol mundial, os visitantes também puderam conhecer a Tribuna de Honra do estádio, onde ficam as autoridades.

A visão privilegiada do espaço, entre as arquibancadas superior e inferior, trouxe boas lembranças à cirurgiã dentista Marcela Angela, 33 anos. “Lembra um pouco o La Bombonera, estádio do Boca Juniors que conheci em Buenos Aires. Tem essa coisa de ‘caldeirão’, das cadeiras muito perto do campo”, comparou. “Mas lá, achei as arquibancadas muito íngremes, fiquei assustada. Aqui, parece mais equipado e mais seguro”.

Os filhos Lucas, 7 anos, e Sarah, 5 anos, estrelaram a maior parte das fotos de Marcela, que não perdeu a chance de registrar a própria visita também. “Não acompanho futebol no dia a dia, mas estou ansiosa para a Copa. Mexe com o coração de todos os brasileiros, né?”, explicou.

IMG 9810Costa do Marfim – Além dos moradores em Samambaia, uma comitiva chamou a atenção neste domingo no Mané Garrincha. Seis integrantes da RTI - Radiodiffusion Télévision Ivorienne, uma emissora estatal da Costa do Marfim, junto com o embaixador daquele país no Brasil, conheceram o local onde a seleção africana vai enfrentar a Colômbia, no dia 19 de junho.

O coordenador de Esportes da RTI, Alain Doumouya, se rendeu à beleza da arena brasiliense. "É um estádio magnífico. Da arquibancada, temos a impressão de estar em um estádio na Inglaterra. Essa proximidade favorece uma forte comunhão entre torcedores e jogadores em campo", elogiou.

O embaixador da Costa do Marfim no Brasil, Sylvestre A. Aka, que estará no estádio na partida Colômbia x Costa do Marfim, concorda com Doumouya. "O Mané Garrincha é um estádio à altura dos maiores estádios do futebol. É magnífico, imenso, um belo palco para os jogadores", resumiu o diplomata.

Legado social – Além da visita guiada gratuita ao Mané Garrincha, o projeto GDF Junto de Você oferece serviços de órgãos como a Defensoria Pública e o Procon-DF, cadastro para o passe livre estudantil, atendimento do Na Hora e emissão de 2ª via de IPTU e IPVA, entre outros. Toda a estrutura é montada na própria região administrativa.

Desde a inauguração do novo Mané Garrincha, em 18 de abril de 2013, mais de 650 mil pessoas já estiveram na arena para shows, jogos e eventos institucionais. Nas sete edições do GDF Junto de Você realizadas até aqui, foram mais de 1,2 mil visitantes de diversas regiões administrativas do DF.

Durante a visita deste fim de semana, os moradores de Samambaia descobriram que o Estádio Nacional de Brasília é peça fundamental na atração de eventos como a Copa do Mundo da FIFA™, os jogos de futebol das Olimpíadas Rio-2016 e as Olimpíadas Universitárias (Universiade) de 2019.

Cada evento realizado na arena gera 2 mil empregos e movimenta cerca de R$ 12 milhões na economia de todo o Distrito Federal. No Mundial, Brasília receberá sete jogos – número máximo estabelecido pela FIFA –, incluindo uma partida da Seleção Brasileira e a disputa do terceiro lugar.

Nenhum comentário: