PESQUISA NO BLOG

quarta-feira, 26 de março de 2014

Secretaria de Saúde

Dia Mundial da Conscientização da Epilepsia é comemorado nesta quarta feira

  Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde
Dia Mundial da Conscientização da Epilepsia é comemorado nesta quarta feira Foto: Lula Lopes / Arquivo
Hospital de Base, referência na rede de Saúde pública do DF no tratamento da doença, atende cerca de 50 casos diariamente

Referência no atendimento de casos de epilepsia, o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) atende cerca de 50 pacientes com a doença diariamente. Nesta quarta-feira (26), em todo o mundo, é celebrado o Dia da Conscientização da Epilepsia, data voltada à conscientização da população para evitar preconceitos.

"A epilepsia é uma das doenças neurológicas mais frequentes e caracteriza-se pela ocorrência de crises recorrentes e não provocadas. A recorrência significa que é necessário um mínimo de duas crises para o diagnóstico de epilepsia", explicou o coordenador do Centro de Epilepsia, neurologista Wagner Afonso Teixeira.

No DF, o paciente que necessita de atendimento ambulatorial pode marcar consulta na Unidade de Neurologia pelo sistema de regulação do Hospital de Base. Os encaminhamentos devem ser feitos com o pedido para a especialidade.

As consultas podem ser realizadas também nos hospitais regionais que possuem a especialidade de Neurologia, como os da Asa Norte, Ceilândia, Gama, Santa Maria, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga, além de centros de saúde do Gama e Santa Maria, que possuem profissionais capacitados para o tratamento da doença.

ENTENDA - A epilepsia é uma descarga elétrica excessiva que ocorre no cérebro e pode ser desencadeada por diversas causas: genética, tumores, lesões ou traumas no cérebro. O uso de bebidas alcoólicas, drogas, e febres podem desencadear crises em pessoas epilépticas.

Quem tiver a doença deve procurar um acompanhamento médico para receber orientação quanto ao melhor tratamento. Em todos os casos, são receitados medicamentos que evitam as descargas elétricas cerebrais anormais, que são a origem das crises epilépticas.

(F.M./M.D.*)

Nenhum comentário: