PESQUISA NO BLOG

sábado, 29 de março de 2014

Fiocruz Brasília

Curso de Promotoras Legais Populares do DF chega à 10ª edição

  Da Fiocruz Brasília
Curso de Promotoras Legais Populares do DF chega à 10ª ediçãoFoto: Divulgação
Capacitação em direito e cidadania com foco nas questões de gênero será aos sábados, das 9h às 12h30, em Ceilândia e Sobradinho

 A oficina inaugural do 10º Curso de Promotoras Legais Populares do Distrito Federal será realizada neste sábado (29). A capacitação ocorrerá, simultaneamente em Ceilândia e Sobradinho e é fruto de parceria entre a Fiocruz Brasília, a Universidade de Brasília (UnB) e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Com oficinas e debates sobre direito e cidadania com foco nas questões de gênero, o curso será ministrado semanalmente, aos sábados, das 9h às 12h30, durante oito meses. Em Ceilândia, o curso será no Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito da UnB, já em Sobradinho, no Espaço Olívia Gama, na Quadra 14 (ao lado do Detran).

O objetivo é capacitar mulheres em noções de direito e cidadania, com enfoque nos direitos humanos e na violência contra a mulher. As aulas serão ministradas por estudantes e professoras da UnB, representantes da sociedade civil, promotores de Justiça do MPDFT e militantes do movimento de mulheres.

As turmas são formadas exclusivamente por mulheres que buscam efetivar sua condição de cidadãs, sem discriminação de cor, crença religiosa, orientação sexual, condição social, escolaridade ou de qualquer outra ordem.

A atuação da Fiocruz Brasília e dos demais parceiros se dará por meio da participação na coordenação com os parceiros, além da capacitação das cursistas, ao instrumentalizá-las com informações e conhecimento na área da Saúde.

"A Fiocruz tem um forte histórico na atuação de causas relevantes para a sociedade. Essa é mais uma delas. Traremos a temática da saúde, não só atrelada à ausência de doença, mas dentro de um contexto maior que é o universo da mulher", explicou a analista de redes da Fiocruz Brasília, Marianna Lopes.

As alunas que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação, com indicação de carga horária.

HISTÓRICO - O projeto "Promotoras Legais Populares" tem mais de 15 anos no Brasil e, de início, foi implementado em São Paulo e no Rio Grande do Sul. Desde então, outra unidades da Federação adotaram o projeto de forma exitosa.

Para mais informações, clique aqui.

(I.M*)

Nenhum comentário: