PESQUISA NO BLOG

sexta-feira, 28 de março de 2014

Secretaria de Turismo

Estudantes londrinos de arquitetura conhecem Brasília

  Da Secretaria de Turismo
Estudantes londrinos de arquitetura conhecem BrasíliaFoto: Divulgação
Grupo com 50 alunos da Architectural Association fizeram estudo de campo na capital federal

Por ser considerada ícone da arquitetura moderna, Brasília recebe cada vez mais grupos de alunos e arquitetos que querem ver de perto aquilo que estudam em sala de aula. Esta semana 50 estudantes da Architectural Association de Londres passaram dois dias na cidade visitando as grandes obras e conhecendo pessoalmente o projeto urbanístico de Lúcio Costa.

Com o apoio da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, o grupo visitou diversos pontos da cidade, como as superquadras 308/108 sul, Santuário Dom Bosco, Eixo Monumental, UnB, Palácio do Planalto, Praça dos Três Poderes, Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), Congresso Nacional, Brasília Palace Hotel, Museu da República, Catedral, Estádio Nacional Mané Garrincha, Palácio do Buriti, Memorial JK e o Setor Militar Urbano.

Acompanhados de um guia de turismo e da arquiteta Soraya Brixi, os alunos tiveram uma aula intensiva sobre a história de Brasília e a complexidade de suas construções. "Brasília é um dos lugares que mais concentra arquitetura moderna no mundo, e esses futuros arquitetos ficam encantados quando chegam à cidade. É como se eles estivessem visitando uma grande galeria de arte", explicou Brixi.

O estudante John NG estava encantado com a visita. "É muito bom poder conhecer uma cidade com tamanha concentração de monumentos excepcionais", afirmou.

Já o futuro arquiteto Fabrizio Ballabio se encantou com o projeto urbanístico. "As superquadras são uma experiência de sucesso. Estamos todos impressionados. Visitar Brasília nos permitiu medir e valorar o peso de certas decisões nos projetos que fazemos", garantiu.

BRASÍLIA - A capital brasileira é Patrimônio Cultural da Humanidade há 26 anos graças ao projeto inovador de Lúcio Costa, inserido na lista da Unesco para ser preservado para as futuras gerações.

Desde sua construção, a cidade já despertava o interesse de arquitetos. Com o trabalho de promoção do destino, que é feito pela Secretaria de Turismo, vem crescendo o número de grupos para o turismo arquitetônico em Brasília.

(V.F/J.S*)

Nenhum comentário: