PESQUISA NO BLOG

sábado, 20 de outubro de 2012

CIÊNCIA E TECNOLOGIA


Ciência e Tecnologia 

no fim de semana

  Da Redação
Ciência e Tecnologia no fim de semanaFoto: Pedro Ventura
Em sua 9ª edição, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia garante programação repleta de atividades. Evento já recebeu 24 mil visitantes
Os brasilenses terão, neste final de semana, mais uma opção de entretenimento: a 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (ExpoBrasília). De acordo com a organização, desde a abertura, na terça-feira (16), o evento recebeu cerca de 6 mil visitantes por dia. Ao todo, a SNCT realiza mil tipos de atividades, entre palestras, debates, jogos e apresentação de projetos voltados para economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza.
O setor específico sobre Tecnologia, uma das áreas trabalhadas pela 9ª Semana Nacional, é um dos pontos que mais chama a atenção da garotada. Jogos, videogames, serviço de inclusão digital, realizado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, e informações sobre as principais novidades tecnológicas no país e no mundo estarão disponíveis gratuitamente.
19out2012 nanotecO espaço também apresenta o trabalho com nanotecnologia, na unidade móvel do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP). A tecnologia microscópica e de última geração tem várias aplicações, desde melhorias na área de engenharia e medicina, até novidades no setor de computação, roupas e acessórios. "O objetivo é difundir a nanotecnologia, que ainda é nascente no país. Eventos como esse ajudam a aproximar as crianças da novidade, pois no futuro essa será a realidade delas", comentou o agente de Inovação do Senai-SP, Alexandre Saito.
Para a estudante Luísa Souza, 15 anos, que veio em uma excursão escolar de Unaí (MG), a viagem para conhecer a exposição valeu a pena. "Eu me diverti bastante e ainda aprendi mais sobre esse estudo com as micropartículas no estande da Tecnologia. É impressionante o que se pode fazer com isso", disse a estudante.
Ao todo, a exposição é dividida em oito grandes espaços, que englobam áreas estratégicas, estudadas para garantir uma melhor qualidade de vida. São elas: Energia, Institucional, Segurança Alimentar, Biodiversidade, Reciclagem, Educação, Águas e Tecnologia.
Destacam-se os projetos de transportes alternativos, como o barco solar; de reciclagem, que mostra o processo de triagem dos resíduos sólidos que será adotado no futuro aterro de Samambaia; os 35 projetos escolares do DF selecionados para serem apresentados no evento, incluindo o projeto sobre a cidade sustentável; e as oficinas sobre os diferentes biomas do país.
A exposição é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do DF, para organização, produção e aquisição de materiais.
Na abertura do evento, o governador Agnelo Queiroz e o ministro Marco Antonio Raupp anunciaram a construção do Museu da Ciência e Tecnologia na capital federal nos próximos anos. O projeto envolverá o GDF, os ministérios da Cultura e da Integração Nacional e a Universidade de Brasília (UnB).
Emater – A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) participa da 9ª SNCT incentivando a produção e consumo de alimentos saudáveis. No estande da empresa, são mostradas às crianças como produzir uma pequena horta em casa, além de práticas de conservação e preservação do meio ambiente. São apresentadas ainda soluções que podem melhorar a propriedade quanto à qualidade da produção e de vida do produtor.
O objetivo é mostrar que é possível construir pequenas hortas dentro de casa. Outra finalidade é ensinar sobre o funcionamento de uma propriedade rural voltada para a criação de alimentos. "A Emater pode auxiliar na educação das crianças, mostrando a importância de uma alimentação saudável e a facilidade que é produzir alimentos em pequenos espaços, na própria casa, ou na escola", explica o coordenador do programa de Agricultura Urbana da Emater-DF, Rafael Ventorim.
Expectativa – De acordo com a coordenadora de Projetos e Programação da SNCT, Sônia da Costa, a expectativa inicial era que 80 entidades participassem do evento. A demanda, no entanto, superou esse número. "Tivemos 120 inscrições de instituições que preenchem hoje 91 espaços para a exposição de projetos e tecnologias. São 12 estados representados aqui", informou a coordenadora.
SERVIÇO
9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Até domingo (21), das 8h30 às 18h
Entrada gratuita
Estacionamento amplo para atender a população
Mais informações: www.semanact.mct.gov.br

Nenhum comentário: