PESQUISA NO BLOG

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

HORÁRIO DE VERÃO


Relógios serão 

adiantados no domingo

  Evelin Campos, da Agência Brasília
Relógios serão adiantados no domingo
Horário de verão valerá no Sudeste, 
no Sul e no Centro-Oeste até 17 de fevereiro de 2013.
 Previsão é de economia 55% maior do que em 2011
17out2012 mapa horariodeveraoO horário brasileiro de verão começa à 0h deste domingo (21). Os relógios deverão ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no estado de Tocantins. A medida tem o objetivo de aproveitar mais tempo de luz natural e gerar economia energética, especialmente entre 18h e 20h. O horário diferenciado seguirá até o dia 17 de fevereiro de 2013.

A demanda do Sistema Interligado Nacional é reduzida em cerca de 4,5% no horário de ponta. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) estima para este ano uma economia de pelo menos R$ 280 milhões. Em 2011, a redução foi de R$ 180 milhões. A ação de eficiência energética contribui ainda para otimizar os gastos da iluminação pública.

O Brasil, da mesma forma que países como a Austrália, só adota o horário de verão em parte de seu território. Isso se deve à variação dos aspectos climáticos e geográficos das regiões. Em alguns locais, as diferenças de luminosidade entre as estações do ano são pouco acentuadas, o que não justifica a aplicação da medida.

Nenhum comentário: