PESQUISA NO BLOG

quarta-feira, 24 de outubro de 2012


Re(vi)vendo Êxodos: alunos 

encerram caminhada de 250km

  Ailane Silva, da Agência Brasília
Re(vi)vendo Êxodos: alunos encerram caminhada de 250kmFoto: Lula Lopes
Aproximadamente 80 adolescentes de 
escolas públicas do DF encerraram o trajeto
que reproduz o feito pela Missão Cruls
O trajeto de 250km da 11ª edição do projeto Re(vi)vendo Êxodos terminou nesta terça-feira (23), após duas semanas. Cerca de 80 adolescentes de escolas públicas do Distrito Federal, acompanhados de professores e monitores, fizeram a pé o caminho que reproduz trecho do trajeto da Missão Cruls. A ação faz parte de um trabalho em torno dos temas identidade, patrimônio e meio ambiente, desenvolvido nos centros de ensino médio Setor Leste e Setor Oeste, Centro de Ensino Fundamental 104 Norte e Centro Educacional Nova Betânia, de São Sebastião."Desde o primeiro bimestre, três mil alunos das instituições participantes pesquisam e vão a campo", informa o professor de história e coordenador-geral do projeto, Luis Guilherme Moreira Baptista.
Ele explica que o mês de outubro é dedicado às caminhadas. Pelas manhãs, o grupo percorre entre 15km e 20km. À tarde são organizadas palestras sobre os eixos do Re(vi)vendo Êxodos. Quando chega a noite, o grupo visita comunidades para observar, conversar com os moradores e conhecer os locais.
As atividades também compõem a nota da grade de disciplinas dos alunos, pois fornecem conhecimentos e experiências extracurriculares. "Levamos aos estudantes informações e dados sobre etnias, patrimônio imaterial e desenvolvimento sustentável do Distrito Federal e cidades de Goiás", comenta o professor.
Os alunos visitam as cidades estudadas e realizam entrevistas e pesquisas sobre o patrimônio material e imaterial das comunidades. A partir dos estudos, os adolescentes constroem dossiês, vídeos, boletins informativos, almanaques, cartazes, encenações e monografia escolar e apresentam seminários.
O projeto nasceu em 2001, por iniciativa da equipe de professores da área de ciências humanas do Centro de Ensino Médio Setor Leste. O projeto Projeto Re(vi)vendo Êxodos é promovido em parceria com o Clube dos Pioneiros de Brasília, Exército Brasileiro, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, entidades privadas, entre outros.
Percurso - A caminhada passou por fazendas, pontos turísticos e comunidades localizados em Goiás e no DF. No estado de Goiás, o grupo esteve em Goianésia, Natinópolis, Santa Isabel, Malhador, Pirenópolis, Placas, Corumbá, Olhos D'Água e Alexânia. Já no Distrito Federal, visitou o Catetinho e terminou o trajeto no Centro de Ensino Médio Setor Leste.
O aluno Daniel Pereira Nascimento, 16 anos, do 9º ano do Centro de Ensino Fundamental Nova Betânia (DF), participou pela primeira vez da caminhada. "Vai ficar na minha história. Eu melhorei nas relações humanas e intelectual e culturalmente", avalia. A cidade que mais chamou sua atenção foi Natinopólis (GO), onde montaram o primeiro acampamento. "A comunidade de lá foi muito receptiva e nos parabenizou pela caminhada", lembra.
A monitora Lauany Cristyna dos Santos, 18 anos, já participou do Re(vi)vendo Êxodos como aluna e comenta sobre o que a fez permanecer no projeto. "A caminhada é além de qualquer experiência de vida. É uma superação", destaca.
Exposição - Haverá, ainda, na última semana de novembro, a Exposição Fotográfica e Mostra de resultados, sediada no Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul. Serão exibidas cerca de 600 imagens feitas pelos alunos do 2º e 3º anos do ensino médio durante o projeto. A seleção e curadoria da mostra será feita pela fotógrafa brasiliense Mila Petrillo.

Nenhum comentário: