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terça-feira, 9 de outubro de 2012


Literando
O desafio pelo prazer da leitura

 1–Apresentação
“Ninguém motiva ninguém”, conclui Gardner, o renomado autor das teorias das múltiplas inteligências. Pode haver quem discorde, mas isso certamente explicaria porque aulas exaustivamente preparadas não garantem que os alunos fiquem tão maravilhados e entusiasmados como gostaríamos: a motivação para um hábito de leitura – assim como o desejo de emagrecer, se tornar médico, tocar um instrumento ou escalar o Pico da Neblina – tem de partir da própria pessoa, que é em última análise quem vai investir uma grande dose de esforço pessoal no alcance desse objetivo. O que para nós, para a família e para a sociedade pode parecer um preço razoável, para ela pode simplesmente não valer a pena. E não somos, com nossas aulas mirabolantes, que vamos fazê-la mudar de idéia.
Só que Gardner continua: “nem ninguém se motiva sozinho”. Para que o aluno adquira o hábito da leitura é necessário que o professor, amigos e a família mostrem que isso pode tornar-se um prazer. Mostrar que a leitura pode oferecer a ele grandes possibilidades, como por exemplo, o acesso à informação e formação.

2 – Justificativa
No Brasil, torna-se clara a importância da leitura. Esta leva o indivíduo ao domínio da Língua Portuguesa, aquisição de vocabulário mais rico. Além de propiciar ao aluno contato com mundo diversificado. 

3 – Objetivos
      3.1 Objetivos Gerais:
- Propiciar condições para que os alunos se conscientizem da importância da leitura no mundo atual, bem com a sua contribuição para a construção da cidadania.
- Preparar e capacitar os alunos para uma leitura crítica e concisa do mundo a sua volta.

         3.2 Objetivos Específicos:
- Utilizar a Língua Portuguesa nas suas diversas formas de apresentação.
- Entender bem o idioma, sendo capaz de participar de uma conversa formal ou informal, nos âmbitos da comunicação oral e da compreensão das formas lingüísticas da Língua Portuguesa.    
- Ler textos de assuntos variados e interpretá-los adequadamente.
- Escrever corretamente, seguindo as normas gramaticais, sempre que for necessário ou conveniente.
- Instrumentalizar os alunos, com a finalidade de poderem analisar temas e chegarem a conclusões decorrentes de argumentos apresentados.

4 – Metodologia
Por um século inteiro 1880 e 1980 os educadores apostaram numa espécie de “corrida maluca” em busca de um método ideal de ensino de língua portuguesa e leitura. Foram criadas diversas correntes de ensino. A corrida, no entanto não teve vencedores. Simplesmente por que os especialistas chegaram a conclusão de que o método não pode ser visto como um modelo pronto e definido. Ou seja, diferentemente de uma receita de bolo, não existe uma fórmula acabada para uma boa aula. A partir da década de 80, esse conceito passou a ser revisto e o que antes era tratado como método virou um processo dinâmico, cíclico, cheio de incertezas e sem fim. Agora, mais importante do que o professor tentar transmitir todo o programa, e sugerir leituras obrigatórias é fazer com que o aluno aprenda a usar o que aprendeu. E partindo desse ponto, sugerimos as abordagens interativas como o Literando que priorizam com sucesso e aprovação dos alunos o ato de se usar a língua e a leitura prioritariamente, e não apenas analisá-la.
O Literando – O “quiz” literário – vem inspirado no famoso programa de televisão Soletrando, apresentado pela Rede Globo nas tardes de sábado. 
O Literando é uma grande “disputa” sobre o conhecimento de determinada obra da literatura brasileira ou estrangeira. Perguntas e respostas que, segundo a evolução de fases do torneio, leve o jogador-leitor a última etapa da atividade, onde dois ou mais concorrentes participem do “quiz” e “provem” quem conhece mais sobre a obra escolhida. 

5 – Etapas do concurso
1- Inscrição dos participantes mediante ficha de participação e contribuição. 
2- Aquisição da obra escolhida para sua série.
3- Realização das provas objetivas.
4- Realização das provas em grupo.
5- Realização das provas individuais e orais.
6- Premiação.

6 – Regulamento
      6.1 Fases
O Literando 2012 possuirá três fases distintas: primeira: prova escrita de caráter classificatório e eliminatório. Segunda fase: perguntas e respostas em grupos de participantes previamente selecionados através de sorteio, de caráter eliminatório e classificatório. Terceira fase: Sabatina realizada pelos professores, de caráter eliminatório e classificatório.  

6.2 Critérios
Todo jogador/leitor deve passar por uma seleção que constará de:
a) Prova escrita da obra indicada:
- Leitura e compreensão; (Esta fase selecionará até 60 (sessenta) jogadores-leitores para a segunda fase que serão dispostos através de sorteio em grupos de até 10 (dez) participantes). 
b) Perguntas e respostas entre os grupos de candidatos. (Esta fase selecionará os dois grupos restantes à disputa);
b – 1 – Todos os jogadores/leitores deverão apresentar 20 (vinte) questões sobre a obra que leu conforme o exemplo a seguir: 
Exemplo: QUESTÃO X – As navegações foram extremamente importantes para o mundo, elas possibilitaram o contato com diversos povos e nações, além da descoberta de inúmeros territórios. O Brasil foi “descoberto” por qual nação? 
a) Inglesa
b) Espanhola
Resposta: FF
Todas as questões elaboradas deverão possuir enunciado contextualizado, pergunta clara e objetiva e dois itens para resposta que deverão seguir o esquema: VV, VF, FV ou FF, sendo que, para as resposta FF, obrigatoriamente, deverá constar no rodapé a resposta verdadeira. E para todas as outras, inclusive as FF a indicação da página do livro de onde a questão foi retirada. 
Observação: em hipótese alguma as questões poderão ser subjetivas e/ou discursivas, ou ainda, versar sobre tema não abordado explicitamente na obra. 
c) Sabatina dos professores aos jogadores-leitores. (Esta fase elegerá o campeão do torneio, bem como o segundo e terceiro lugares); 
c – 1 Os professores elaborarão perguntas sobre a obra dos jogadores/leitores que ainda restaram e eles por sua vez, terão o tempo máximo de 2(dois) minutos para respondê-las por escrito, em uma prancheta que será conferida por membros da banca. 
c – 2 Os professores sabatinarão os jogadores/leitores até que seja conhecido o campeão.
c – 3 Caso haja de alguma forma impossibilidade de se eliminar os jogadores leitores através das perguntas dos professores, eles serão escolhidos por sorteio. 

6.3 – Das Provas
1ª Etapa – Prova objetiva com 10 (dez) questões de múltipla escolha com 04 (quatro) itens onde apenas 01 (um) responde corretamente a questão. Serão classificados para a segunda etapa até 60 (sessenta)  jogadores melhor classificados e que tenham obtido média mínima de 60% (sessenta por cento) de acerto.
OBS.: Por deliberação da coordenação do concurso, poderá haver o aumento do número de jogadores/leitores para próxima etapa.
2ª Etapa – Prova de perguntas e respostas entre os jogadores/leitores. Os participantes serão dispostos em grupos de até 10 jogadores/leitores selecionados entre alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de maneira que em cada grupo haja pelo menos um aluno de cada uma dessas séries. 
a) Os jogadores/leitores selecionados para esta etapa deverão apresentar as 20 (vinte) questões descrita no item “6.2 b – 1”. O participante que não apresentá-la será desclassificado. 
b) Nesta etapa, munido com suas questões, cada grupo, dividido por letras do alfabeto, fará uma pergunta a sua escolha para os demais grupos. Exemplo: Grupo A pergunta aos grupos B, C, D e E. Estes por sua vez, com o tempo máxima para as deliberações entre o grupo e escolha da melhor resposta de 2 (dois) minutos, após autorizados pelo coordenador, deverão mostrar suas respostas para o Grupo A que conferirá quem acertou. Os acertos serão marcados em um placar visível a todos os grupos. Observação: O Grupo que está perguntando não marca ponto, independentemente de todos os outros errarem ou não. 
3ª Etapa – Prova de perguntas e respostas promovida pelos professores indicados pela Coordenação diretamente aos jogadores/leitores.
a) Cada participante receberá uma prancheta para anotar a resposta dada a cada pergunta feita pelos professores, no prazo máximo de 2 minutos.
b) Cada pergunta será feita em alto e bom som e repetida apenas uma única vez.
c) Os jogadores/leitores que errarem qualquer questão nesta etapa já estarão eliminados.
d) Os três últimos jogadores/leitores concorrerão na ordem de sua eliminação aos prêmios, ou seja o primeiro dentre os três a ser eliminado será declarado o 3º (terceiro) colocado, o segundo a ser eliminado será declarado o 2º colocado e automaticamente o candidato restante será declarado vencedor do concurso.

6.4 – Inscrições dos Jogadores-leitores
Podem se inscrever no Literando os alunos devidamente matriculados em escolas públicas ou particulares do 6º ano do Ensino Fundamental II(antiga 5º série) ao 3º ano do Ensino Médio de Sobradinho – DF, mediante ficha de inscrição, comprovante de matrícula escolar e pagamento da taxa de inscrição.

6.5 – Da Taxa de Inscrição
Os jogadores/leitores poderão optar por duas formas de inscrição: 
1 – Obra e inscrição no valor de R$ 30,00 (trinta reais); 
2 – Somente a inscrição no valor de R$ 5,00 (cinco reais). 

6.6 – Local data e horário para inscrição e realização do concurso.
O período de inscrição será do dia 15 de setembro de 2012 a 19 de outubro de 2012. A inscrição deverá ser realizada pessoalmente, na secretaria do CENTRO EDUCACIONAL  SETE ESTRELAS – situado à Quadra 14, Área Especial 21, próximo ao Sobradinho Shopping. 
O evento será realizado nos dias 25, 26 e 27 de outubro, quinta-feira, sexta-feira e sábado, de acordo com o cronograma a seguir: 
Quinta-feira, 25 de outubro – 15h recepção dos jogadores/leitores.
                                              15h30min – realização das provas da primeira etapa.
                                              16h30min – encerramento das provas da primeira etapa. 
Local: Centro Educacional Sete Estrelas.
Sexta-feira, 26 de outubro - 15h recepção dos jogadores/leitores.
                                                15h30min – realização das provas da segunda etapa.
                                                17h30min – encerramento das provas da segunda etapa. 
Local: Centro Educacional Sete Estrelas.
Observação: Esta etapa a princípio terá duração de 2h (duas horas). Caso neste período os grupos vencedores ainda não estejam definidos, a banca julgadora decidirá pelos grupos que menos erros apresentaram durante esta fase. 

Sábado, 27 de outubro – 9h recepção dos jogadores/leitores.
                                        9h30min – realização das provas da terceira etapa.
Local: Centro Educacional Sete Estrelas.
Observação: Caso a Banca Julgadora e Coordenação percebam a impossibilidade de desempate através das perguntas feitas aos dois últimos jogadores, será realizado um sorteio no qual será conhecido o vencedor. 
                                             
6.6 – Das Obras: 
 1 – Obra para o Ensino Fundamental (6º ao 8º ano) - “Quem vai decifrar o Código Leonardo?”, autor: Thomas Brezina – Editora Ática.
2 – Obra o para o 9º ano (Ensino Fundamental) e todas as séries do Ensino Médio: “O Bom Ladrão”, autor: Fernando Sabino – Editora Ática. 

6.7 – Da Premiação: 
Nesta edição no Literando – O desafio pelo prazer da leitura – o jogador/leitor que  ficar em primeiro lugar poderá escolher entre os dois primeiros prêmios, restando, automaticamente,  para o segundo colocado o prêmio não escolhido. 
Prêmio número 01 - uma viagem para Porto Seguro - BA pela Six Travel – agência de viagens especializada no turismo estudantil, a ser marcada para o próximo ano, 2013 (a combinar) - incluso transporte e hospedagem. 
Prêmio número 02 - 1 Ipad – 16G – Wifi.
Prêmio número 03 - 1 voucher de 6 meses para o cinema de Sobradinho. 

6.8 – Observações importantes: 
- Em hipótese nenhuma o dinheiro da taxa de inscrição será devolvido, salvo deliberação contrária da coordenação do projeto. 
- Não há seleção por idade ou série, todos concorrerão igualmente, inclusive nas provas que exijam sorteio. 
- O não comparecimento no dia, local e horário fixado para a realização das atividades, eliminará, automaticamente, o candidato. 
- O prêmio será entregue no local, exceto a viagem que deverá ser marcada com a agência de viagens Viver Mais Turismo localizada no Sobradinho Shopping. Em hipótese alguma os prêmios poderão ser pegos por outras pessoas senão os ganhadores ou seus representantes legais e também não serão substituídos por outros, inclusive dinheiro.
- Os casos omissos serão decididos pelo grupo de coordenadores do projeto.

7 – Da Coordenação 
A Coordenação do concurso é de responsabilidade do Centro Educacional Sete Estrelas com parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal – Coordenação Regional de Ensino de Sobradinho – DF – Espaço e Biblioteca Rui Barbosa. 

8 – Da Banca Julgadora
A Banca Julgadora será formada por professores e/ou colaboradores indicados pela Coordenação do Concurso, totalizando 10 (dez) professores e/ou colaboradores. 

9 – Aceitação da regulamentação
A participação no concurso implica a plena aceitação das normas do presente regulamento.

10 – Disposições Finais
Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do Concurso.

 CENTRO EDUCACIONAL SETE ESTRELAS
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL
COORDENAÇÃO REGIONAL DE ENSINO DE SOBRADINHO – DF
ESPAÇO E BIBLIOTECA RUI BARBOSA


BIBLIOGRAFIA

ALMEIDA FILHO, J.C.P Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas. Campinas: Pontes, 1993.

ARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: A Teoria na Prática. Tradução Maria Adriana Veríssimo Veronese. – Porto Alegre, Artes Médicas, 1995.
MEIRA, D. & THIMMING, N.A. Vivências comunicativas. Campinas, Editorial Psy, 1998.

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