PESQUISA NO BLOG

terça-feira, 30 de outubro de 2012

SAÚDE


Unidade de saúde 24h 

reduz espera por atendimento

  Secretaria de SaúdeUPA de São Sebastião desafoga emergência do Hospital do Paranoá
O tempo de espera de quem procura a emergência no Hospital Regional do Paranoá (HRPa) diminuiu após a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Sebastião. De acordo com o coordenador da Regional de Saúde do Paranoá, Rommel Costa, desde o início do funcionamento da UPA, no fim de agosto, houve redução entre 10% e 15% no número de pacientes que procuram o hospital, resultando em atendimento mais rápido.

A Clínica Médica do HRPa registra média de 200 consultas por dia. Segundo Rommel Costa, o objetivo é que esse número caia para cerca de 100 atendimentos. Outras ações estão sendo realizadas para melhorar o atendimento no Hospital do Paranoá. Desde o começo deste mês, os servidores do HRPa contam com sistema eletrônico para chamar os pacientes, não sendo mais necessário que o médico saia do consultório para requisitar a entrada. 

UPA de São Sebastião - A Unidade de Pronto Atendimento de São Sebastião foi inaugurada em 31 de agosto. Desde então, atendeu cerca de 13.800 pacientes. O atendimento foi iniciado com cerca de 170 servidores, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de radiologia, motoristas, técnicos administrativos, além de pessoal de radiologia e laboratório.

Classificada como porte III, a UPA conta com 16 leitos para observação e tem capacidade para atender até 450 pacientes todos os dias.

A unidade funciona 24 horas e pode resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas e cortes. A UPA oferece estrutura simplificada - com raio X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Quando o paciente chega à unidade, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico podendo mantê-lo em observação por até 24 horas. Quando necessário, o paciente é encaminhado a um hospital público.

Nenhum comentário: