PESQUISA NO BLOG

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

SAÚDE


Hmib realiza o 2º Mutirão de Laqueadura Tubária

  Secretaria de Saúde
Hmib realiza o 2º Mutirão de Laqueadura TubáriaFoto: Renata Sousa SES/DF
Ação reforça compromisso do GDF em
reduzir fila de espera por cirurgias

A Coordenação Geral de Saúde da Asa Sul realiza o 2°Mutirão de Laqueadura Tubária, nesta quinta e sexta-feiras (18 e 19), no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib), como parte integrante do programa Saúde Para Todos, do governo federal. Terão prioridade pacientes que participaram do programa de planejamento familiar e aguardam o procedimento na fila de espera da Secretaria de Saúde do Distrito federal (SES-DF).

No total, foram analisados 400 casos de casais que buscavam o atendimento na rede pública de Saúde. As pacientes passaram pela triagem médica e obtiveram todas as informações referentes ao procedimento.

O 2°Mutirão de Laqueadura Tubária do HMIB é a continuidade do atendimento prestado às pacientes que participaram de palestras nos centros de saúde de referência e atendem todos os requisitos preconizados pela Lei nº 9.263 (12/01/1996), que dispõe sobre o planejamento familiar como sendo o conjunto de ações de regulação da fecundidade que garanta direitos iguais de constituição, limitação ou aumento da prole pela mulher, pelo homem ou pelo casal. No primeiro mutirão de laqueadura do HMIB, foram realizadas 165 cirurgias por uma equipe multidisciplinar composta por especialistas em obstetrícia e ginecologia, anestesistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem e administrativos.

Segundo a dona de casa Lucélia C. Magalhães, de 35 anos, operada no primeiro mutirão de laqueadura do HMIB, em setembro, ter feito o procedimento foi um alívio. “Há três anos esperava essa cirurgia. Tenho cinco filhos e não tinha condições de ser mãe outra vez, por isso, eu e meu marido participamos das reuniões no posto de saúde. Estamos muito felizes”, ressalta a moradora do Jardim ABC.

De acordo com o diretor de Atenção à Saúde da regional, João Rocha Vilela, para participar do mutirão é fundamental que o casal obedeça todas as etapas do planejamento familiar e que tenha sido esgotado o uso de outros métodos reversíveis de contraceptivos. “A cirurgia de laqueadura tubária é realizada após cessarem todas as possibilidades de contracepção. O casal necessita preencher todas as determinações legais e ter consciência da vontade de não mais procriar”, reflete o ginecologista e obstetra.

No mutirão é utilizada a técnica “Essure”, que consiste em um novo método de contracepção que esteriliza a mulher, como a laqueadura, mas sem necessidade de cirurgia. Pelo procedimento, é introduzida uma mini-mola com a ajuda de um aparelho chamado histeroscópio pela vagina até o útero, chegando às trompas. O método é rápido, dura em média 15 minutos, sem cortes ou anestesia e a paciente pode retomar imediatamente suas atividades. Nos três meses seguintes à implantação é preciso utilizar outros métodos contraceptivos pois só após esse período o organismo absorve a mola e forma uma barreira que impede a passagem de espermatozoide.

Nenhum comentário: