PESQUISA NO BLOG

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

UNB


UnB comemora cinquentenário

  Da Redação
UnB comemora cinquentenárioFoto: Wilson Dias/ABr
Filmes de curta e média metragem produzidos por cineastas ligados à universidade serão exibidos em mostra comemorativa
Como parte da programação de homenagem aos 50 anos da Universidade de Brasília (UnB), a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo organizou mostra de filmes produzidos por cineastas com histórias de vida ligadas à instituição. A exibição começa amanhã (25) e segue até 27 de outubro, no auditório principal do Museu Nacional da República.

Intitulada 50 anos: Luz, Câmera, Brasília ela é resultado da reunião de acervos pessoais de cineastas e do Centro de Produção Cultural e Educativa da UnB. O evento traz filmes e documentários produzidos durante as cinco décadas de existência da universidade.

De acordo com o professor e um dos organizadores da exibição, Ricardo Trevisan, a mostra comemorativa tem como objetivo levar à comunidade a produção da UnB e daqueles que se formaram na universidade. “É partilhar do mundo acadêmico com a população em geral e mostrar um pouco da cultura e história de Brasília e da UnB. Um bom exemplo é o documentário Vestibular 70, de Vladimir Carvalho, que retrata o vestibular de 1979”, exemplificou.

Produzido na Universidade de Brasília, em dezembro de 1969, o filme documentou a participação de 5,4 mil estudantes nos exames vestibulares. No curta metragem é analisado o comportamento dos alunos que participam das provas.

Outros títulos como UnB: Primeira Experiência em Pré- Moldado, de Heinz Forthmann; Kiss Kiss Kissinger, de Jimi Figueiredo; Dois Candangos: A história passou por aqui, de Armando Bulcão e Tânia Montoro; Brasília, Contradições de uma Cidade Nova, de Joaquim Pedro de Andrade, serão exibidos. As apresentações serão seguidas de bate-papo com cineastas e professores da UnB.

Nenhum comentário: