PESQUISA NO BLOG

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

SAÚDE


Hospital da Criança supera 

marca de 50 mil consultas

  Suzano Almeida, da Agência Brasília
Hospital da Criança supera marca de 50 mil consultasFoto: Roberto Barroso
Agnelo Queiroz comemorou o número e a abertura
de mais um dia para o atendimento das principais
especialidades pediátricas no HCB
Na comemoração do Dia do Médico, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, celebrou a marca de 50 mil consultas do Hospital da Criança de Brasília (HCB) e a ampliação do atendimento das especialidades de neurologia, endocrinologia e alergologia, que passam a ser realizadas também aos sábados. “A produtividade deste hospital tem sido espetacular, não só pelos números, mas pela forma como é realizado o atendimento. É isso que queremos levar para o restante da rede pública de saúde”, disse Agnelo Queiroz.

Inaugurado em novembro de 2011, o HCB é referência no tratamento de câncer infantil e atende crianças do Distrito Federal e de várias partes do país. Por oferecer especialidades pediátricas, ele não possui emergência, e as crianças nele atendidas são encaminhadas pelas diversas unidades de saúde do DF. “Hoje, recebemos 250 pacientes por dia, incluindo o aumento de especialidades e a abertura de laboratórios e do tomógrafo mais rápido da região”, detalhou o diretor-geral do HCB, Renilson Rehem. 

O HCB reúne as especialidades de cardiologia, cirurgia pediátrica, psiquiatria, dermatologia, endocrinologia, gastrenterologia, genética clínica, homeopatia, imunologia, nefrologia, neurocirurgia, neurologia, onco-hematologia, pneumologia, reumatologia, hemodiálise e diálise peritoneal. A instituição ainda oferece assistência em odontologia, farmácia, enfermagem, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, musicoterapia e serviço social. 

O HCB foi criado para reunir todas as especialidades infanto-juvenis da rede pública de saúde do DF. Assim, absorveu o Núcleo de Oncologia e Hematologia Pediátrica do Hospital de Apoio, o ambulatório pediátrico do Hospital de Base e alguns serviços pediátricos do Hospital Regional da Asa Sul (HRAS). Até 15 de outubro deste ano, o Hospital da Criança realizou mais de 236 mil atendimentos. 

Dentre eles, mais de 133 mil exames laboratoriais e mais de 50 mil consultas médicas. Foram quase 9 mil diárias (3.500 internações e 5.466 hospital-dia), mais de 6 mil sessões de quimioterapia  e mais de 2 mil transfusões. 

2º Bloco – O secretário de Saúde, Rafael Barbosa, anunciou que até dezembro de 2013 o Hospital da Criança deverá inaugurar mais um bloco. Ele abrirá mais leitos para internações e para cirurgia. O número de vagas ainda não está definido. 

Dia do Médico – Segundo o secretário, “o grande desafio do governo é dar condições de trabalho para os profissionais da rede pública de saúde”.

Nenhum comentário: