Eleições 2012: no DF, 200 mil devem justificar
Da Redação
DF terá 99 postos funcionando no domingo, das 8h às 17h. É preciso levar número do título eleitoral e documento oficial com foto
Mais da metade dos 2,6 milhões de moradores do Distrito Federal não nasceu no quadrilátero. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), 200 mil residentes no DF estão fora de seus domicílios eleitorais e, portanto, precisarão justificar a ausência nas urnas durante as eleições municipais neste domingo (7). Para isso, o eleitor precisa comparecer a um dos 99 postos de justificativa do DF, das 8 às 17h, com o número do título eleitoral e um documento oficial com foto.

Caso o eleitor não entregue a justificativa no dia da eleição, será preciso apresentar, em até 60 dias, o requerimento dirigido ao juiz da zona eleitoral onde está inscrito, pessoalmente ou pelos Correios.
O primeiro turno das eleições 2012 será realizado em 7 de outubro, e o segundo no dia 28 de outubro. Eleitores inscritos no DF não precisam justificar, porque aqui não há pleito municipal.
Justificativa – Será válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu por estar fora de seu domicílio eleitoral. Assim, se o eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno da eleição, terá de justificar sua ausência para o primeiro e para o segundo, separadamente, obedecendo aos mesmos requisitos e prazos para cada um deles.
Exterior – Os que residem no exterior devem requerer a sua inscrição eleitoral (título de eleitor) nas sedes das repartições diplomáticas brasileiras, com jurisdição sobre a localidade de sua residência ou no Cartório Eleitoral do Exterior com sede em Brasília.
Publicado em Justiça, Segurança e Cidadania
DF será pioneiro no uso do número 162
Da Redação
Serviço idealizado pelo GDF torna-se modelo nacional e atenderá todas as ligações feitas às ouvidorias públicas do país. A expectativa é que até o final deste ano comece a ser utilizado no DF, Bahia e Minas
Uma iniciativa do Governo do Distrito Federal será adotada pela Ouvidoria-Geral da União e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em todo o país. A Anatel definiu o número único 162 para receber as ligações feitas às ouvidorias públicas municipais e estaduais do país. O Distrito Federal será uma das três primeiras unidades da Federação a usar o novo número, por já ofertar um serviço telefônico desse modelo. A expectativa é que até o final deste ano o 162 esteja disponível no DF, na Bahia e em Minas Gerais.
A proposta do GDF foi apresentada à Ouvidoria-Geral da União e prevê a unificação do serviço, que será gratuito. A expectativa é de que um único número agilize o atendimento nas demais ouvidorias. Ao ligar no 162, o cidadão será transferido automaticamente para o local correspondente a sua demanda.
A ouvidora-geral do DF, Vera Lúcia Coelho de Medeiros, idealizadora do serviço, afirmou que o 162 fortalece o atendimento aos cidadãos que utilizam as ouvidorias. "Esse número vai funcionar como o da polícia, para o qual se liga e logo se é transferido ao serviço de teleatendimento da cidade. Criamos assim uma identidade para as ouvidorias", comentou a ouvidora.
O objetivo é facilitar a memorização para os cidadãos que queiram opinar, criticar, denunciar ou sugerir medidas de políticas públicas. Apenas no primeiro semestre deste ano, a Ouvidoria-Geral do DF recebeu 70 mil ligações. Mais da metade foram reclamações. As demais comunicavam denúncias, elogios e sugestões. Até o momento, o setor que registrou mais críticas da população na ouvidoria do Distrito Federal foi o transporte público.
Publicado em Serviços
Estrutural terá faixa da esquerda fechada nos dois sentidos neste sábado
DER- DF
O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) vai fechar, no sábado (6), das 8h às 16h, a faixa da esquerda nos sentidos norte e sul da Estrutural. O trânsito será interditado do viaduto Ayrton Senna até aproximadamente 200 metros depois da passarela, totalizando cerca de 800 metros de interdição das faixas.
A medida é necessária para a preparação da concretagem do pilar central da passagem de pedestres, que está sendo construída perto do viaduto. A passarela começou a ser construída há cerca de 3 meses, ao custo de R$ 1,5 milhão, e deverá ser entregue aos pedestres da rodovia em aproximadamente 30 dias.
A medida é necessária para a preparação da concretagem do pilar central da passagem de pedestres, que está sendo construída perto do viaduto. A passarela começou a ser construída há cerca de 3 meses, ao custo de R$ 1,5 milhão, e deverá ser entregue aos pedestres da rodovia em aproximadamente 30 dias.
Publicado em Veículos e Transporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário