PESQUISA NO BLOG

sábado, 24 de agosto de 2013

JAIR


O meu abraço fraterno aos amigos, Jorge Paulo Gomes, Jamir Garcês, José Caldas, Jardir Xavier e José Renê, todos da nova guarda da Arbitragem, especialmente ao amigo Seba, que coordena a arbitragem na cidade serrana.
Pois bem, vou soprar o apito.
Neste artigo falaremos da Regra nº 1 do futebol. Para quem não sabe são 17 regras, mas dizem que os árbitros inventaram e usam uma a mais, é a regra 18; quem esteve dentro das quatro linhas sabe do que estou falando.
O futebol, trazido a estas paragens por Charles Miller, tem nas regras uma forma de cumprir os requisitos aprovados pela Internacional F.A Board, que é apresentada em livro próprio e vem intitulada como sendo a área técnica.
Bom, vamos então nos debruçar sobre a Regra 1 - Campo de jogo.
O tradicional é a grama natural, mas também pode ser praticado em campo com gramado artificial, apesar de condenado por grupos de médicos, pois entendem que podem causar graves lesões nas articulações dos atletas.
As METAS são colocadas ao meio (centro) de cada uma das linhas do gol e consistem em dois postes verticais equidistantes dos mastros de canto, unidos na parte superior por uma barra horizontal. (Conta a história do futebol brasileiro que o treinador de uma determinada equipe do futebol do interior de São Paulo, costumava diminuir o tamanho de sua meta e esta estratégia visava dificultar a marcação de gols pelos seus adversários).
A área penal contém duas linhas perpendiculares à linha de meta: 16,5m da parte interior de cada poste de meta, devendo adentrar 16,5m no campo de jogo e são unidas por uma linha paralela à linha de meta. A área delimitada por estas linhas e a linha de meta é a “área penal” (localizada a 11m de distância do ponto médio da linha entre os postes de meta e equidistante dos mesmos). Fora de cada área penal é traçado um círculo com um raio de 9,15m desde o ponto penal.
As bandeirinhas ficam em cada canto do campo em poste não pontiagudo, com altura mínima de 1,5 m.  Também é colocado poste com bandeirinha em cada extremo da linha do meio de campo, no mínimo a 1m da linha lateral.
Um quarto de círculo é traçado dentro do campo de jogo com 1m de raio, a partir de cada poste de canto. A distância entre os postes de meta é de 7,32m e a distância da parte inferior do travessão ao solo é de 2,44m. Nos jogos nacionais as medidas do comprimento são:    linha lateral - mínimo de 90m e máximo de 120m -, e linha de meta – mínimo de 45m  máximo 90m. Mas nas partidas internacionais o comprimento (lateral) mínimo é de 100m e máximo de 110, e da linha de meta, mínimo de 64m e máximo de 75m.

Se na opinião do Arbitro...

Nenhum comentário: