PESQUISA NO BLOG

sábado, 24 de agosto de 2013

Segurança

Preso é recapturado no Espírito Santo

  Fábio Magalhães, da Agência Brasília
Preso é recapturado no Espírito SantoFoto: Divulgação DIVICOM/PCDF
Fugitivo do Sistema Penitenciário do DF influenciava o tráfico de drogas em Ceilândia e foi detido pela Polícia Civil do DF

A Polícia Civil do Distrito Federal recapturou, no Estado do Espírito Santo, um traficante de 38 anos, que fugiu do Sistema Penitenciário do DF durante uma transferência para um presídio do município de Canto do Buriti, no Piauí.

“No ano passado, tivemos um homicídio na área da delegacia e descobrimos que o autor é, na verdade, uma pessoa que deveria estar cumprindo pena em outra unidade da Federação. Entramos em contato com o Sistema Penitenciário do Piauí e descobrimos que ele não havia dado entrada lá”, explicou hoje o delegado-chefe da 15ª DP (Ceilâdia), Mauro Leite.

De acordo com o titular da delegacia, uma quadrilha composta por seis homens foi presa em 2007, ocasião em que cada um dos membros recebeu sentença de 15 anos de reclusão. Após terem ingressado no Sistema Prisional do DF, os internos foram transferidos para o município piauiense, onde não chegaram a cumprir pena.

Leite explicou que o procedimento de transferência de presos é comum e está em conformidade com a lei. No entanto, ele destacou que, no período de chegada dos presos ao Piauí, o juiz que assinava os ofícios se aposentou compulsoriamente e que “as causas dessa liberdade dos presos serão investigadas”.

“Quando soubemos que nossos presos estavam soltos, começamos a investigar e, em abril deste ano, prendemos o primeiro, no Park Way. Na última terça-feira identificamos esse traficante em Guarapari, no Espírito Santo, em um apartamento, beira-praia, de R$ 1,4 mil de aluguel, com a esposa e três filhos”, completou o delegado.

Apesar de estar desempregado, segundo Leite, “o traficante promovia festas com frequência, tinha dois carros e estava em um apartamento considerado caro para quem não tem renda”.

Mesmo longe, o suspeito é considerado um traficante de médio porte com influencia no tráfico de entorpecentes em Ceilândia.

Após a autuação na 15ªDP, o acusado foi encaminhado à carceragem do Departamento de Polícia Especializada (DPE) e posteriormente transferido para a Papuda, onde ficará à disposição da Justiça.

(F.M/T.V)

Nenhum comentário: