PESQUISA NO BLOG

sábado, 24 de agosto de 2013

Santa Maria

Auditoria em contratos da "Fassanta 2013" será concluída em 15 dias

  Helton Oliveira, da Agência Brasília
Auditoria em contratos da "Fassanta 2013" será concluída em 15 diasFoto: Hmenon Oliveira - 23/08/2013
Festa de comemoração do 23º Aniversário de Santa Maria foi cancelada devido a indícios de irregularidade

A inspeção iniciada hoje em todos os contratos e processos referentes à 23ª edição do Aniversário de Santa Maria (Fassanta 2013) deve ser concluída em até 15 dias, segundo informou hoje o secretário-interino de Transparência do Distrito Federal, Mauro Noleto.

"Enviaremos uma solicitação ao juiz da causa para compartilhamento do inquérito em que esses fatos estão sendo apurados, de modo a melhor instruir o processo administrativo que tem por objetivo apurar se houve, de fato, desvios", destacou Noleto.

A auditoria foi aberta hoje após ordem do governador Agnelo Queiroz para exonerar o administrador da cidade, Néviton Pereira Júnior e o chefe da Assessoria de Comunicação da administração, Amilton Pereira da Luz, em cumprimento a decisão judicial.

Os dois são alvo de investigação da Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Administração Pública (Decap) por indícios de conluio para desvio de verbas empenhadas para contratações artísticas do evento.

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Civil na administração regional, onde documentos referentes aos contratos da festa foram recolhidos pelos agentes.

A Fassanta 2013 começou ontem e iria até domingo (25), mas foi cancelada devido a suspeitas de irregularidades encontradas na contratação de artistas.

RECURSOS- Segundo números do Portal da Transparência, o evento tem orçamento total de R$938mil, mas os recursos estavam apenas empenhados, ou seja, não tinham sido liberados ainda.

"Não houve pagamento, portanto não houve ainda qualquer dano, a ação do governo é preventiva, no sentido de garantir que qualquer execução desses contratos só se faça desde que haja consonância dos valores com os praticados pela administração pública", esclareceu Noleto.

Além das exonerações realizadas, o processo administrativo aberto na Secretaria de Transparência pode resultar ainda em novas punições, como a proibição de Néviton Pereira e Amilton da Luz assumirem novos cargos públicos.

Para ocupar o lugar de Néviton, o governador Agnelo Queiroz nomeou o administrador de empresas Erivaldo Alves Pereira, morador de Santa Maria há 20 anos, que foi orientado a colaborar com as investigações da polícia e da Secretaria de Transparência.

CONTROLEDecreto publicado na semana passada irá disciplinar todos os procedimentos de contratação de artistas, shows e eventos no âmbito das administrações regionais e da Secretaria de Cultura, para evitar problemas como esse.

As regras passarão a valer depois do prazo de 30 dias da publicação do Decreto nº 34.577, mas foram apresentadas aos administradores regionais em reunião na última terça-feira (20).

Entre as novas regras está a previsão de três modalidades para o governo contratar o trabalho de artistas: edital de credenciamento, chamamento público para um evento específico ou convite. Nas duas primeiras situações, os interessados serão pagos conforme tabela de cachês, para evitar sobrepreço.
(H.O/J.S)

Nenhum comentário: