PESQUISA NO BLOG

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Secretaria da Mulher

Direitos da mulher serão tratados nas salas de aula do DF

  Da Redação, com informações da Secretaria da Mulher
Direitos da mulher serão tratados nas salas de aula do DFFoto: Pedro Ventura/25/01/2012
Documento publicado hoje no Diário Oficial direcionará o trabalho dos professores

O documento que orientará o trabalho dos professores dentro das salas de aula em temas que farão parte do conteúdo obrigatório da educação básica, como direitos da mulher e questões de gênero, foi publicado hoje no Diário Oficial do Distrito Federal.

“Estas articulações usam como pano de fundo o "II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres", que busca promover a transformação do ensino nacional rumo a uma educação inclusiva e não sexista. É o Estado reforçando a sua política pública em promoção e defesa dos direitos das mulheres”, revelou Olgamir Amancia, secretária da Mulher do DF.

Uma das motivações para elaborar a recomendação é a preocupação de que a escola reproduz a desigualdade, desde os livros didáticos até os procedimentos de avaliação.

A partir de agora, todas as instituições de ensino público e particulares deverão atuar em sintonia com os órgãos responsáveis pelas políticas de direitos da mulher e outros assuntos relacionados a questões de gênero.

O documento, produzido pela Secretaria da Mulher e pelo Conselho de Educação do DF, trata da Lei Maria da Penha, direitos da mulher, convenções de direitos humanos nacionais e internacionais e eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres.

“Conforme preconizado pela Lei Maria da Penha e por alguns tratados universais, cabe à família, à sociedade e ao poder público criar as condições necessárias para o efetivo exercício dos direitos da mulher. Nesse contexto, as instituições de ensino assumem um valor fundamental no sentido de se tornarem agentes efetivos contra a desigualdade de gênero”, ressaltou a secretária de Estado.

INTEGRAÇÃO – Paralelamente à recomendação, a Secretaria da Mulher realiza, em parceria com a Coordenação de Educação em Diversidade (CEDIV) da Secretaria de Educação, o projeto “GDF Fazendo Gênero na Escola”, cuja proposta é reunir a comunidade escolar para reforçar a importância da educação não sexista.

Durante os encontros, a Secretaria da Mulher estabelece um debate com os alunos, professores, diretores e pais para reforçar que a violência contra as mulheres não está limitada a uma cultura, uma região ou um país, nem a grupos de mulheres em particular dentro de uma sociedade.

“As raízes da violência contra as mulheres decorrem da discriminação persistente contra elas, advindas da cultura patriarcal e machista”, lembrou a secretária.

O objetivo da Secretaria da Mulher é realizar 40 edições do projeto até o fim de 2013 e abranger as escolas públicas e particulares locais.

Até julho, foram realizados 13 encontros, que atingiram mais de 500 membros das comunidades escolares do sistema público de ensino do GDF.

A proposta da pasta é que, ao final do projeto, seja lançado o livro Cartas das Educadoras e dos Educadores do GDF sobre gênero e sexualidade, que servirá como um instrumento de trabalho permanente e representativo da cultura de gênero de todas as Coordenações Regionais de Ensino do DF.

Outra iniciativa importante é a elaboração do material “Jogo da Mulher”, que é uma forma lúdica de promover a equidade de gênero, os direitos das mulheres, os valores da emancipação e os serviços especializados de atendimento à mulher vítima de violência.

(I.F/T.V)

Nenhum comentário: