PESQUISA NO BLOG

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Secretaria de Cultura

Mostra de Cinema Ibero-Americano começa amanhã

  Da Redação, com informações da Secretaria de Cultura
Mostra de Cinema Ibero-Americano começa amanhãFoto: Mariana Raphael/07/06/2013
Evento gratuito recebe apoio da Secretaria de Cultura e terá 14 países representados

 Começa dia 27 de agosto e vai até 1º de setembro a Mostra de Cinema Ibero-Americano, com a representação de 14 países, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e parceria da Secretaria de Cultura do DF.

O evento – com entrada franca – terá 15 filmes do acervo do programa Ibermedia, produzidos pela Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, México, Panamá, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Os filmes selecionados têm dramas históricos e contemporâneos, comédia com conteúdo social, fábulas e até documentário. (Confira a lista abaixo)

O Ibermedia incentiva à co-produção de filmes de ficção e documentários e está presente nos principais festivais de cinema do mundo, como os de Berlim, Roterdam, Cannes, Havana e Los Angeles.

SERVIÇO:

Data: 27 de agosto a 1º de setembro
Local: CCBB Cinema, SCES, trecho 2, lote 22.
Bilheteria: de terça a domingo, das 9h às 21h
Ingressos: Entrada franca
Mais informações pelo telefone (61) 3108-7600 ou no site do CCBB. 

LISTA DE FILMES:
- La ciénaga (O pântano) - A apática e decadente vida de duas mulheres e as suas respetivas famílias numa pequena cidade da província de Salta, onde o calor e a pressão ambiental afetam as relações que se estabelecem entre todos eles. LUCRECIA MARTEL. 2001. Argentina. Duração: 103 minutos. Classificação indicativa: 14 anos.
- American Visa (American Visa) - Depois de o visto americano lhe ser recusado, o professor boliviano Mario Álvarez vê-se envolvido numa rede de atividades criminosas que o colocam numa situação delicada. Nesta perigosa aventura, Mario terá de decidir se o seu destino está nos Estados Unidos ou junto da mulher que o ama. JUAN CARLOS VALDIVIA. 2005. Bolívia. Duração: 100 minutos. Classificação indicativa: 16 anos.
- Brava gente brasileira - Diogo, astrônomo, naturalista e cartógrafo, chega de Coimbra ao Pantanal para fazer uma análise topográfica para a coroa portuguesa. Os conflitos crescem entre os soldados que o acompanham e os índios que habitam as terras. O encontro entre os dois mundos leva ao surgimento de um terceiro, onde os conceitos de ambos os lados começam a desintegrar-se. LÚCIA MURAT. 2000. Brasil. Duração: 103 minutos. Classificação indicativa: 16 anos.
- Satanás (Satanás) - Uma bela burladora de homens. Um sacerdote loucamente apaixonado pela sua ama de chaves. Um professor, veterano de guerra, ressentido com a vida e as circunstâncias. As três histórias entrecruzam-se para mostrar a interligação de eventos no nosso mundo e o efeito dominó que as ações de uma pessoa podem ter sobre a vida de outrem. ANDRÉS BAIZ, 2007. Colômbia. Duração: 95 minutos. Classificação indicativa: 18 anos.
- Agua fría de mar (Água fria de mar) - Mariana e Rodrigo visitam a costa do Pacífico nas férias de Ano Novo. À noite, no meio do nada, encontram Karina, que está a fugir de casa. O casal decide ficar com ela nessa noite e procurar ajuda de manhã. Mas, quando acordam, a menina já não está. PAZ FÁBREGA. 2010. Costa Rica. Duração: 83 minutos. Classificação indicativa: 14 anos.
- La edad de la peseta (A Idade da peseta) - Havana em 1958. Alicia e o seu filho Samuel regressam mais uma vez, após o último fracasso amoroso da jovem e insegura mãe, à casa da avó Violeta. Mas deparam-se com a rejeição da arisca e maníaca senhora. O menino tenta adaptar-se a esse ambiente de conflito e contradição, ao passar da submissão e da conformidade a uma rebeldia que marcará a sua vida para sempre. PAVEL GIROUD, 2006. Cuba. Duração: 90 minutos. Classificação indicativa: 14 anos.
- Prometeo deportado (Prometeu deportado) - Num aeroporto da União Europeia ouve-se a chegada de um avião. Os Membros da União Europeia passam, enquanto os Outros, numa fila diferente, esperam. No meio de súplicas e reclamações, um grupo de equatorianos é detido. Vão ser deportados, todos ocultam algo, como Prometeu, um jovem com as mãos acorrentadas como se fosse um delinquente e um baú de magia como bagagem que afirma ser apenas um mágico escapista. Como não há voos para os devolver imediatamente, são trancados dentro de uma sala de espera, e pouco a pouco começa a reproduzir-se dentro da prisão todo um país: o Equador. FERNANDO MIELES, 2009. Equador. Duração: 112 minutos. Classificação indicativa: 12 anos.
- Los Lunes al Sol (Segunda-feira ao sol) - Uma cidade costeira no norte da Espanha sofre com seu isolamento quando seus estaleiros começam a ser fechados, o que deixa vários trabalhadores desempregados à mercê de pequenas ocupações temporárias. Entre eles está Santa (Javier Bardem), um machão rebelde e autossuficiente que se recusa a admitir o fracasso. Mas a verdade é que ele e seus companheiros, dos quais ele se torna uma espécie de líder, são perdedores completos, mergulhados no alcoolismo e em crises familiares. FERNANDO LEÓN DE ARANOA, 2001. Espanha. Duração: 113 minutos. Classificação: 16 anos.
- Espiral (Espiral) - Com o desejo de melhorar de vida, os homens migram para outras cidades sem perceber o quanto essa decisão destrói suas famílias. Essa é a história de Diamantina e Araceli, duas jovens de Mixtec Oaxaca que veem seus maridos viajarem para o norte. Santiago tenta arrumar dinheiro para se casar com Diamantina. Macario quer tirar sua família da pobreza. Quando eles voltam para suas cidades de origem, nada mais é o mesmo. Ambos querem recuperar o que deixaram para trás, Santiago corteja a filha de Diamantina, Macario busca o perdão de sua esposa e seus filhos. JORGE PÉREZ SOLANO, 2009. México. Duração: 100 minutos. Classificação indicativa: 16 anos.
- Chance (Chance) - Toña e Paquita são as empregadas domésticas dos González-Dubois, uma família aristocrática panamense. Fartas dos maus-tratos que recebem, urdem um plano. Quando a família organiza uma viagem de compras a Miami, Toña e Paquita tomam a casa decididas a mudar o seu destino. Chance aborda as complexas diferenças de classes na América Latina através de uma comédia, a primeira a chegar ao Panamá. ABNER BENAIM, 2009. Panamá. Duração: 90 minutos. Classificação indicativa: 16 anos.
- A outra margen (La otra orilla) - Uma história de compreensão, carinho e amizade entre um travesti e uma criança com Síndrome de Down, contada com um profundo respeito pelas personagens. LUÍS FILIPE ROCHA, 2007. Portugal. Duração: 106 minutos. Classificação indicativa: 12 anos.
- La hija natural (A filha natural) - María, una humilde jovem de 18 anos que tem o estranho hábito de levar as joaninhas à boca, decide ir em busca do irresponsável pai que nunca a reconheceu depois de a mãe ter morrido num acidente. Viaja até uma pequena e supersticiosa aldeia onde encontra o pai a viver com um enigmático haitiano coxo como única companhia. Ao não ter mais ninguém no mundo, María não tem outra opção senão ficar a viver com este velho bêbedo e recentemente enviuvado que é o seu pai. A chegada de um jovem e bem-parecido Boricua tornará a sua reconciliação ainda mais difícil. LETICIA TONOS, 2011. República Dominicana. Duração: 97 minutos. Classificação indicativa: 12 anos.
- El círculo (O círculo) - Documentário acerca da vida do doutor Henry Engler, dirigente tupamaro e refém da ditadura militar uruguaia; médico reconhecido pela sua investigação sobre o mal de Alzheimer. JOSÉ PEDRO CHARLO Y ALDO GARAY, 2008. Uruguai. Duração: 75 minutos. Classificação indicativa: 10 anos.
Postales de Leningrado (Postais de Leningrado) - Disfarces, esconderijos e falsos nomes servem para que a MENINA, junto com o primo TEO, reinvente a vida dos pais, guerrilheiros nos anos 60 na Venezuela. Mas o jogo infantil não consegue esconder as contradições das guerrilhas. O medo está sempre lá, mais ainda nos dias em que chegam os Postais de Leningrado. MARIANA RONDÓN, 2007. Venezuela. Duração: 90 minutos. Classificação indicativa: 14 anos.

(A.S/J.S)

Nenhum comentário: