PESQUISA NO BLOG

sábado, 17 de agosto de 2013

Segurança

Criminalidade no DF cai no primeiro semestre de 2013

  Fábio Magalhães, da Agência Brasília
Criminalidade no DF cai no primeiro semestre de 2013Foto:Roberto Castro/GDF-15/08/2013
Números do "Ação Pela Vida" mostram queda de mais de 50% em crimes como latrocínio

 No primeiro semestre do ano, o número de latrocínios (roubos seguidos de morte) caiu 53,3% e o roubo com restrição de liberdade (popularmente conhecido como sequestro-relâmpago) registrou queda de 32,2% no DF em relação ao mesmo período de 2012, segundo dados divulgados hoje pela Secretaria de Segurança Pública.

"Esses são dados objetivos e reais do programa "Ação Pela Vida" que comprovam o trabalho integrado das nossas corporações no combate ao crime. Tivemos reduções significativas e queremos abaixar ainda mais", ressaltou o governador Agnelo Queiroz durante a divulgação dos números.

Neste ano, houve queda também nas tentativas de homicídios, que fechou o semestre com 9,5% de redução. As tentativas de latrocínio, por sua vez, reduziram 13,6% no período.

O roubo a comércio caiu 3,4% no primeiro semestre de 2013, e o roubo a veículo recuou 6,4%.

MAPEAMENTO – O "Ação Pela Vida" trabalha com o Distrito Federal dividido em quatro Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp), para facilitar a atuação das Forças de Segurança.

Uma das Aisp que apresentou os melhores resultados foi a Metropolitana, formada por Plano Piloto, Guará, Cruzeiro, Lago Sul, Sudoeste/Octogonal, Park Way, Scia e SAI.

Neste grupo de cidades, os homicídios passaram de 51 para 36 (queda de 29%). Roubo a postos de combustível e roubos a comércio também tiveram redução de 19% nos números relativos aos seis primeiros meses do ano.

As demais Aisp também apresentaram quedas significativas na criminalidade com reduções que variam entre 9% e pouco mais de 50%.

Esse é o caso da Aisp Leste (Sobradinho, Planaltina, Paranoá, São Sebastião, Lago Norte, Sobradinho II, Jardim Botânico, Fercal, Varjão e Itapoã), que registrou 56 ocorrências de roubo com restrição de liberdade contra 95 ocorridas no mesmo período de 2012.

(F.M/J.S)
  • Click to enlarge image FOTO_ROBERTO_CASTRO_1.jpg
  • Click to enlarge image FOTO_ROBERTO_CASTRO_10.jpg
  • Click to enlarge image FOTO_ROBERTO_CASTRO_2.jpg
  • Click to enlarge image FOTO_ROBERTO_CASTRO_3.jpg
  • Click to enlarge image FOTO_ROBERTO_CASTRO_4.jpg
  • Click to enlarge image FOTO_ROBERTO_CASTRO_5.jpg
  • Click to enlarge image FOTO_ROBERTO_CASTRO_6.jpg
  • Click to enlarge image FOTO_ROBERTO_CASTRO_7.jpg
  • Click to enlarge image FOTO_ROBERTO_CASTRO_8.jpg
  • Click to enlarge image FOTO_ROBERTO_CASTRO_9.jpg

Nenhum comentário: