PESQUISA NO BLOG

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Abertura da Copa das Confederações

Abertura da Copa das Confederações terá ação ambiental inédita no Brasil

  Caio d'Arcanchy
Abertura da Copa das Confederações terá ação ambiental inédita no BrasilFoto: Pedro Ventura/08/12/2011
selo - brasília junto da copa - 10 de junho de 2013 - 01
Parceria entre GDF e ONU viabiliza coleta seletiva de lixo com ações de educação ambiental nas imediações do Mané Garrincha

BRASÍLIA (14/6/13) – A abertura da Copa das Confederações será o primeiro grande evento esportivo do país a ter um Plano de Gestão de Resíduos, que tratará da coleta seletiva do lixo, dentro e nas imediações do Estádio Nacional Mané Garrincha, com ações de educação ambiental.

“Isso é marcante para Brasília porque já se aplica uma política de gestão de resíduos sólidos em paralelo ao fechamento do lixão da Estrutural”, esclareceu o Coordenador de Sustentabilidade do Projeto PNUD para a Copa das Confederações, Francisco Nilson Silva.


A iniciativa é resultado de uma parceria da Terracap e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).


Ações – Foram instaladas nas imediações do estádio 521 pares de lixeiras, sinalizadas para descarte de recicláveis e não recicláveis, e mobilizados 150 estudantes da rede pública e 150 catadores que orientarão os torcedores sobre o descarte correto do lixo.


De acordo com as Nações Unidas, o Plano de Gestão de Resíduos para o Estádio Nacional Mané Garrincha apresenta um sistema de coleta simplificada – que atende simultaneamente a realidade de Brasília e a Política Nacional de Resíduos Sólidos- para acontecimentos que congregam multidões.


O PNUD ficou responsável por elaborar e executar a ação: “Execução significa estabelecer parceria, fazer alinhamento conceitual com parceiros envolvidos”, explicou Nilson Silva.


Legado – Com a participação de catadores em ações de educação ambiental no Estádio e seu entorno, a ONU propõe que isso vire um padrão para grandes eventos públicos na capital -festas de rua, shows, manifestações- e garanta outra fonte de renda a esses trabalhadores.


Durante a festa, que ocorrerá no mesmo dia na Esplanada dos Ministérios, são esperadas 200 mil pessoas para assistir aos shows e exibição do jogo em telões – e terá, também, trabalho ambiental semelhante, com a participação de catadores.

(C.D/T.V)

Nenhum comentário: