PESQUISA NO BLOG

quarta-feira, 26 de junho de 2013

SAÚDE

Hospital de Base inaugura espaço para gerenciar qualidade de atendimento

  Da redação, com informações da secretaria de Saúde
Hospital de Base inaugura espaço para gerenciar qualidade de atendimento Foto: Lula Lopes-23/07/2012
Escritório de Qualidade e Segurança é o primeiro do DF a buscar aperfeiçoamento do compexo hospitalar na rede pública de Saúde

BRASÍLIA (26/6/13) – O Hospital de Base ganhará, hoje (26), um setor para coordenar e monitorar o Programa de Melhoria da Qualidade, criado para padronizar as ações de saúde e promover a qualificação de todo o complexo hospitalar.
"A inauguração do Escritório de Qualidade e Segurança é um marco na história do Hospital de Base, pois é a primeira unidade voltada para a implantação e o gerenciamento do processo de melhoria da qualidade na assistência da rede pública de Saúde do Distrito Federal” destacou Paloma Carvalho, coordenadora da unidade.
O escritório será o primeiro instalado dentro de uma unidade hospitalar da rede pública de Saúde do Distrito Federal, destinado a coordenar as ações de qualidade e segurança.
Outro importante benefício do novo setor é a busca pelo processo de “acreditação”, uma certificação dada por organismos especializados que se baseiam em normas técnicas dadas às instituições do segmento.
Na área de Saúde, para receber as certificações, as instituições desenvolvem ações e processos que priorizem a segurança e a qualidade no atendimento ao paciente baseados nas melhores práticas internacionais vigentes.
O HBDF foi incluído no projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos do Ministério da Saúde, que pretende melhorar a gestão, com foco nos pacientes, profissionais, visitantes e ambientes, pela metodologia da acreditadora em saúde Joint Commission Internacional (JCI).
“Buscamos seguir padrões internacionais adaptados para a realidade brasileira e esses padrões englobam inúmeros planos de ações que já estão em andamento no hospital, visando aderir a modelos em todas as áreas”, ressaltou a Dra. Lourdes Lopes, membro do novo Escritório de Qualidade e Segurança.
A inauguração acontecerá às 10h e a unidade funcionará na sobreloja do prédio de internação do HBDF, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e será voltado para todos os profissionais de saúde, incluindo gestores, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, técnicos administrativos e pacientes.
(I.F/T.V)

Nenhum comentário: