PESQUISA NO BLOG

sábado, 15 de junho de 2013

Agnelo Queiroz

ARTIGO: Brasília de braços abertos para a Copa

ARTIGO: Brasília de braços abertos para a CopaFoto: Sério Dutte/23/03/2011
Agnelo Queiroz 

Brasília é a capital do Brasil. Capital de todos nós brasileiros.
A construção dessa cidade foi uma das maiores epopeias que este país já viveu. E vale lembrar: muitos achavam que a construção da capital no centro do país fosse apenas um sonho. Um sonho impossível de ser realizado.
Foi a visão e a tenacidade de JK, o talento extraordinário de Niemeyer, a simplicidade genial de Lucio Costa e a garra, o suor e a coragem de milhares de operários brasileiros que permitiram erguer essa maravilhosa capital, que ajudou a transformar o nosso Brasil.
Agora, mais de 50 anos depois, milhares de operários de vários cantos do país voltaram a se encontrar aqui, no planalto central, para junto com a população de Brasília tornar possível a realização de outro grande sonho: de braços abertos vamos receber a Copa!
No Estádio Nacional Mané Garrincha, a cidade inicia um dos maiores espetáculos da terra: a abertura da Copa das Confederações. E já vivemos esse clima apaixonante! A rede hoteleira comemora com lotação máxima, o comércio vende mais, as famílias de Brasília se preparam para torcer e acolher bem todos os torcedores do Brasil e do mundo. Recebemos renda e novos investimentos. 
Temos tudo para dar um exemplo de civilidade, organização e alegria. A Copa do Mundo é um dos espetáculos mais transmitidos e vistos na terra. Estamos nos preparando para dar um grande espetáculo. Quem estiver assistindo vai ficar com uma excelente impressão da nossa cidade e do Brasil.
Queremos que os turistas levem de Brasília grandes recordações. Levem consigo a recordação do espírito festivo e alegre da nossa gente, da nossa arquitetura única, da beleza dos nossos parques, do sabor da nossa culinária e a riqueza da nossa cultura.
Levem também produtos fabricados aqui, como artesanatos e outros presentes. Só não queremos que os estrangeiros levem uma coisa... a taça e a faixa de campeão. A taça, todos nós brasileiros preferimos que fique aqui mesmo no Brasil.
Sei que a população de Brasília compartilha comigo a crença no poder transformador da prática esportiva. Todo mundo sabe que o futebol já é uma paixão nacional. Mas temos espaço para avançar mais nesse território. A Copa das Confederações e a Copa do Mundo, juntamente com as Olimpíadas de 2016, representam uma mola propulsora para o desenvolvimento e o incentivo ao esporte.
Quanto mais jovens estiverem praticando esportes, mais jovens estarão longe das drogas e do crime. Mais jovens terão sua autoestima elevada, aumentando seu rendimento escolar. A Copa – e tudo mais que ela deixar de legado – tem de ser compreendida como um instrumento de desenvolvimento econômico e também social.
É impossível saber se o Brasil vencerá ou não os torneios que estarão em disputa agora e em 2014. É impossível saber se seremos ou não hexacampeões do mundo. Todo mundo sabe que perder ou ganhar faz parte do jogo. Mas uma coisa todo nós já sabemos: se a nossa seleção jogar com a mesma garra e o mesmo comprometimento do povo brasileiro, seremos vitoriosos.
Agnelo Queiroz – governador do Distrito Federal

Nenhum comentário: